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como montar um Motocenter
como montar um Motocenter

Exigências Legais e Específicas para montar um Motocenter

Sobre as questões legais, a primeira coisa que é importante para montar um Motocenter, é necessário contratar um(a) contador(a) profissional legalmente habilitado(a) para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo(a) na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários de inscrição exigidos pelos órgãos públicos. O(A) contador(a) também pode informar sobre a legislação tributária pertinente ao negócio. Mas atenção: certifique-se de que este prestador(a) de serviços seja um(a) profissional habilitado(a) no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e que inexistam reclamações registradas contra ele. Dê preferência aos contadores que ofereçam, além de assessoria fiscal e tributária, outros serviços contábeis.
Vale lembrar que toda oficina mecânica está sujeita à legislação ambiental de cada estado, especialmente com relação às emissões atmosféricas (ruídos, fumaça e etc.), ao uso de pistola de pressão (pinturas) e à disposição de resíduos sólidos e efluentes líquidos (óleos, graxas etc.).

Portanto, o órgão de gestão ambiental estadual deve ser consultado sobre a legislação pertinente.
O Empreendimento somente poderá iniciar suas atividades depois de cumpridas as seguintes etapas:

  1. a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:
    – Junta Comercial;
    – Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
    – Secretaria Estadual de Fazenda;
    – Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
    – Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
    – Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
    – Corpo de Bombeiros Militar.
  2. b) Visita à Prefeitura Municipal da cidade onde pretende instalar a oficina de motocicletas para fazer a consulta do local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial;
  3. c) Se for contribuinte do ICMS (venda de autopeças), registrar a empresa na Secretaria da Fazenda do Estado;
  4. d) Inscrição da empresa na Prefeitura Municipal para obtenção do Cadastro de Contribuinte do ISS;
  5. e) Registro na Previdência Social para inscrição da empresa no INSS.

Quais são os equipamentos para montar um Motocenter

São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário e equipamentos para a área administrativa:
– Microcomputador completo;
– Impressora;
– Impressora de cupom fiscal;
– Telefones;
– Mesas;
– Cadeiras;
– Armário para o escritório;
– Estante para escritório;

Equipamento e tecnologia para a oficina e almoxarifado:
– Multímetro;
– Caneta de polaridade com iluminação;
– Manômetro;
– Máquina de testes e limpeza de injetores de motos;
– Ex-fuel;
– Analisador eletrônico microprocessador de mistura para regulagem e afinação do motor;
– Analisador digital de CO;
– Analisador de mistura, analisador de performance e diagnóstico rápido;
– Scan code EFI;
– Rastreador para injeção eletrônica multimarcas;
– Rastreador para injeção eletrônica para moto Harley Davidson;
– Rastreador para injeção eletrônica para motos BMW;
– Rastreador para injeção eletrônica para motos Triumph;
– Mapas de powercommander;
– Dinamômetro portátil;
– ECU reprogramável;
– Reprogramador de combustível para moto Suzuki;
– Reprogramador de combustível para moto Kawasaki;
– Reprogramador On-Line de ECU;
– Prateleiras para estoques;
– Troca de óleo à vácuo;
– Desmontadora de pneus;
– Elevador pneumático;
– Balanceadora de rodas;
– Bancadas de serviços;
– Alinhador de chassi universal;
– Conjuntos de ferramentas para motocicletas (ferramentas de uso geral e especiais para determinadas marcas e modelos).
Convém que o empreendedor busque informações junto aos fabricantes para conhecer o tempo médio de obsolescência dos equipamentos. Assim, ele poderá realizar a análise de custo-benefício para sua aquisição (se novos ou usados), bem como planejar a reposição quando necessária.

Como é a Organização do Processo Produtivo de um Motocenter

O processo produtivo de uma oficina de motocicletas compreende atividades operacionais e administrativas tais como:
Operacionais:
– Atendimento e venda de peças diretamente aos consumidores;
– Atendimento da Oficina (abertura da O.S. – Ordem de Serviço);
– Diagnóstico e Reparo Técnico;
– Fechamento da O.S.;
– Cobrança e Entrega da Motocicleta;
Administrativa Financeira:
– Inclui a gestão de RH, finanças, controle de estoque e relacionamento com bancos, fornecedores e prestadores de serviço;
– Marketing e relacionamento com os clientes.
Observação: Em geral as oficinas oferecem o atendimento completo com serviço técnico e venda de peças. Os serviços incluem a assistência técnica especializada e reparos de motos nacionais e importadas.

Quais são os principais serviço?

• Alinhamento (chassis, rodas, etc.);
• Balanceamento e desempeno de rodas;
• Revisão elétrica (iluminação, sinalização e ignição);
• Revisão mecânica, regulagem e reparos dos sistemas de freio, suspensão, transmissão, alimentação e lubrificação;
• Substituição de peças (guidom, vela de ignição, disco de freio, etc.);
• Instalação de acessórios (baús, bagageiro, protetores de tanque de combustível, etc.).
Independente do tamanho da empresa, todas essas etapas devem ser cumpridas. A variação dependerá do tamanho da produção e automação necessária e desejada para um produto de melhor qualidade. Cada etapa mencionada deve ser entendida e pensada antes de ser iniciada.

É fundamental que o empreendedor esteja atento aos cuidados com a preservação ambiental. O acúmulo de peças sucateadas deixa o ambiente com aspecto desagradável e oportuniza a proliferação de insetos, roedores e outras pragas. Óleo usado, gasolina e outros produtos químicos não devem, em nenhuma hipótese, serem descartados na rede de esgoto. Baterias velhas são poluentes de alto impacto, pois possuem chumbo, plástico e ácido sulfúrico, sendo necessário um cuidado especial para o descarte. Pneus juntam água e se transformam em ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue. Esses materiais requerem cuidados especiais e devem ser encaminhados para o fabricante, ou para uma empresa recicladora que mereça confiança. Peças metálicas e plásticas devem ser encaminhadas para reciclagem em empresas ou cooperativas. Além do benefício ao meio ambiente o descarte de produtos recicláveis ainda gera um pequeno retorno financeiro.

Qual o investimento necessário Investimento?

Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
– investimento fixo > compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
– investimentos pré-operacionais > são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
– capital de giro > é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para uma atividade de oficina de motocicleta de pequeno porte o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 102.720,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
– Reforma e/ou adaptação de instalações > R$ 20.000,00;
– Luminoso e fachada > R$ 2.000,00;
– Despesas de abertura da empresa > R$ 3.500,00;
– Marketing inicial > R$ 1.500,00;
– Mobiliário para a área administrativa > R$ 3.100,00;
– Prateleiras para estoques: 10 > R$ 2.000,00;
– Armários e bancadas de trabalho > R$ 3.800,00;
– Jogos de Ferramentas Genéricas > R$ 7.500,00;
– Jogo de Ferramentas Especiais > R$ 9.500,00;
– Troca de óleo à vácuo > R$ 1.650,00;
– Desmontadora de pneus > R$ 4.300,00;
– Elevador pneumático > R$ 6.720,00;
– Balanceadora de rodas > R$ 4.650,00;
– Alinhador de chassi universal > R$ 15.500,00.
Sub-total > R$ 85.720,00
Capital de giro > R$ 17.000,00
Total geral > R$ 102.720,00
Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no SEBRAE.

O SEBRAE local poderá ser consultado para orientação.

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Nota

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