CRLV, é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, ou seja, é um documento que cada proprietário de veículo automotivo deve possuir no Brasil. Conforme Lei 13.281/2016, em vigor desde 4 de maio de 2016, a qual suspende a obrigatoriedade do condutor apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) durante as fiscalizações de trânsito.

CRLV do ano

Mesmo com o documento em mãos, só é válido perante as autoridades, caso esteja em dia com os seguintes pagamentos:

IPVA;
Seguro obrigatório DPVAT;
Taxa de renovação de licenciamento (que serve para emitir o CRLV);
Ter pago todas as multas de trânsito vencidas;

Vale ressaltar que ao recorrer de uma multa, os efeitos da multa ficam suspensos até a decisão final, mesmo assim, não impede que realize o licenciamento.

Onde pagar os débitos do CRLV?

Os pagamentos referentes ao CRLV podem ser pagos nos bancos conveniados com o DETRAN do Estado onde reside. Depois dos valores pagos, inclusive das multas vencidas, é só aguardar a chegada do documento onde reside. Por isso, é importante manter os dados atualizados.

Aliás, caso seu endereço esteja desatualizado, não terá como receber a CRLV atualizada, ou seja, do corrente ano e, se for parado numa fiscalização além de ser multado, pode ter o veículo apreendido.

Por que da obrigatoriedade do CRLV?

Todo motorista precisa sempre apresentar o CRLV, pois, através deste documento, é possível promover a venda de seu veículo. No entanto, a venda do veículo com a transferência de proprietário pode ser impedida, caso haja pendências quanto ao licenciamento.

Significa que quaisquer débitos ou multas que constam no CRLV, devem ser quitadas a fim de obter a transferência de nome do proprietário do veículo.

Ao mesmo tempo, o CRLV, é o documento que informa as autoridades qualquer tipo de modificação estrutural feita no veículo quando permitida pelos órgãos responsáveis, como por exemplo, alteração da cor original do veículo ou no chassi. Caso não solicite permissão junto ao Detran de seu Estado e passar pela fiscalização, pode ter o veículo apreendido até que retorne as características originais novamente.

Na verdade, é no CRLV que ficam contidas todas e quaisquer informações sobre o veículo desde que saiu da montadora, mesmo tendo um, dois ou mais proprietários. Tudo armazenado no número de registro do veículo, onde é possível verificar a existência de pendências.

[email protected]

haste para alinhar

CRLV acessado a partir do celular

A modernidade chegou também ao CRLV. Após o lançamento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em formato digital, a legislação brasileira também instituiu o CRLV eletrônico.

O CRLV é um documento eletrônico previsto na Resolução 720 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), para facilitar aos motoristas, apresentá-lo nessa versão sem a necessidade de portar o documento original em papel.

Embora, essa medida vigore desde 2017, teve o prazo para implementação adiado de 31 de dezembro de 2018 para 30 de junho de 2019. Conforme a Resolução nº 769/18 do CONTRAN, todos os DETRAN (Departamentos Estaduais de Trânsito) devem disponibilizar o CRLV eletrônico a partir do 2ºsemestre.

CRLV já em vários Estados

Contudo, alguns Estados já tem esse documento em vigor, como no Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe. Quanto aos demais restam esperar que seja realmente implantado dessa vez.

Como obter a versão do CRLV digital no celular

  • Seja nos Estados onde já vigora o CRLV digital, assim, como nos Estados que aguardam a implantação do serviço, é necessário estar com a documentação do veículo em dia sem nenhum débito pendente;
  • Existem duas maneiras de baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Através do Play Store nos aparelhos Android, ou, na App Store nos aparelhos Apple;
  • Basta que se cadastre no Portal de Serviços do DENATRAN. Depois é só ativar o cadastro através do e-mail que você receberá do portal;
  • Então, é só acessar o aplicativo utilizando a senha criada durante o cadastro;
  • Clique em adicionar documento. Abra a aba Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Em seguida, insira o RENAVAM e o número do CRV nos campos indicados. Clique em incluir;
  • Pronto! O CRLV de seu veículo estará sempre disponível no celular. Melhor ainda, é que pode ser visualizado mesmo sem internet, da mesma forma que a CNH digital.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas através do site original deste artigo, basta clicar em Dr Multas para ser redirecionado.

Post Relacionados

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.

Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Palavras Chave

crlv,
crlv-e,
certificado de registro e licenciamento do veículo,
detran,
crlv digital,
crlv no celular,
2e4rodas,

-#crlv
-#crlv-e
-#certificadoderegistroelicenciamentodoveículo
-#detran
-#crlvdigital
-#crlvnocelular
-#2e4rodas