Escolha uma Página

Como pilotar nos grandes centros urbanos

phone-icon0800 642 2327          phone-iconFIXO (47) 3522-3274              whatsapp-logo-icone(47) 99978-1266          whatsapp-logo-icone(47) 98872-0320(PEÇAS) 

Como pilotar nos grandes centros urbanos

Andar de moto, não é só uma questão de querer, tem que ter habilidade e prática que se consegue ao longo do tempo. Mesmo assim, pilotar nos grandes centros urbanos, saindo do conforto de lugares tranquilos requer uma boa dose de cautela. Pois, o piloto corre mais riscos de acidentes! Por isso é necessário ter atenção na pilotagem. No entanto, pilotar nos grandes centros urbanos pode ser um desafio e tanto, visto que estará cercado por centenas de outros veículos de diversos tamanhos!

No entanto, os princípios para a segurança do piloto são sempre os mesmos, apenas, a atenção precisa ser redobrada quando está no meio do congestionamento. Confira nas dicas:

 

Acessórios de segurança

 

• Parece incrível repetir sempre a mesma coisa, mas, tem gente que sente-se seguro com um capacete que dança na cabeça! Pelo contrário, em caso de acidente, o capacete vai para um lado enquanto o piloto para o outro! Uma batida no asfalto é o suficiente para um traumatismo craniano!

• Aliás, mesmo o capacete bem afivelado não basta. Outros itens de segurança devem ser utilizados, como calças e blusões reforçados, botas, luvas grossas que protejam as mãos numa simples queda, além de proteger do frio. Dê preferência as luvas que na parte de cima tem uma fita especial para desembaçar a viseira em dias chuvosos.

 

Acessórios de segurança na moto

 

• A moto também deve estar equipada com acessórios simples que podem preservar a vida do motociclista, como mata cachorro e corta pipas.

• Tanto os acessórios para o piloto e como para a moto, são necessários para andar tanto pelos grandes centros urbanos, como na simples voltinha no quarteirão de casa.

 

Atenção nos corredores

 

• Quem vem para as grandes cidades, pode ficar desnorteado com tantos veículos no mesmo espaço. Por isso, talvez nem saiba, que estando tudo congestionado, o espaço que se forma nos corredores entre os veículos, fica liberado para a moto andar.

• Somente não pode esquecer, caso não tenha prática ainda, que os pilotos que vem atrás estão sempre com pressa, e sempre esquecem a paciência em casa! Portanto, na dúvida, não se aventure e, ande pela faixa destinada aos carros, mas, dos ônibus não, pois é proibido, na cidade de São Paulo pelos menos!

 

Como dirigir pelos corredores

 

• Andar pelos corredores requer muita atenção. Talvez, para quem nunca fez isso, ache que é exagero. Certamente não é, já que as motos passam juntas uma das outras e em velocidade compatível. Para se ter uma ideia, quem está parado no meio do trânsito dentro do carro, a impressão que dá é que as motos passam a 80 km/h!

• Ou seja, moto que se aventura a ir pelos corredores, deve entrar já na velocidade das outras motos, e ainda assim, deve manter distância segura para frenagem repentinas! E sem esquecer que dezenas de outras vem logo atrás de você! É preciso que tenha certeza que há espaço suficiente para passar.

 

Olho na sinalização

 

• A sinalização é o fator principal para manter a integridade do piloto, principalmente quando está pilotando nos grandes centros urbanos. Afinal, é a maneira de informar aos outros motoristas para que lado você irá. Por isso, mantenha sempre em ordem, as setas, faróis e lanternas na moto.

 

Evite ficar estressado

 

• As vezes não tem jeito. Trânsito, calor, buzinaço, são sinônimos de estresse puro, por isso, é causador de acidentes, já que o piloto acelera para sair do local o quanto antes. E muitas vezes dá lugar a imprudência ao mudar de pista sem avisar trombando com algum carro, ou outra moto! Um simples tombo pode ser fatal, use sempre os acessórios de segurança!

 

Nada de brigas

 

• O estresse pode tomar conta de outros motoristas, então, vem o bate boca, xingamentos, as vezes causando acidentes fatais! Então já sabe. Não discuta, peça desculpas mesmo estando certo, e, siga seu caminho em paz!

 

O perigo dos cruzamentos

 

• O pior local para acontecer um acidente seja com moto ou carro, é no cruzamento! Até naqueles que tem semáforo. Imaginem então, quando não há sinalização que indique a famosa frase, pare, olhe e siga!

Portanto para se pilotar nos grandes centros urbanos, e mesmo em pequenas cidades, todo cuidado é pouco. Uma com cuidado de estar dentro da legislação e outra é exercer a direção defensiva, ou nesse caso, pilotagem defensiva.

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Pin It on Pinterest

Share This