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Quando for viajar e mesmo depois de voltar de viagem como a desse feriadão maravilhoso que foi nosso carnaval, lembre-se que é importante que se faça um check-list no seu veículo para não ficar na estrada, então verifique em primeiro lugar: combustível, calibração dos pneus e níveis de óleo do motor e de líquido de arrefecimento do radiador. A recomendação dos fabricantes de veículos e autopeças é inspecionar itens vitais para o bom rendimento e confiabilidade do veículo, tais como filtros, luzes, freios, pneus etc., principalmente se o carro rodou por um longo percurso. São procedimentos simples e que não devem custar muito.

Nós disponibilizamos um Check List para voltar à rotina:

quando é hora de fazer um check-up do carro

Combustível e lubrificante

Como de costume,  abasteça sempre em postos autorizados e com certificados de qualidade. Em relação aos lubrificantes, como a troca foi feita antes da viagem, checar o nível já é o suficiente. É bom verificar o filtro de combustível, caso o cliente tenha colocado gasolina em postos de origem duvidosa. Cheque se não há vazamentos no sistema – mangueiras de combustível, junções e abraçadeiras dos filtros, tanque de combustível, além disso, cheque se o bocal do tanque está vedado. Eles podem ter se soltado durante o caminho. Os filtros já foram trocados no prazo, então a preocupação é se houve avarias durante a viagem que possam causar entupimento por conta de contaminação e sujeira.

Iluminação

Todas as luzes do carro devem ser checadas quando o carro volta de viagem, porque pode ter ocorrido trepidações e os faróis podem ter ficado desregulados. Verifique lâmpadas, fusíveis e a regulagem dos faróis, veja ainda se há sinais de infiltração de água, que pode queimar da lâmpada sob a chuva e até danificar o refletor interno, com acúmulo de sujeira e corrosão. As lâmpadas das lanternas, faróis alto e baixo, piscas, freios e luz de ré devem estar funcionando perfeitamente.

Suspensão

Faça uma análise visual para conferir que o carro não sofreu pancadas durante a viagem. Examine os amortecedores se estão amassadas, as fixações, as buchas e se há vazamento do fluído hidráulico. A recomendação é revisar ainda as coifas das homocinéticas. Cheque também as bandejas, pivôs, terminais. O desgaste prematuro dessas peças podem trazer prejuízos maiores para todo o conjunto.

Lavagem

O ideal é fazer uma bela lavagem no carro, incluindo a parte de baixo, principalmente, se o veículo esteve na praia ou na lama. Use produtos que não contaminem as borrachas do sistema de suspensão.

Freios

Sempre bom dar aquela segunda olhada no estado do sistema de freios depois que o carro volta de um longo percurso. Verifique o nível do fluído de freio, o desgaste de lonas, pastilhas, discos e tambores, e fique atento se há vazamentos no sistema. Problemas como ruídos, trepidações, perda de eficiência e pedal duro significam que o sistema requer manutenção. Faça a desmontagem do conjunto para uma verificação mais efetiva.

Pneus

Depois da viagem é sempre bom checar o estado dos pneus, para isso, inspecione o estado da banda de rodagem, dos flancos e se há desgaste irregular dos pneus. Não esqueça de calibrar novamente, com a pressão de ar recomendada pela montadora, inclusive o estepe.
Em relação à profundidade dos sulcos, a resolução 558/80, de 15 de abril de 1980 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece em seu artigo 4° que é proibido desgaste da banda de rodagem inferior o 1,6 mm, valor denominado de TWI (Tread Wear Indicators ), cuja sigla está ressaltada na região do ombro da rodagem do pneu. Ou seja, o desgaste não pode ser maior do que isso.
Se precisar substituir algum pneu, é necessário ficar atento, pois cada modelo tem um desenho e construção específica, por isso a mistura de diferentes tipos num mesmo eixo pode causar desequilíbrios direcionais, ou seja, a tendência de puxar para o lado ao rodar ou ao frear. Lembre-se de fazer rodízio periódico para equilibrar os desgastes.

Alinhamento e balanceamento das rodas

Se os pneus forem trocados, é essencial fazer os procedimentos, se não forem é necessário pelo menos uma verificação, pois durante o percurso podem ter ocorrido fortes impactos em buracos ou obstáculos. Se o motorista sente vibrações no volante é bom que se faça o balanceamento das rodas.

Sistema Elétrico

Pra finalizar, faça uma revisão no sistema elétrico do veículo: apenas cheque o funcionamento da bateria, do motor de partida, do alternador e de fusíveis. Tenha em mãos os códigos de segurança do alarme e do rádio, caso precise trocar a bateria. Mantenha os terminais dos cabos bem apertados e em bom estado, além disso, explique para seu cliente que é necessário evitar que os equipamentos elétricos fiquem ligados por muito tempo com o veículo parado.

Fonte: O Mecânico acessado no dia 11 de março de 2014.

Check-list para voltar a rotina

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