O lubrificante ou óleo no motor tem o objetivo de azeitar cada uma das partes do motor. Facilitar o trabalho de cada componente. Prevenir atritos, prolongando a vida útil do motor.
Excesso de óleo no motor
Em vista disso, é necessário estar sempre de olho no nível do óleo. Não pode estar nem baixo nem alto demais, senão ao elevar a temperatura do motor pode causar respingos vistos no chão onde estaciona. Isso as vezes pode levar o mecânico a “achar que o motor tem problemas sérios”.
Atenção na data para troca de óleo
É preciso ficar sempre atento ao nível do óleo. Lembrar que a troca deve ser feita na data estipulada pelo fabricante do lubrificante.
Se o carro foi pouco utilizado, provavelmente não atingiu a data para troca. Mas, se está há 1 ano com o mesmo lubrificante, o motor não está mais protegido, portanto deve ser substituído de imediato.
Somente lubrificante recomendado
Mesmo com esses cuidados. É importante que o óleo a ser utilizado seja sempre o indicado no manual do proprietário. Por isso, fique atento ao lubrificante que o frentista no posto de combustível coloca. Inclusive se for apenas para completar o nível.
Para frisar bem, o óleo lubrificante deve ser o mesmo do manual. Pois foi com aquele tipo específico de óleo que o motor foi desenvolvido, testado e aprovado.
Quais os problemas de usar qualquer óleo no motor
Ao usar qualquer óleo no motor, ou seja, que não seja o indicado. É fácil notar o aumento no gasto de combustível, seja gasolina, álcool ou diesel.
Entenda por que o carro consome mais combustível
Embora o lubrificante trabalhe separado do combustível, sempre que não for específico para o motor. Ou está velho pois não foi trocado na data limite. Acabam se misturando, e isso, pode danificar o motor, visto que:
Aumenta o consumo de qualquer tipo de combustível;
Perde o desempenho;
Eleva a temperatura do motor;
Quais as funções do lubrificante
Sempre que colocar o óleo indicado pela montadora. As superfícies metálicas internas do motor são protegidas por uma película que evita o calor reduzindo o atrito;
Previne o acúmulo de partículas e sujeiras nas paredes do motor. E de ácidos que criam borra e oxidam as peças;
É importante utilizar lubrificantes de marcas conhecidas. Pensando na vida útil do motor de seu carro. Visto que óleos de procedência duvidosa causam tantos danos quanto o combustível adulterado.
Quais são os lubrificantes que existem no Brasil ?
Minerais
Óleos minerais são produzidos a partir da separação dos componentes do petróleo;
Sintéticos
Óleos sintéticos são produzidos em laboratório por meio de processos químicos;
Semissintéticos
Semissintéticos são produzidos a partir da mistura do óleo mineral com o sintético;
Geralmente o tipo de lubrificante indicado no manual do proprietário é óleo sintético, com a vantagem de ter na fórmula, aditivos especiais que garantem desempenho e durabilidade do motor.
Na dúvida, consulte o manual.
What are the problems of using any oil in the engine?
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.
Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.
Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.
Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.
Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.