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Tem situação pior que notar o ponteiro de temperatura do carro subindo? É uma preocupação e tanto, já que dependendo do caso a brincadeira pode sair cara, e para prevenir esse problema a solução é saber quais as causas do motor superaquecido!

As vezes o carro pode estar acostumado a percorrer poucos quilômetros diariamente, e pode nem sobreaquecer, mas, quando a viagem for mais longa, é quando o motorista leva um susto ao olhar para o painel!

temperatura quando sobe, geralmente é devido a falta de circulação da água, ou, a falta de refrigeração do radiador, ou melhor, significa que o carro não é abastecido com água há algum tempo, caso contrário, algo mais sério aconteceu, conforme mostrado abaixo:

Olho no reservatório
  • O carro tem um reservatório onde deve ser colocada água destilada, ou, mineral, além de um líquido próprio para arrefecimento chamado aditivo, encontrado em várias cores;
  • O objetivo do aditivo é evitar que o motor esquente, além de prevenir corrosão do sistema, ressecamento de mangueiras e vedações, e a falta deste no carro é uma das causas do motor superaquecido;
  • As vezes por sorte, basta colocar água no reservatório para o ponteiro baixar e a viagem continuar sem maiores problemas;
Tampa do reservatório
  • A água no reservatório precisa ser verificada a cada 15 dias se não houver problemas, mas, se perceber que o nível está baixando rápido demais, pode ser que a tampa do reservatório esteja velha e não veda mais, deixando a água escapar durante a viagem;
  • Nesse caso, é só comprar uma tampa nova e substituir;
Correias do motor
  • Outras das causas do motor superaquecido podem ser devido as correias do motor que podem estar velhas e frouxas. Nesse caso, é preciso levar na mecânica para providenciar a troca;
Ventoinha
  • O motor superaquecido nem sempre é devido a falta de água no reservatório, e sim, por uma pane elétrica que pode ocorrer na ventoinha, ventiladorzinho que passa a maior parte do tempo ligado, já que é responsável pela refrigeração elétrica;
  • A solução é levar no eletricista para providenciar a troca;
Mangueira do radiador
  • Quando a mangueira do radiador estiver com vazamento mesmo somente com alguns pingos no chão, também pode causar motor superaquecido. O interessante é levar o quanto antes ao Centro Automotivo para troca.
Reservatório com problemas
  • O reservatório é uma peça de plástico que não tem uma vida útil muito longa, por isso, muitas vezes o motorista coloca água ou aditivo e percebe que em pouco tempo o ponteiro está alto;
  • O problema pode ser justamente o reservatório que já está com pequenas rachaduras, e essa substituição precisa ser feita pelo mecânico;
Radiador furado
  • Pode acontecer do radiador furar por tempo de uso, e não pela falta de água no reservatório, e vale frisar, que geralmente os pingos d’água no chão aparecem somente depois que o carro esfria, e não enquanto o motor está quente, portanto, fique atento caso tenha que colocar água todos os dias e o reservatório continua baixo;
Bomba de água
  • Caso esteja colocando água ou aditivo, e percebe que mesmo assim, o motor está superaquecido, o problema pode estar na sistema que está impedindo a circulação da água;
  • É necessário que o mecânico providencie a troca da sistema e componentes;
O que fazer quando o motor superaqueceu

Percebeu que a temperatura do carro está alta? A única solução é estacionar para não piorar a situação.

Pode abrir o capô para favorecer a ventilação somente se não tiver fumaça saindo, mesmo assim, nunca abra a tampa do reservatório pois, com a pressão, pode causar queimaduras no rosto e corpo, por isso, aguarde 40 minutos para tirar a tampa. Sendo falta de água, é só colocar a água bem devagar, mas, lembre-se de ligar o carro para não danificar o motor!

Leve o carro até a oficina mais próxima, ou chame um guincho, mas, se nada disso, for possível pode arriscar desde que leve água para ir abastecendo antes do motor superaquecer de novo, ou seja, vai parar quantas vezes forem necessárias para o carro esfriar e chegar ao destino final.

Não ligue nada dentro do carro, abras as janelas e ande o mais rápido possível dentro do limite de velocidade é claro, isso, faz o motor refrigerar um pouco mais e olho no painel.