O principal objetivo do curso de restauração de veículo antigo é promover aos participantes informações para a construção do conhecimento necessário para o aproveitamento adequado, nos Cursos de Capacitação Profissional, em Restauração de Veículos Antigos, nas modalidades: Mecânica, Funilaria, Pintura, Elétrica, Tapeçaria e Marcenaria;
Perfil do Participante
Jovens e adultos, estudantes, profissionais, colecionadores e/ou aficionados, interessados em participarem dos cursos profissionalizantes nas 06 modalidades de Restauração de Veículos;
Material Didático
O Material Didático não está incluído no valor do curso acima * As apostilas disponíveis poderão ser adquiridas pelo valor de R$9,90/ volume.
• Introdução à Restauração de Veículos Antigos: Apostila Ilustrada e Encadernada (03 Volumes) • O Automóvel e sua História: Apostila Ilustrada e Encadernada (01 Volume)
Qual a Programação do curso
• A Funilaria da Carroceria;
• A Preparação e Pintura da Carroceria;
• A Mecânica Automotiva;
• A Caixa de Câmbio;
• O Conjunto de Diferencial;
• O Sistema de Freios;
• O Conjunto de Suspensão;
• O Sistema de Direção;
• Rodas e Pneus;
• A Eletricidade Automotiva;
• Estudo dos Tipos de Carrocerias
• A Marcenaria de Veículos
• A Tapeçaria AutomotivaInicio: 13/03/2017
Término: 10/05/2017
Horário: De segunda a quinta das 19 horas até 22:15
Carga Horária: 102 horas
Onde se iniciou a História do Automóvel e Sua Evolução:
Anos de 1900 • O automóvel do início do século XX ainda herda uma forte influência do período das carruagens; Amostra das configurações de carrocerias utilizadas no período; • O movimento Art Noveau ditas as regras estéticas, inclusive nos automóveis; • O momento é de experimentação no mundo automotivo, quando inventores independentes apresentam alguns dos mais exóticos veículos da história; • O processo de produção artesanal e semi-artesanal e o costume de se encomendar carrocerias especiais para construtores independentes; • Carros movidos a vapor e a eletricidade dividem as ruas com os movidos por motores de combustão interna; Ainda não se sabe qual das tecnologias será a dominante; • Nasce o Mercedes Simplex, que se estabelece como importante referência a ser copiada pelos concorrentes; • Henry Ford apresenta seu Modelo T;
Anos de 1910 • A “Brass Era” (Era do Latão) prossegue até aproximadamente 1914; • As carrocerias são construídas a partir de uma estrutura de madeira revestida geralmente em aço ou alumínio e exigem mão de obra altamente especializada; • Surgem os Cyclecars; • Henry Ford implanta a linha de montagem móvel, que tem como uma de suas características a redução do uso de mão de obra especializada e a redução de custos de produção; Para inaugurar o sistema ele escolhe o seu Modelo T, que ajuda a colocar a América e o mundo sobre rodas; • Eclode a Primeira guerra Mundial; O papel do automóvel no conflito; • O automóvel começa a virar uma febre e inspira até mesmo manifestações artísticas; • Após o conflito, o automóvel caminha para um período de consolidação de sua indústria e começa a adquirir uma linguagem própria, cada vez mais distanciada das carruagens que os inspiraram;
Anos de 1920 • A grande prosperidade econômica estadunidense nos anos 20 e o extremismo político em países europeus; • O ápice da produção do Ford Modelo T e sua substituição pelo Modelo A; • Os reflexos do início da massificação do automóvel para a sociedade; • Os avanços tecnológicos, o início da “Era do Rádio” e sua influência na sociedade; • Charleston, Flappers e a Era do Jazz; • A “Lei Sêca”nos EUA e a proliferação do crime organizado; • A produção de modelos populares como o Austin Seven e Peugeot Quadrilette; • O uso da madeira como elemento estrutural das carrocerias começa a dar lugar a carrocerias totalmente metálicas; • O surgimento da tinta DUCO encurta o tempo de secagem na linha de produção; • Henry Ford e Alfred P; Sloan: diferentes visões na produção e venda de automóveis; • Paul Jaray fundamenta as bases da aerodinâmica aplicada aos automóveis; • A quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque em outubro de 1929 muda a face da economia dos EUA e do mundo;
Anos de 1930 • A Grande Depressão dos anos 1930 e a falência de inúmeros pequenos fabricantes de automóveis de luxo; • A influência do movimento artístico Art Deco no design dos automóveis e o surgimento do estilo Streamline Design, que “aerodinamiza” os automóveis, tornando-os mais atraentes e estimulando a economia de consumo; • Nos EUA, o Chrysler Airflow e o Lincoln Zephyr mostram o caminho para carros de série mais aerodinâmicos; • Na França, a Citroën apresenta o Traction Avant, o primeiro carro com carroceria autoportante produzido em série na história; • O surgimento do KDF Wagen em 1938, na Alemanha nazista; • A Fisher Body Co; apresenta o “Turret Top”, permitindo pela primeira vez o uso do teto totalmente em aço nos carros de produção; • Encarroçadores independentes como Figoni & Falaschi e Bohlman & Schwartz desenvolvem algumas das carrocerias mais exóticas de todos os tempos; • Nascem os fabricantes japoneses Toyota e Datsun; • Começa a Segunda Guerra Mundial na Europa;
Anos de 1940 • A 2ª Guerra Mundial e o redirecionamento da indústria automobilística para o esforço de guerra na primeira metade da década; • O racionamento de petróleo e matérias primas imposto pela guerra; • O nascimento do Jipe, resultado do esforço de guerra; • O automóvel americano na segunda metade dos anos 1940: Cada vez maior e mais confortável; • O automóvel na Europa: Carros pequenos e econômicos; • Nasce o tail-fin, conhecido no Brasil como “rabo-de-peixe”; • O Ford Customline salva a marca da falência nos EUA; • Nascem as marcas Ferrari, Porsche, SAAB e Land Rover; • A Jaguar lança um de seus maiores clássicos, o XK 120; • Tucker Torpedo: Seus avanços e seu desaparecimento prematuro; • A evolução nos processos de produção e no design das carrocerias;
Anos de 1950 • O boom econômico estadunidense se reflete na opulência e extravagância de seus carros, frutos de uma era de otimismo, muito dinheiro e sonhos com o futuro; • A ascensão da cultura popular americana; • Os Tail-fins (Rabos-de-peixe) de Harley Earl e Virgyll Exner; • As Dagmars (garras de pára-choque ogivais); • O Rock-and-Roll nasce inspirado nos automóveis; • A recuperação econômica da Europa no pós guerra, com a construção de carros pequenos e econômicos, acentuando a diferença entre os conceitos norte-americano e europeu de como deve ser um automóvel; • A evolução nos processos de produção e no design das carrocerias no período; • Hollywood promove e influencia a indústria automobilística americana; • A popularização do câmbio automático nos EUA; • A General Motors introduz o primeiro carro de série produzido em fibra-de-vidro, o Corvette; • A Citroën revoluciona o mundo automotivo lançando seu inusitado DS 19; • A Fiat apresenta seu ultra compacto 500; • A BMC apresenta seu revolucionário Mini, o primeiro a adotar o motor transversal dianteiro;
Anos de 1960 • A Guerra do Vietnam, a cultura pop, a contra-cultura, a música, a economia, a política e sua influência no mundo do automóvel; • O fim dos tail-fins (rabos-de-peixe) e início do uso de linhas retas nas carrocerias; • O primeiro contra-ataque da indústria automobilística estadunidense como resposta ao início da invasão das marcas japonesas e européias; • A polemica gerada por Ralph Nader, o Chevrolet Corvair e o início dos direitos do consumidor; • O surgimento do Ford Mustang e sua forte influência na indústria automobilística; • Pony-cars e Muscle-cars, marcos americanos no setor dos esportivos; • Os carros esporte italianos e o surgimento da Lamborghini; • A Porsche apresenta o 911 e a Jaguar o Tipo E; • NSU, um carro com mecânica revolucionária e com um design à frente de seu tempo; • Renault 16 e o início da bem sucedida trajetória dos hatchbacks; • A Honda entra no ramo dos automóveis; • O primeiro “boom” da indústria automobilística brasileira; • O regime militar no Brasil e sua influencia na indústria automobilística; • A trajetória da Willys-Overland, Vemag e Simca, os modelos desenhados para o Brasil e sua absorção pelas marcas Ford, Volkswagen e Chrysler; • A General Motors investe em seu primeiro automóvel fabricado no Brasil, o Opala;
Anos de 1970 • As crises do petróleo e seu forte impacto na indústria automobilística norte-americana e mundial; • Os modelos AMC Gremlin, Chevrolet Vega e Ford Pinto marcam o início de uma nova ofensiva dos EUA contra a invasão dos modelos japoneses e europeus; • A era do downsizing nos modelos americanos; • A corrida espacial entre EUA e URSS coloca na superfície da Lua os jipes lunares; • A chegada do Chevette e o início da ampliação da linha de modelos Chevrolet fabricados no Brasil; • A italiana Fiat chega ao Brasil com um modelo derivado do 127; • Golf, Passat e Scirocco, a marca da Italdesign, Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani na Volkswagen faz escola; • A Volkswagen do Brasil lança modelos como o Brasília e o SP2, marcos da capacidade nacional no desenvolvimento próprio de novos modelos; • A década vê a ascensão e queda da Chrysler do Brasil e seus modelos V8 baseados na linha Dart americana;; • Os Alfa-Romeo brasileiros, únicos da marca do Cuore Sportivo fabricados fora da Itália, sofrem no período sua maior evolução; • A evolução nos processos de produção e no design das carrocerias no período;
Anos de 1980 • Os avanços tecnológicos do período (Air-bags, Cd-players, ônibus espaciais, computadores pessoais, etc); • A política, a economia e suas influências no Brasil e no mundo (As diretas já, a hiperinflação, a queda do muro de Berlin, o massacre da Praça de Tien an men); • O Trabant como símbolo do atraso e da falência de um regime; • A primeira marca japonesa de automóveis a se instalar em solo estadunidense e o histórico acordo Toyota-GM; O “Toyotismo” substitui o “Fordismo” como paradigma a ser seguido pela indústria; • A crise da Chrysler e seu renascimento pelas mãos de Lee Iacocca, da plataforma “K” e das minivans; • Renault Espace e Chrysler Caravan, protagonistas de uma nova era e do surgimento de uma nova categoria, a das minivans; • O sonho mal sucedido de John Zacary De Lorean e o processo de produção empregado no DMC 12; • O Yugo e sua tentativa de se impor no mercado estadunidense; • Fiat Panda e Fiat Uno, exemplos históricos da competência da Italdesign e seus protagonistas, Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani; • A breve incursão da Lamborghini no mercado dos utilitários; • A Fiat brasileira exporta para a matriz; • Audi Quattro, Porsche 959, Ferrari F-40, VW Bus T3, BMW E-30, E-34 e E-31, Jeep Cherokee: Marcos da indústria automobilística; • O Pontiac Fiero e seu exótico processo de produção; • O Ford Taurus e sua histórica liderança do mercado estadunidense de sedans, frente à Honda e Toyota; • Brasil: O maior produtor mundial de veículos fora-de-série; A era da fibra-de-vidro; • Carros mundiais no Brasil: Escort e Monza mudam os paradigmas em sua categoria; • O Gol da Volkswagen estréia com a missão de substituir o Fusca; • A Gurgel lança o BR-800, primeiro veículo inteiramente brasileiro produzido em série;
Anos de 1990 • Computação gráfica e realidade virtual mostram o caminho dos novos projetos de automóveis; • Os telefones celulares e a internet revolucionam as comunicações e a era da informação se consolida; • Os utilitários esportivos e os esportes radicais indicam mudanças de comportamento nos consumidores; • Honda/Acura NSX e a primeira carroceria construída inteiramente em alumínio; • A Chrysler surpreende o mundo com os lançamentos ousados do Dodge Viper e Plymouth Prowler; • A Ford indica novos caminhos para o design, com seu New Edge Design; • A Renault inova com seu monovolume urbano Twingo e apresenta sua própria minivan, a Scénic, que também passa a ser produzida no Brasil; • O polemico design do americano Chris Bangle é apresentado ao mundo através do Fiat Coupé; • Walter de Silva dá nova vida à marca Alfa-Romeo com o modelo 156; • A Mercedes-Benz apresenta seu SLK, conversível de capota rígida, após a Honda lançar o DelSol, onde um robô recolhe o teto em alumínio e o guarda no porta-malas; • Em uma inusitada associação entre um fabricante de relógios de pulso e uma montadora, nasce o SMART, apontando os caminhos para os carros urbanos do futuro; • A onda retrô toma conta da indústria automobilística a partir do Volkswagen New Beetle; • O melancólico fim da Gurgel mata a esperança de uma marca genuinamente brasileira; • No Brasil são reabertas as importações no início da década, levando a uma total revolução na indústria local a partir do final dos anos 1990, quando começam a chegar os chamados New Commers, tais como Honda, Toyota e Renault.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.
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Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.
Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.
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