Escolha uma Página

Moto Táxi é o nome que a motocicleta recebe devido ao transporte individual de passageiro, já o condutor da motocicleta, recebe o nome de mototaxista, e mediante a escolha do local até onde o freguês quer ser transportado, é cobrado um valor, é como o táxi que leva 1 ou mais pessoas, para o destino que for escolhido, a diferença, é que a moto táxi, leva só o piloto, e o carona.

Onde surgiu a Moto Táxi

O serviço de Moto Táxi, não é uma novidade, existem informações que na Alemanha no ano de 1987, esse serviço já era largamente utilizado, e conforme as mesmas fontes, na Bolívia começou a funcionar no ano de 1992.

phone-icon0800 642 2327          phone-iconFIXO (47) 3522-3274              whatsapp-logo-icone(47) 99978-1266          whatsapp-logo-icone(47) 98872-0320(PEÇAS)

A 1ª Moto Táxi no Brasil

Aqui no Brasil, não há informações concretas, de como esse serviço surgiu, mas, dizem que o 1º caso de Moto Táxi, aconteceu na cidade de Bauru, em São Paulo, onde um rapaz, que estava há muito tempo desempregado, ficou com sua moto parada em frente a rodoviária, local muito movimentado, e teria colocado uma plaquinha com os seguintes dizeres:

  • Ajude um Motoqueiro desempregado, corridas a 1,00 real (escrito dessa forma) isso foi em 1996, por ter sido um serviço rentável, conseguiu se sustentar, até a conseguir um emprego.
  • Graças a sua atitude, o serviço foi propagado em várias cidades brasileiras, principalmente no interior, e normalmente o valor cobrado é fixo, ou, para locais mais longes, é de acordo com a distância que será percorrida.

O serviço de Moto Táxi

A grande maioria de serviços de Moto Táxi é clandestina, visto que não houve nenhuma lei no Senado para regulamentar o serviço em todo o Brasil, somente em algumas cidades, é que a lei foi aprovada, em suas respectivas câmaras de vereadores, ou, estaria ainda,  em andamento para aprovação.

como ser mototaxista

Curso para Mototaxistas

O assunto Moto Táxi é bem polêmico, enquanto a maioria das cidades não tem leis específicas aprovadas para os mototaxistas, outras cidades, oferecem até Curso de Transporte de Passageiros em Motocicletas, e esse curso é destinado aos motociclistas que pretendem praticar essa atividade, sendo que os únicos requisitos são, idade acima de 21 anos, e já ter habilitação na categoria A no mínimo há 2 anos, não pode ter se envolvido em crime de trânsito, bem como, estar com a habilitação em dia, e sem multas.

Quais Órgãos tem o curso para Mototaxistas

O Curso de Transporte de Passageiros em Motocicletas conhecido como Mototaxista, pode ser administrado pelos órgãos SEST/SENAT (Recife, Petrolina, Cabo e Caruaru) e SENAI de Caruaru.

Motoboys

Já para os quase 30 mil motoboys, desde o dia 4 de Agosto, foram implementadas normas para a regulamentação oficial da categoria, previstas na Lei 12.009/2099,  conforme Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN – 350 e 356) e correlatas (Res. CETRAN 12/2011 e Portaria Detran 3086/2011), onde foram implantadas as normas para maior segurança desses motoqueiros que são:

moto táxi e motoboy, como exercer essa profissão?
  • Obter certificado através da participação em Curso Especializado
  • Uso de equipamentos obrigatórios individuais de proteção, como capacetes, e coletes com faixas refletoras para facilitar a visualização
  • Trafegar de luz baixa acesa mesmo durante o dia
  • A placa da moto deve ser de cor vermelha, e ter o baú
  • Toda moto deve ter o Corta pipa e também o Mata Cachorro

Caso queira dicas de ser um bom motoboy, há vários vídeos no youtube e como esse aqui www.youtube.com/watch?v=2TyuTtK2zJ8 por exemplo.

Vale a pena ressaltar que a falta de um dos itens acima, pode acarretar multa de R$ 191,54, e dependendo do caso, apreensão da moto.

Post Relacionados

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.

Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

phone-icon0800 642 2327          phone-iconFIXO (47) 3522-3274              whatsapp-logo-icone(47) 99978-1266          whatsapp-logo-icone(47) 98872-0320(PEÇAS)

Palavras Relacionadas

nomes para moto taxi,
moto boy ou motoboy,
motoboy ou moto boy,
nome de moto taxi,
moto taxi moto boy,
nome moto taxi,
moto taxi,
moto taxi rio do sul,
moto taxi rio grande,
imagem de moto taxi,

-#nomesparamototaxi
-#motoboyoumotoboy
-#motoboyoumotoboy
-#nomedemototaxi
-#mototaximotoboy
-#nomemototaxi
-#mototaxi
-#mototaxiriodosul
-#mototaxiriogrande
-#imagemdemototaxi
-#mototaxisaopaulo
-#mototaxiharley
-#mototáxioumototáxi
-#motoboy
-#motoboyemototaxi
-#mototaxicaruaru
-#imagensdemototaxi
-#motoboyoumoto-boy
-#harleymototaxi

Pin It on Pinterest

Share This