Escolha uma Página

Por que a ciclovia é importante para a cidade

Andar a pé é um dos meios de locomoção mais barato e popular que existe, só que é desgastante e cansativo, em compensação é sustentável e saudável, assim, como andar de bicicleta na ciclovia, visto que não há emissão de nenhum tipo de gás poluente que agride o meio ambiente, como acontece com os veículos de uma forma geral.

E pensando em todos esses benefícios, temos como entender perfeitamente qual a vantagem de ciclovias nas grandes cidades, pois, seria uma ótima solução para amenizar o trânsito, já que muita gente deixaria o carro em casa, ou, deixaria de passar horas no ônibus em pé, desconfortável e abafado.

[email protected]

O meio transporte bicicleta

A bicicleta é o meio de transporte preferido de milhões de pessoas que moram em lugares diversos como no interior do Brasil, e até em outros países como a Índia e China.

Já em países mais desenvolvidos como a Holanda, a bicicleta é considerada o principal transporte, por isso, o trânsito nas grandes cidades holandesas é todo adaptado para atender as necessidades dos ciclistas, assim como as ciclovias merecem atenção especial, a fim de garantir a segurança dos ciclistas.

Como em Amsterdã existe uma quantidade imensa de bicicletas que circulam todos os dias, estacionamentos para as bikes não pode faltar, mesmo assim, toda a segurança por parte do ciclista para evitar o roubo da magrela não deve ser negligenciada, por isso, é normal, serem presas a correntes e cadeados.

Aqui no Brasil, não temos ainda, a cultura de usar a bicicleta como meio de transporte, principalmente nas cidades grandes onde o trânsito é caótico e perigoso, já que não há uma faixa exclusiva para andar em segurança, fazendo os ciclistas disputarem espaço com os carros, gerando assim, graves acidentes, exceto na cidade de São Paulo, onde em 2015 a Prefeitura implantou ciclovias pela cidade toda.

Veja os benefícios em andar de bicicleta

  • Excelente atividade física, dispensando até uma academia;
  • Transporte ecologicamente correto, sem poluição;
  • Supereconômico, não gasta combustível, não paga passagem de trem, ônibus, metrô, não gasta com estacionamentos;
  • Não fica parado no trânsito congestionado;
  • Trânsito flui melhor, pois, teria menos carros em circulação, prevenindo engarrafamentos;
  • Cabe em qualquer canto, na garagem, na sala, no hall do elevador;
  • Dificilmente tem gasto como manutenção ou troca de peças;

Veja as desvantagens em andar de Bicicleta

  • Caso trafegue em locais que não tem ciclovia, não é nada seguro, por isso, cuidado redobrado;
  • Pode ser roubada com facilidades, por isso, deve sempre ficar presa a cadeados e correntes:
  • Precisa realizar esforço físico para pedalar, por isso, pode chegar suado para o trabalho;
  • O tempo gasto para ir de bicicleta para o trabalho pode demora muito mais que ir de carro, ônibus e metrô (dependendo das linhas de transporte e horários disponíveis);
  • Não aconselhável a pessoas que tem dependentes para transportá-los (filhos, idosos);
  • Fica a mercê das intempéries do tempo;
  • Entre outros.

Ciclovia em São Paulo

Mesmo para os paulistanos que não aderiram ainda, a ideia de trabalhar de bicicleta, a implementação de ciclovias em São Paulo trouxe um esporte e um ótimo lazer a mais na cidade, o aluguel de bicicletas que ficam estacionadas a disposição do público nas principais praças, e são disponibilizadas pelo Banco Itaú em parceria com a Prefeitura, onde qualquer pessoa pode retirar num determinado local e devolver em outro, quem sabe com o tempo, outras cidades façam o mesmo.

Post Relacionados

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.

Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

phone-icon0800 642 2327          phone-iconFIXO (47) 3522-3274              whatsapp-logo-icone(47) 99978-1266          whatsapp-logo-icone(47) 98872-0320(PEÇAS)

Palavras Chave

ciclovia,
ciclovias,
bicicleta,
vantagens de ter ciclovias,
importância de ciclovias,

-#ciclovia
-#ciclovias
-#bicicleta
-#vantagensdeterciclovias
-#importanciadeciclovias

Pin It on Pinterest

Share This