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O que é Vulcanização:

Vulcanização tecnicamente, grosso modo, é o processo de criação da borracha através do aquecimento do composto a base de enxofre e o posterior resfriamento rápido.

Nas borracharias vulcanização é o nome dado a recuperação de pneus cortados, que por também usar o composto cru da borracha, calor e posterior resfriamento justifica-se o empréstimo do termo. Um equívoco comum entre os clientes perguntar se a borracharia “vulcaniza a frio”. Não existe vulcanização “a frio” – Vulcanização é sempre “a quente” tanto que o nome Vulcanização segue a mesma origem etimológica da palavra Vulcão. Outro equívoco comum e confundir o termo vulcanização com Galvanização. Galvanização é um tratamento que o ferro sofre para se evitar ferrugem no material; Portanto Se é borracha  é vulcanização se é vulcanização é “a quente”.

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Quais as maiores dúvidas sobre vulcanização?

1-Como é feito uma vulcanização?

O serviço de vulcanização é a fusão (calor) de materiais próprios da composição de um pneu (borracha, lona, nylon) sobre uma área cortada reconstituindo o dano sobre o pneu.

2-A Vulcanização é um processo seguro?

Sim, desde que realizada por profissional capacitado.

3- lojas de pneus costumam condenar a Vulcanização, isso faz sentido?

Sim, infelizmente a maioria das borracharias não tem profissional capacitado. Muitas vezes o Borracheiro não é mais que um trabalhador amador e autodidata o que é suficiente para reparos de furos (pregos), mas não uma Vulcanização. Uma boa forma de seleção é procurar por indicações, empresas com vários anos de mercado e sempre testar o conhecimento de quem atende – Não é uma empresa registrada (nota fiscal), não demonstra conhecimento técnico, vá embora! Um serviço de Vulcanização mal feito pode ser perigoso.

4- Então todo pneu cortado poderá ser vulcanizado?

Não, é necessário fazer uma análise do tamanho e posição do corte, a medida do pneu e o estado geral também influenciam na análise.

5- Cortes na Banda do pneu são mais seguros de vulcanizar do que os cortes laterais?

Nem sempre, diferente da lateral a Banda é composta, também, por uma sinta de aço, dependendo do tamanho do dano nesta sinta não será possível vulcanizar o pneu com um resultado satisfatório. É possível compensar a borracha, a lona e o nylon danificados, mas ainda não é possível fazer o mesmo com o aço. Outro equívoco comum, na lateral do pneu não há aço, a lateral precisa ser muito flexível caso contrário rapidamente racharia.

6- A vulcanização tem Garantia? Poderei usar o pneu normalmente?

Sim, Qualquer produto ou serviço legalmente precisa ter no mínimo 3 meses de garantia, porém este é apenas um prazo legal, em qualquer serviço ou produto feito com qualidade espera-se que a durabilidade dos mesmos seja muito maior e a vulcanização não foge a este padrão. As vulcanizações realizadas na JM estão habilitadas para rodar na dianteira, traseira, na cidade ou na estrada. Aproveitando para corrigir outro engano comum, pneus duvidosos não devem ser colocados nunca, mas em caso de emergência devem ser colocados na dianteira, contrariando uma crença comum, há uma vasta literatura sobre isso que poderá ser consultada na internet.

7- Então as Vulcanizações realizadas na JM nunca apresentam problemas?   

A existência da garantia admite que uma falha possa acontecer em qualquer processo de produção em qualquer empresa, esta máxima vale tanto para a gigante Pirelle quanto para a Vulcanização JM. Nossa margem de erro hoje se encontra inferior a 2% dos pneus Vulcanizados, nestes casos observa-se lento esvaziamento do pneu, nunca o estouro. Quanto ao estouro de pneus, estes ocorrem em duas situações; Uma pancada em objetos ou buracos, ou quando apresentam defeitos estruturais (deformações)  graves e neste caso o pneu “avisa” o condutor com muita antecedência através de vibrações fortes na direção ou na traseira\carroceria do carro.

8- O que a garantia não cobre?

Qualquer garantia cobre por um determinado prazo falhas na produção e não acidentes ou mau uso. No que se refere a vulcanização, não cobrimos a garantia quando ficar evidente que a vulcanização foi afetada quando o condutor rodou com o pneu com baixa pressão, seja por furo, pancada ou válvula. Um exemplo concreto, o cliente fura o pneu em uma via de transito rápido, certamente ele não poderá parar o veículo rapidamente rodando com o pneu no “osso” por vários metros, certamente a Vulcanização ficará comprometida (não por uma falha de produção) assim como qualquer pneu mesmo não vulcanizado, sendo neste caso um motivo da negativa da vulcanização.

9- E quanto aquele “ovo” na lateral do pneu?

“Ovo” na lateral é sempre ocasionado por pancada. É comum o cliente observar o surgimento do “ovo” na lateral e atribui o fato a um defeito de fabricação e dirige-se a loja onde adquiriu o pneu solicitando a garantia, neste caso a garantia sempre será negada pois é consenso entre todos os profissionais que trabalham com pneus que o “ovo” na lateral do pneu é decorrente de um corte em uma ou mais camadas daquela região do pneu ocasionado por pancada. Algumas lojas vendem acessório ao pneu um Seguro que repõe ao cliente um pneu novo em caso de acidente dentro de um período e uma quilometragem definida, neste caso o importante é não confundir seguro que é um serviço vendido com a garantia que é um direito em caso de defeitos na fabricação.

10- Meu pneu está com “ovo”, mas não vaza, é preciso vulcaniza-lo?

Sim. Quando ocorre vazamento significa que todas as camadas da lateral se romperam, no caso do “ovo” não houve rompimento de todas as camadas por isso não vaza, todavia é uma região fragilizada e uma nova pancada próxima ao “ovo” poderá ocasionar o rompimento total da lateral e o esvaziamento imediato do pneu, isso ocorrendo em alta velocidade equivale a um estouro e os riscos envolvidos nestas circunstâncias. Muitos clientes tendem a apenas esconder o “ovo” virando-o na roda e colocando-o para rodar atrás. Um comentário importante; virar o pneu na roda é apenas esconder o problema, não há solução alguma com esta medida, e quando colocado para rodar atrás, no caso de um estouro, potencializa-se o risco de um giro e até mesmo de um capotamento. Há uma crença generalizada, sobretudo entre os motoristas mais experientes, que pneus duvidosos devem ser colocados atrás. Na verdade pneus duvidosos devem ser vulcanizados ou retirados e não colocados para rodar, todavia em casos excepcionais, uma pesquisa rápida na internet mostrará vários textos e vídeos sérios que demonstram que pneus duvidosos devem rodar NA FRENTE – menor risco de capotamento.

11-O ovo some totalmente depois de vulcanizado?

Não. Dificilmente um “ovo” some totalmente depois de vulcanizado o pneu, a redução de seu volume normalmente encontra-se entre 70 a 80%. Mas é importante não confundir o não desaparecimento total do “ovo” com falda de qualidade e segurança do serviço. A vulcanização neste caso, não é para reduzir o “ovo”, mas, evitar que ele se rompa e a redução de seu volume é uma consequência da proteção posta dentro do pneu.

12- Ovo e deformações na banda, acidente ou defeito?

Poderão ocorrer as duas situações. Uma pancada forte poderá danificar a carcaça causando uma deformação na banda, erros de calibragem, defeitos na suspensão, reparos mal feitos, também podem gerar deformações na carcaça. Deformações na banda por defeito de fabricação podem ocorrer, todavia são raros e de difícil comprovação. Atenção o “ovo” na lateral SÃO SEMPRE causados por acidente, defeitos de fabricação não geram em nenhuma hipótese os conhecidos “ovos” na lateral.

13-Pneu vulcanizado “dá balanceamento”?

Sim. Um pneu vulcanizado da forma correta e com insumos de qualidade está em condições de ser balanceado. Importante frisar que o estado geral do pneu (muito gasto ou danificado pela suspensão) assim como a roda (empenada) alteram o resultado e qualidade do balanceamento, entretanto este balanceamento precário não está relacionado com a vulcanização do pneu.

14-Qual Preço de vulcanização?

Não existe um tabelamento oficial à prestação de serviços em geral, a vulcanização não foge a regra. A formação de preços segue fatores objetivos como, localização, conhecimento técnico, conforto, equipamentos, pontualidade… E também a fatores subjetivos como, por exemplo, taxa mínima de lucro a qual o profissional se propõe receber por determinado serviço. Um intervalo de preço comum para o serviço de vulcanização é entre 10 a 30 % do valor de um pneu novo, dependendo de caso a caso.

15- Quanto tempo é preciso para se vulcanizar um pneu?

Não é e não pode ser rápido, o tempo adequado para se fazer o serviço com qualidade são 2h 30min.

16- Pneus de perfil alto (lateral mais alta) tendem a ter menos problemas com cortes e “ovos”?

Sim. A maior altura proporciona maior flexibilidade e, portanto maior capacidade de absorção dos impactos.

Créditos

Doctor Tire -JM– Geometria Veicular – ENDEREÇO:

Referência de Alinhamento e Borracharia na zona sul de BH desde 1970.

LOCALIZAÇÃO: Av. Nossa Senhora do Carmo 450 – Dentro do posto Shell – Posto Ponte Nova – Referência: Primeiro posto Shell após o Chevrolet Hall.

Contatos:

 (31) 3221-8458

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