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Será que o motivo de tantos acidentes ocorridos com motos no Brasil é devida a imprudência/fiscalização, ou, é porque existem diferenças na legislação para motos quando comparadas a outros países?

Essa pode ser uma questão interessante para se discutir, será que as diferenças na legislação para motos pelo mundo afora, facilitaria ou complicaria mais um pouco a situação do motociclista brasileiro?

Vamos ver as comparações:

Transitar em corredores

  • Sabia que enquanto no Brasil, as motos podem circular livremente pelos corredores com qualquer velocidade quando o trânsito está parado, em países como na Alemanha, Itália e França é expressamente proibido?
  • Na Áustria pode-se trafegar quando o trânsito estiver travado também e sem limite de velocidade, já na Bélgica e Holanda é permitido transitar somente na velocidade baixa;

Obrigatoriedade do capacete

  • No Brasil todo motociclista é obrigado a usar capacete com viseira e afivelado, visto que chegam a evitar 69% de traumatismos no crânio e 65% no rosto;
  • Nos Estados Unidos, cada Estado tem uma lei diferente sobre esse acessório importantíssimo sendo que somente 19 Estados e no distrito de Columbia é obrigado usar;
  • No Estado de Wisconsin, somente é obrigado a usar capacete motociclistas com idade abaixo de 17 anos;

Pilotando nas estradas

  • No Brasil não há restrições para circulação de motos pelas estradas, exceto para ciclomotores de até 50cc;
  • Já o tráfego de motocicletas pelas rodovias na China é proibido, podem circular somente pelas estradas vicinais e de terra afim de minimizar o número de acidentes com esses veículos;

CNH

  • Aqui no Brasil ainda, é fácil tirar a CNH de Categoria A (para motocicletas), já que a prova prática continua sendo feita em local fechado, ou seja, não tem como provar que tem experiência para pilotar nas ruas, avenidas e estradas;
  • Na Espanha o procedimento é praticamente o mesmo, com exceção que o candidato depois de aprovado, pilotará nas ruas monitoradas por um agente do Departamento de Trânsito, o qual analisará a real capacidade;
  • Na Alemanha tirar a CNH de moto, já não é tão fácil, começando pelo preço que é bem mais alto que CNH para dirigir um carro;
  • Para complicar mais, é de acordo com a idade, a experiência que o motociclista já tem, e até do tipo de moto que pretende pilotar;
  • A 1ª CNH pode ser a partir dos 17 anos, depois com 24 anos, ou ainda, aos 21, sendo obrigado a ter 2 anos de experiência na intermediária;

Transportando crianças

  • No Brasil a lei proíbe o transporte de crianças menores de 7 anos, já que não tem reflexos nem habilidade suficientes para se proteger num imprevisto qualquer;
  • Nos Estados Unidos somente em Washington e no Havaí é proibido transportar crianças menores de 7 anos de idade;
  • Enquanto que na Espanha crianças a partir de 12 anos podem ser transportadas livremente, e se o piloto for o pai ou a mãe, basta ter mais de 7 anos;

Tráfego de motos na faixa de ônibus

  • Enquanto aqui é proibido a circulação de carros e motos pelas faixas exclusivas de ônibus, em Londres, os motociclistas pode trafegar livremente pelas faixas e corredores de ônibus, já que a autoridade local, afirma que tanto a segurança dos motociclistas como de outros motoristas, e até pedestres, não é afetada;
  • A ideia de aproveitar as faixas de ônibus, é para reduzir o tempo de permanência dos veículos em geral, facilitando a fluidez do trânsito, assim, como de reduzir o gás carbônico emitido pelos veículos;

Obrigatoriedade de freios ABS

  • Daqui 2 anos, em 2019, as motos vendidas no Brasil, sejam fabricadas aqui, ou, importadas, serão obrigadas a ter o sistema de freios com antitravamento (ABS) e/ou frenagem combinada das rodas (CBS) conforme o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ou seja, motos com cilindrada igual ou superior a 300 cc devem possuir ABS;
  • No caso de motos com cilindrada inferior podem ter ABS ou CBS;
  • Enquanto que na Europa desde 2016 todas as motos novas, com motores superiores a 125 cc, já possuem freios do tipo ABS, e abaixo de 125 cc, pode ter ABS ou CBS;

Realmente existem várias diferenças na legislação para motos bem interessantes, algumas seriam bem vindas no Brasil, como trafegar pela faixa de ônibus, já que além de proibido é passível de multa.

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Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.

Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

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