Enquanto no Brasil, é mostrado diariamente o infindável trânsito nas horas de pico nas maiores cidades brasileiras, outros países criam oportunidades de virar essa página! Foi o que aconteceu na cidade de Columbus, nos EUA. Encontraram a alternativa perfeita para o empregado deixar de ir trabalhar com seu carro! Sabem como? Oferecendo transportes gratuitos para quem trabalha no centro da cidade, ou seja, não paga passagem! Tudo para reduzir o trânsito que por lá é caótico também!

 

Boa economia

 

• Os transportes gratuitos nos EUA, tiveram outros incentivos, além da redução do trânsito! Pensaram também na qualidade de vida de cada trabalhador! Na economia que será proporcionada, que além de não gastar com passagens, não gasta com combustível, nem com estacionamentos! Tudo no final de 30 dias pode significar uma economia e tanto!

 

Columbus, EUA

 

• Esta alternativa que incentiva o trabalhador deixar o carro em casa estava ainda, na fase de implantação, mas, como animou muita gente, está sendo implantada por uma associação local em Columbus. Foi essa associação que deu o pontapé inicial oferecendo passagens gratuitas para quem trabalha no centro da cidade. Sem dúvida, é o incentivo perfeito para fazer um pé-de-meia. Basta deixar o carro em casa e, utilizar o transporte público gratuitamente!

 

Plano piloto

 

• Embora ainda é um plano piloto, o começo já dá para perceber que será um sucesso! Inicialmente fazem parte do experimento cerca de 850 funcionários que trabalham em quatro empresas escolhidas, eu ficam na região central da cidade. Inesperadamente, em pouco tempo o número de pessoas interessadas em aderir a proposta para pegar ônibus para ir trabalhar, saltou de 6,4% para 12,2%! Sucesso total!

 

Projeto até 2020

 

• Sendo assim, a associação lançou uma nova proposta sobre o assunto, transportes gratuitos nos EUA. De Junho de 2018 até dezembro de 2020, oferecerá passagens de ônibus grátis a todas as pessoas que trabalham no centro da cidade. O esperado é que essa iniciativa ajude a evitar a emissão de mais de 10 milhões de toneladas de CO2! Agora é torcer para que dê certo em outros países, como no Brasil por exemplo!

 

Transportes gratuitos na Austrália

 

• Enquanto isso, a Austrália também preocupada com a poluição devido ao excesso de carros nas ruas, está oferecendo transportes gratuitos, mas, graças a energia solar! É uma alternativa mais do que sensata, visto que oferece transportes gratuitos com qualidade! Como é o primeiro país do mundo a colocar nas ruas ônibus movidos à energia solar, está garantida a tarifa zero para o serviço.

• A justificativa para o incentivo de colocar transportes gratuitos na Austrália, é pelo fato de não haver gastos com combustíveis fósseis nem com energia elétrica para o funcionamento da frota. Por isso, é quase uma obrigação oferecer transportes gratuitos para a população!

• A concepção foi criada pela empresa Adelaide Connector Bus, uma das maiores companhias de transportes públicos da cidade de Adelaide. Mais precisamente, é a cidade onde os primeiros transportes gratuitos movidos a energia solar estão circulando!

 

Como funcionam os ônibus solares

 

• Funcionam a partir de placas fotovoltaicas instaladas no teto dos coletivos. O melhor, é que são fornecidas pelo próprio Estado!

• Como o sol é muito forte, as placas produzem a energia necessária para os ônibus circularem. Além disso, são criados mais 30% de energia através dos freios que possuem sistema de frenagem capaz de transformar o impacto dos freios no asfalto em eletricidade!

• O projeto foi iniciado em Fevereiro de 2018, e a frota já percorreu mais de 60 mil quilômetros pelas ruas de Adelaide. A princípio já foi evitado a queima aproximada de 14 mil litros de diesel na atmosfera!

Só nos resta admirar incentivos como esses e, aguardar! Já que estão longe da realidade dos brasileiros!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Share This