
Quando há elevadores com falta de manutenção em condomínios ou empresas de qualquer setor que dependem diariamente para o transporte de funcionários, visitantes, assim, como de materiais dos mais diversos pesos, pode gerar vários tipos problemas, a começar pelos atrasos!
Todos os edifícios que tem elevadores são obrigados perante legislação, que façam uma manutenção anual preventiva, e isso, abrange condomínios e empresas com o objetivo principal em dar segurança aos usuários, assim, como garantir o conforto e a praticidade no transporte vertical.

Fonte: www.liberresidencial.com.br
Sempre que os elevadores com falta de manutenção ficam parados por defeitos, é alvo de reclamações dos usuários que geralmente acabam recaindo sobre o zelador, considerado o principal responsável em contratar as empresas, mas, em muitos casos, o síndico é que não permite devido as condições financeiras do condomínio!
O problema as vezes é tornado mais grave, quando moradores ficam presos dentro do elevador durante horas a espera da ajuda competente, isso, as vezes pode ter consequências mais graves, já que pode gerar problemas de saúde nas pessoas envolvidas.
Fonte: www.macedonia-info.org

No caso de condomínios onde o uso dos elevadores é constante, o custo da manutenção preventiva pode ser rateada entre os condôminos gerando valores baixos a cada um, enquanto elevadores com falta de manutenção podem quebrar a qualquer momento, e certamente os consertos que deixaram de ser feitos durante o ano, deverão ser pagos juntos para que os usuários tenham acesso novamente.
Conforme a legislação os elevadores precisam passar por manutenção uma vez por ano, claro, que cada cidade estabelece suas próprias leis e regras tanto quanto a instalação como na manutenção de elevadores.
Empresas especializadas na manutenção de elevadores podem ser contratadas pelas empresas e condomínios desde que fiquem atentas as cláusulas contratuais quanto aos direitos e obrigações por parte dos contratantes, já que algumas atribuem mais obrigações do que direitos a parte contratada.
Fonte: https://www.newlifeelevadores.com.br/servicos

As dúvidas sempre recaem sobre o contratante sendo obrigado a pagar por um serviço que nem sempre é executado, por isso, desconfie se o preço desta empresa é abaixo do oferecido pelo mercado, essa é uma maneira de prevenir outro tipo de dor de cabeça.
Antes de fechar contrato com uma empresa responsável na manutenção de elevadores, verifique o registro dos engenheiros e técnicos junto ao CREA, para saber se é uma empresa regularizada perante o órgão responsável pela fiscalização de elevadores, depois compare preços, e veja quais os contratos são mais objetivos e promissores, só então faça sua escolha!