Couro é um dos melhores materiais que já inventaram. São encontrados em muitos produtos, entre os quais, no banco do carro. No entanto, com o passar do tempo, problemas com bancos de couro, que poderiam ter sido evitados, podem aparecer como ressecamentos e rachaduras. É sinal que os bancos de couro precisam ser tratados com produtos próprios para limpeza a fim de impedir que rache mais.

Produtos abrasivos prejudicam o couro

Antes de qualquer atitude, é preciso lembrar que a limpeza do assento dos bancos de couro jamais devem ser feitos com produtos como limpa tudo, cândida e, tão pouco com esponjas de aço, ou escovas. Qualquer um desses produtos é abrasivo o suficiente para detonar bancos de couro, jaquetas, sapatos.

Limpeza + hidratação

A limpeza correta seguida de uma boa hidratação é tudo que os bancos de couro precisam, assim, ficam macios, cheirosos e ameniza as rachaduras.

Por isso, desde a limpeza até a hidratação dos bancos de couro, deve ser feita ou por um especialista no assunto, ou por você na garagem, mas, somente com produtos específicos que possam ser utilizados em couro, caso contrário, pode danificar o couro de vez.

As dicas para acabar com os problemas com bancos de couro, podem ser aproveitadas para outros produtos que sejam fabricados até mesmo com material sintético. Portanto, nem couro sintético pode ser limpo com produtos abrasivos, pois, provocam ressecamentos no material. É prejuízo na certa.

Bancos de couro valorizam o carro

Nada mais bonito que ter bancos de couro no carro, desde é claro, que estejam com aspecto macio, brilhante, sem rachaduras e, com aquele cheirinho típico. É um diferencial que valoriza qualquer veículo, por isso, requer uma manutenção constante na limpeza com os produtos corretos. 

Vantagens de ter bancos de couro

Ter bancos de couro no carro é o sonho de muitos motoristas. Talvez se soubessem do cuidado especial quanto a limpeza deles, pensassem duas vezes. No entanto, fazer a limpeza da forma correta nos bancos de couro, é muito fácil, Dessa maneira, o couro mantêm-se conservado e com aspecto de novo sempre.

A manutenção de limpeza é bem mais simples que um banco de estofado normal, desses de tecido, por isso, em poucos minutos a limpeza pode ser feita tranquilamente na sua garagem. Como os bancos de couro são impermeáveis, ou seja, não retém líquidos quando derramados, basta fazer uma limpeza semanal para voltar o aspecto macio.

[email protected]

haste para alinhar

Como limpar os bancos de couro do carro

Para limpar os bancos de couro de seu veículo, ou, de qualquer outro material como sofás, bolsas ou jaqueta, o procedimento é o mesmo, e muito fácil. Acompanhe:

Pelo menos a cada 7 dias, uma limpeza é suficiente, salvo quando cair algo sobre os bancos como sorvetes ou refrigerantes. Isso acontece muito quando tem crianças a bordo. Nesses casos, é bom limpar de imediato. Passe um pano úmido em água no momento para não ficar grudento e,  quando tiver oportunidade providencie a limpeza adequada. Não esqueça que o banco é impermeável e, o líquido pode escorrer para dentro das frestas nos bancos de couro do carro.

Para a limpeza é preciso ter panos de microfibras limpos, detergente neutro, embora o melhor é ter produto específico para limpeza em bancos de couro. Uma alternativa é utilizar sabonete neutro, tipo Dove ou infantil em vez de detergente neutro. Aliás, proporciona uma maciez maior, além de deixar um perfume muito agradável.

Após feita a limpeza é necessário sempre finalizar com uma hidratação bem caprichada que pode ser feita com hidratantes próprios para couro. Também na ausência destes, a hidratação nos bancos de couro pode ser feita com óleo Johnson, ou mesmo creme nívea.

Como proceder

  1. Comece tirando toda a poeira e resíduos dos bancos com um pano de microfibra seco;
  2. Esfregue sabonete num pano de fibra úmido e passe nos bancos de couro;
  3. Em seguida passe outro pano limpo e úmido para tirar o sabonete. Passe outro pano seco;
  4. Espere secar por completo. Por último passe um novo pano de microfibra com óleo Johnson ou creme nívea. Repita a operação caso os bancos estejam muito ressecados;

Não deixe de fazer a hidratação, pois é fundamental para hidratar cada fibra dos bancos de couro. Assim, volta o brilho, a maciez e a vitalidade, agregando valor ao veículo.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.

Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Palavras Chave

problemas com bancos de couro,
limpeza de banco de couro,
produto para limpar banco de couro,
banco de couro,
hidratação do banco de couro,
2e4rodas,

-#problemascombancosdecouro
-#limpezadebancodecouro
-#produtoparalimparbancodecouro
-#bancodecouro
-#hidrataçãodobancodecouro
-#2e4rodas