Os veículos com tração nas 4 rodas, os chamados 4×4, são fabricados de forma que a transmissão seja distribuída igualmente para as 4 rodas para melhorar o tráfego, isso, significa que a força do motor, a qual impulsiona o carro, é aplicada sobre os eixos dianteiros e os traseiros da mesma maneira, possibilitando assim, maior aderência ao solo dos pneus traseiros, favorecendo ao arranque.
Para que serve o 4×4?
O principal desempenho que é esperado de um veículo cuja tração é o sistema 4×4, é que tenha maior aderência ao solo, mas, existe alguns cuidados que devem ser observados.
Que tipo de solo deve ser usado o 4×4?
Os veículos com tração nas quatro rodas, para obter total desempenho, o ideal é que seja dirigido somente em estradas de terra, ou, em lugares onde o piso em que está sendo trafegado, possa estar com pouca aderência, fazendo que os pneus possam deslizar.
Quais são as diferenças entre Tração 4×4 e 4×2?
Para tanto, existem 2 tipos de tração nas quatro rodas. E que podem ser encontrados de acordo com o modelo de carro e do fabricante: Tração integral, são os veículos fabricados, com o sistema de 4×4 que funciona de maneira fixa, não há como desativar parte dela.
Atualmente no mercado. Existe outra opção, são os veículos cujo sistema de tração nas quatro rodas, proporciona ao motorista, a escolha em trabalhar o veículo somente com sistema 4×2. Isto significa que o motorista tem a possibilidade de usar a tração, no momento em que achar mais conveniente.
Normalmente para a dirigibilidade ficar ideal para trafegar em pisos normais como em asfalto. O veículo necessita apenas, da tração em duas rodas, dianteiras ou traseiras, e na hora em que precisar, o motorista ativa o sistema 4×4. Através de um botão ou de uma alavanca (existem essas diferenças entre os modelos e marcas de automóveis).
Quando se deve usar 4×4 ou 4×2?
Deve ser observado quais os tipos de solos que devem ser usados o sistema 4×4, conforme informações a seguir:
Tráfego em Asfalto Seco
Quando o veículo estiver circulando no asfalto seco, em condições normais sem chuvas, a tração nas quatro rodas não deve estar ativada.
Tráfego em Asfalto Molhado
Já no caso de trafegar no asfalto molhado, devido a fortes chuvas, a pista estará sem aderência, deve ser acionado então, o sistema 4×4, desde que não ultrapasse a velocidade de 80 km/h sob essas condições, para a segurança do motorista e passageiros.
Tráfego em Alagamentos
Em casos de locais alagados, ao atravessar esses trechos, deve estar com o sistema 4×4 ligado, mas, a travessia deve ser devagar, e feita com marcha reduzida, mantendo sempre o giro alto, para evitar que a água entre pelo escapamento.
Tráfego em locais Arenosos
Quando estiver praticando rali, ou, estiver andando na areia. O ideal é usar calibragem menor nos pneus, para que obter o máximo de tração nas rodas, não esquecendo depois, de voltar a calibragem normal. Outra dica, caso mesmo assim, o carro fique atolado, o sistema deve ser reduzido para o 4×2, até sair do atoleiro.
Tráfego em Terrenos Íngremes
Para trafegar em terrenos íngremes, com buracos e barrancos, o ideal é usar a 4×4 reduzida, deve se ter cuidado nas manobras. E preferência, ter alguém que possa orientar o motorista, para qual o melhor lado para virar as rodas, para que o carro consiga melhor aderência ao solo, e consiga transpor os obstáculos, e sair do terreno.
Como obter Melhor Desempenho do 4×4?
As melhores maneiras de como utilizar o 4×4. Podem ser obtidas através das orientações fornecidas pelo próprio fabricante, que podem ser verificadas no manual do proprietário. Inclusive para evitar manutenções desnecessárias, e garantir a durabilidade do veículo.
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