Não! Dirigir na neblina pode ser bem difícil, mesmo para motoristas experientes, dependendo da intensidade e do horário. Para motoristas novatos, que nem experiência tem em pegar estradas, dirigir na neblina pode ser perigoso.

Afinal, o que é neblina

Neblina é uma formação de nuvens densas que repousam sobre o solo. Na realidade, é como uma parede branca que paira sobre o vidro do carro, impedindo de ver até o capô do carro! No entanto, dirigir na neblina durante o dia é mais fácil, por isso, se não quer arriscar, viaje apenas, enquanto estiver claro.

Para aqueles que estão acostumados a viajar durante o dia, dependendo da estrada, não tem neblina. Agora, quando a estrada é próxima a rios, lagos, serras e montanhas, é bom ficar preparado. Isso porque, basta ocorrer uma variação brusca da temperatura, para aparecer, mesmo durante o dia.

Como dirigir na neblina

A parede branca limita a visibilidade até o capô de seu carro. Significa, que o carro que está logo a frente, assim, como o que vem logo atrás, ficam invisíveis para você. Por esse motivo, o cuidado na direção deve ser redobrado para não causar acidentes. 

Seja como for, jamais ligue o pisca alerta enquanto estiver dirigindo na neblina. Seria uma atitude perigosa que certamente daria início a uma série de engavetamentos! Visto que o motorista que vem atrás, entenderia que está parado, e enfiaria o pé no freio.

Quando a neblina é fraca

A neblina pode aparecer repentinamente de forma leve e contínua, permitindo alguma visibilidade ao redor do veículo. Mesmo que consiga visualizar somente um pouco abaixo do normal, o segredo, é manter o carro na velocidade baixa, mas, sempre atento.

Quando a neblina é forte

A neblina forte, tem a característica parecida com uma parede que impede a visão até do carro na faixa ao lado. É uma situação de estresse, já que exige reações imediatas do motorista, por isso, os reflexos devem estar bem condicionados.

A neblina densa pode acontecer mesmo em manhãs claras, ou ao anoitecer, quando as condições de dirigibilidade ficam mais perigosas. De qualquer maneira, exige certas precauções por parte do motorista, tais como:

Manter a distância do veículo da frente é a atitude mais sensata. Afinal, é a sua segurança e dos demais motoristas que está em jogo. Não tenha pressa, e nem force a passagem. Lembre-se, ninguém, está vendo ninguém! Por isso, o perigo é real e existe.

Regulagem correta dos faróis

Os faróis são itens essenciais para permitir uma boa dirigibilidade, principalmente na neblina. Por isso mesmo, precisam estar bem regulados, para não ofuscar motoristas que venham em direção oposta. Durante a neblina, não deve utilizar farol alto, somente o baixo, pois o farol alto bate na parede branca e ofusca o próprio motorista. Caso tenha faróis de neblina, é o momento de utilizá-los.

Jamais dirija na neblina sem estar pelo menos com as lanternas acessas e farol baixo. Evite buzinar, já que em meio a neblina, vai assustar todos a volta, já que ninguém visualiza o que está a frente.

Muito cuidado ao dirigir na neblina, pois, o piso está escorregadio devido a garoa e, pode causar derrapagens dos pneus. Por isso, atenção nas curvas, ou caso tenha que frear bruscamente.

Velocidade ideal para dirigir na neblina

Veja bem, caso a neblina esteja apenas começando, a visão será quase normal, mesmo assim, é bom manter distância e, permanecer em velocidade compatível ao momento.

No entanto, na hora que não enxergar mais o carro a frente, precisa reduzir a velocidade. Dessa forma, o motorista que vem atrás, também vai tirar o pé do acelerador. Esta é uma das medidas cruciais para evitar algum acidente. Nunca pare na pista. Caso seja realmente necessário, procure estacionar em locais permitidos e bem sinalizados, como postos de combustíveis.

Limpador de para-brisas

Dirigir na neblina, requer limpadores de para-brisas perfeitos, já que a neblina é como uma garoa forte, que vai exigir inclusive, boa ventilação dentro ao carro, para não embaçar os vidros.

Dica de Ouro

Caso seja pego de surpresa em meio a um nevoeiro, uma saída é seguir algum ônibus, sempre mantendo a distância. Afinal, ele provavelmente conhece a estrada muito melhor que você! E boa viagem.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.

Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Palavras chave

dirgir na neblina,
como dirigir na neblina,
fárois do carro,
carro,
2e4rodas,

-#dirgirnaneblina
-#comodirigirnaneblina
-#fároisdocarro
-#carro
-#2e4rodas