link as = "script" href = "https://cdn.ampproject.org/v0.js" rel= "preload"
phone-icon0800 642 2327          phone-iconFIXO (47) 3522-3274              whatsapp-logo-icone(47) 99978-1266          whatsapp-logo-icone(47) 98872-0320 (PEÇAS)

Enfrentar os desafios da mobilidade urbana sustentável tem sido a meta de muitos países para melhoria da administração nas grandes metrópoles.

A chegada do primeiro carro movido a gasolina construído por Karl Benz em 1885, marcou o início de uma era de motos, frotas de caminhões e veículos dos mais simples aos sofisticados com tecnologia embarcada.

Durante anos o único objetivo era o lançamento de veículos cada vez mais potentes, deixando de lado a qualidade do ar e a poluição causada pelo despejo de CO² emitido pelos escapamentos, tornado mais grave pelo excesso de trânsito nas grandes cidades.

Somente no Brasil, houve um aumento significativo na frota de motos e veículos, algo em torno de 400%, isto apenas entre 2007 e 2017!

Esses motivos levaram muitos países a rever os conceitos e aceitar que os desafios da mobilidade urbana sustentável, devem ter prioridade sobre vários outros assuntos, a fim de ser garantido uma qualidade de vida melhor no futuro!

É preciso que atitudes simples sejam tomadas, voltadas sempre para uma mobilidade urbana sustentável, claro, que algumas já estão em pleno vapor no Brasil, infelizmente, não é nem a décima parte do que realmente deve ser feito!

Mobilidade urbana sustentável no Brasil:

  • Na gestão da prefeitura anterior somente na cidade de São Paulo, foram criadas aproximadamente 400 km de ciclovias, alguns bairros fazem integração com ônibus e metrô;
  • Algumas cidades também implantaram as ciclovias, em outras estão sendo construídas, o importante é não parar projetos como esses, já que a mobilidade urbana valoriza as pessoas, pois, terão mais conforto, menos tempo no trajeto, melhorando a qualidade de vida e saúde;

Fazer parte dos trajetos a pé, é outro dos desafios da mobilidade urbana sustentável, assim, como pedalar com segurança pelas ciclovias ou ciclofaixas que além de não poluir o ambiente, ajuda pessoas sedentárias a praticar atividades físicas!

Conheça alguns desafios da mobilidade urbana sustentável:

  • A criação de ciclovias e ciclofaixas exclusivas para ciclistas trafegarem com segurança pelas estradas, conforme implantada na Alemanha ligando as cidades de Dortmund a Duisburg, poderia ser copiada no Brasil, principalmente nas cidades ao redor das capitais, onde trabalhadores se deslocam diariamente para o trabalho.

Frota de veículos elétricos:

  • Empresas privadas precisam investir mais em veículos elétricos na execução de serviços dos mais variados, assim, contribuiriam para a mobilidade urbana sustentável;
  • A vantagem é que ao trabalhar com veículos elétricos não dependem de combustível, e jamais interrompem o serviço;

Transporte público refrigerado:

  • Ônibus públicos precisam oferecer conforto aos usuários como tomadas para carregar o celular, Wi-Fi, e ar-condicionado a bordo, alguns já tem comodidades como essas;
  • Na Espanha na cidade de Catalunha, alguns ônibus têm telhados verdes no teto em vez de ar-condicionado dentro, instalados para ajudar a purificar o ar nas cidades, além de refrigerar os passageiros;

Orelhões esquecidos:

  • Quando o assunto é carro elétrico, ainda são poucos os lugares onde podem ficar conectados para a recarga;
  • A cidade de Nova York inovou nesse sentido, e está projetando reaproveitar os orelhões instalados que estão quase extintos e sem uso devido ao celular, e transformá-los em locais para recarregar os veículos;
  • O mesmo poderia ser feito não só no Brasil, como em outros países;

Trem com vagão exclusivo para bicicletas:

  • Na cidade de São Paulo, o último vagão da linha do metrô é destinado para o ciclista e sua bike, mas, outros passageiros também podem entrar, não tornando uma viagem totalmente confortável;
  • Já na Alemanha, em Stuttgart (Alemanha), a ideia foi criar um vagão exclusivo para estacionar as bicicletas dos ciclistas, enquanto eles ficam no vagão normal com outros passageiros, e pegam as bicicletas no desembarque;

Passagens de metrô/ônibus grátis

  • O projeto da China permite ao usuário de metrô/ônibus andar sem pagar nada;
  • Basta que leve garrafas PET na estação, onde há postos para coleta que trocam pelo tíquete de passagem;
  • Ideia fantástica que seria muito bem-vinda em todas as regiões do Brasil, além de ser ecologicamente correta;

Leitura nos ônibus em São Paulo:

  • Durante os trajetos cansativos de ônibus pelas ruas de São Paulo, pode ser lido um bom livro oferecido pelo projeto Parada do Livro, que oferece leitura gratuita de livros doados;

Alguns desses projetos diminuem o tempo de viagem, ou promovem conforto aos passageiros sem causar impactos ao meio ambiente, mesmo assim, há muito para ser feito, a começar pela qualidade oferecida nos transportes públicos!

inscreva-se no youtube

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.

Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.