Sem partida na moto. Como proceder?

phone-icon0800 642 2327          phone-iconFIXO (47) 3522-3274              whatsapp-logo-icone(47) 99978-1266          whatsapp-logo-icone(47) 98872-0320 (PEÇAS)  

• Ficar sem partida na moto é indício de problemas mecânicos ou elétricos, isso, é óbvio! No entanto, as vezes pode ser um problema simples que poderia ter sido evitado! É quando a origem da dor de cabeça, é devido ao combustível mais barato e, certamente adulterado, justificando que a economia saiu cara!

Carburação

• Como também, pode ser devido a problemas de carburação. Principalmente em motos mais antigas, pois, é comum o motor afogar devido a alteração no nível de boia, ou, a válvula de entrada do combustível estar gasta. Claro, que para chegar a fundo no problema, só levando ao Centro Automotivo para resolver.

Superaquecimento

• Contudo, a causa de estar sem partida na moto, caso não abasteça com combustível duvidoso, pode ser também devido a alta temperatura. E pode acontecer quando está horas pilotando devagar através de trilhas fechadas. Essa pode ser uma das principais causas do superaquecimento do motor. Para resolver, basta o motor refrigerar até a temperatura voltar ao normal. Então, é só verificar o nível da água, ou se a colmeia não foi obstruída. Depois é ir até o posto de combustível, ou, oficina mecânica, para prosseguir na viagem.

Água no motor

• Sempre é bom alertar que dias chuvosos, exigem cuidados por parte do motociclista. Na época de chuvas, é comum encontrar ruas alagadas, e as vezes, não tem como evitar já que a água sobe rapidamente! O interessante é que não é somente a água da chuva que o motociclista deve se preocupar. Andar pelas trilhas e atravessar rios, também pode deixar sem partida na moto. Justamente porque a água pode atingir a ignição ou o motor através dos respiros do carburador. Por isso, é preciso esperar, até a água secar para prosseguir a viagem. No entanto, dependendo da quantidade de água que atingiu o motor, será preciso guinchar até a mecânica.

Moto sem partida depois que caiu

• É isso mesmo. As vezes basta uma deslizada no asfalto ou na terra, para a moto se estatelar no chão. Embora aparentemente nada foi danificado na moto, já ficou sem partida. Nesse caso, algumas dicas podem salvar o seu dia, pelo menos até chegar na mecânica mais próxima, e ter certeza que foi só este o problema!

• É que devido a moto ter caído, o carburador transbordou pelos respiros e afogou. As vezes, acontece mesmo sem a queda, por isso, estas dicas podem ajudar em outras situações parecidas. Confira como proceder:

1° Passo

• É preciso que feche a torneira do tanque e, abra totalmente o acelerador enquanto dá a partida sem usar o afogador;

2° Passo

• Caso o motor não pegue depois de mais ou menos 10 pedaladas, deve parar, e aguardar 15 minutos para o motor resfriar. Outra estratégia, é retirar a vela e pedalar 6 vezes, mas, tenha cuidado de não cair sujeira ao retirar a vela. Caso contrário, a sujeira vai diretamente para o centro do cilindro, afetando de vez o funcionamento;

Fale Conosco
Clique em um número abaixo

(47) 99978-1266 whatsapp-logo-icone

(47) 98872-0320 whatsapp-logo-icone

0800 642 2327

(47) 3522-3274 FIXO

0800  642 2327   FIXO  (47) 3522-3274     (47) 99978-1266    (47) 98872-0320 (PEÇAS)

 

3° Passo

• Após essas tentativas, caso ainda esteja sem partida na moto, pode ser necessário trocar a vela que provavelmente pode estar molhada, ou danificou na queda.

Em qualquer dessas situações, a calma é a melhor solução. Mesmo assim, as vezes somente um mecânico pode ajudar!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.