Escolha uma Página
manutenção em elevadores e escadas rolantes
manutenção em elevadores e escadas rolantes

Manutenção em elevadores e escadas rolantes

Na Câmara dos Deputados a proposta da (PL 6125/13) está sendo analisada ainda, e caso seja aprovada haverá a obrigatoriedade de fazer manutenção anual em elevadores elétricos, esteiras e escadas rolantes instalados em edifícios de uso habitacional coletivo, comercial e de serviços públicos.

Esse projeto já foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, e o relator na Comissão, deputado Marco Tebaldi, do PSDB de Santa Catarina, disse que fazer a manutenção nesses equipamentos é para a segurança dos usuários em geral, visto que existem relatos de vários acidentes de uns tempos para cá.

É por esse motivo que devem ser feitas manutenções preventivas nos equipamentos existentes principalmente em shoppings, aeroportos e nos milhares de edifícios, e essa lei que obriga a fazer a  manutenção periódica nos elevadores, escadas e esteiras rolantes está sendo analisada pelas Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Constituição e Justiça.

Já o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Júlio Fialkoski, afirma que já existem resoluções da entidade as quais exigem que um técnico seja responsável pela instalação e manutenção dos  equipamentos, além disso, uma lei federal vai reforçar ainda mais a necessidade de fazer a manutenção preventiva.

Essa fiscalização até o momento é feita apenas pelos conselhos regionais de engenharia, por isso, a ideia é que possa ser realizada por outros órgãos também, como o corpo de bombeiros, a defesa civil, e os órgãos públicos de fiscalização de obras e posturas.

elevador em manutenção
elevador em manutenção

Saiba como fazer a Manutenção Anual de Elevadores e Escadas Rolantes

A necessidade de um condomínio em gastar mensalmente com os contratos de conservação e manutenção de elevadores é sem dúvida um dos ítens que mais pesa no orçamento, por isso, talvez seja interessante ler novamente o Contrato de manutenção de elevadores que seu prédio fez.

Existem diferenças nos contratos que precisam ser analisados, tudo é uma questão de verificar qual seria mais viável no momento, como os exemplos informados abaixo:

*Alguns contratos de manutenção já estão incluídas algumas peças para  reposição;

*Contratos de conservação cobram apenas a mão-de-obra;

*A vantagem dos edifícios novos é de poder negociar os contratos de manutenção com custos mais baixos, afinal o elevador é novo e as peças também, por isso, tão cedo não haverá a necessidade de troca de peças;

*No momento de contratar uma empresa, é interessante que seja solicitada uma vistoria que informe qual é a situação real das peças, estimando ainda, qual o tempo provável para a troca;

*Outro item importante a acrescentar na hora de fechar o contrato, é que seja estabelecido quais são as peças que devem ser trocadas, e em que periodicidade;

escada rolante em manutenção
escada rolante em manutenção

Cuidados na hora de contratar alguém que irá realizar a manutenção

Para fechar o assunto, sempre desconfie de empresas que cobram um valor bem inferior ao praticado pela maioria das empresas concorrentes, lembre-se a manutenção e a conservação de elevadores implica na segurança de condôminos e funcionários.

É bom esclarecer que em caso de acidentes graves no elevador com pessoas dentro do condmínio, o síndico pode responder judicialmente pelo acontecido, principalmente se era o responsável em contratar empresas para fazer os serviços de manutenção.

Verifique se a empresa de conservação e manutenção de elevadores que está sendo cotada se tem um engenheiro responsável, além disso, é importante ficar atento ao serviço contratado se há realmente necessidade de pagar por todos os tipos de serviços que serão prestados, já que isto vai encarecer ainda mais o valor do condomínio.


Como evitar gastos desnecessários com elevadores

Para não encarecer demais a manutenção dos elevadores, algumas medidas podem ser tomadas pelo próprio zelador do prédio sem haver a necessidade de ficar acionando a todo o momento o pessoal de reparo. Basta que ele observe os seguintes itens:

*A sala de máquinas não pode ficar abafada, o correto é ter ventilação permanente e cruzada de 2 janelas;

*É um local que sempre deve estar com aspecto de seco, não deve haver infiltrações, manchas, nem poças de óleo no chão;

*Preste atenção nos ruídos no elevador, trepidações, barulho de correntes, e se está parando no andar com desnível maior que 5 cm, se for o caso chame a manutenção;

*Sempre observe a aparência do quadro e das instalações elétricas relacionadas ao elevador, qualquer irregularidade notada chame a manutenção;

* Nunca deixe entrar água no poço do elevador, por isso, a sugestão para a limpeza nos halls dos elevadores é que sejam feitas com pano úmido apenas;

Estas são apenas algumas dicas que podem prolongar a vida útil dos elevadores, e assim gerar uma boa economia para condomínios e empresas.

Post Relacionados

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.

Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

phone-icon0800 642 2327          phone-iconFIXO (47) 3522-3274              whatsapp-logo-icone(47) 99978-1266          whatsapp-logo-icone(47) 98872-0320(PEÇAS)

Palavras Chave

manutenção esteira,
manutenção em elevadores,
manutenção elevadores preços,
empresas de manutenção de elevadores,
por que fazer mautenção em elevadores,
manutenção de elevadores,
manutençãode escadas rolantes,
escadas rolantes,
revisão de elevadores,
elevadores revisão,

-#manutençãoesteira
-#manutençãoemelevadores
-#manutençãoelevadorespreços
-#empresasdemanutençãodeelevadores
-#porquefazermautençãoemelevadores
-#manutençãodeelevadores
-#manutençãodeescadasrolantes
-#escadasrolantes
-#revisãodeelevadores
-#elevadoresrevisão

Pin It on Pinterest

Share This