Pilotar usando o capacete com viseira de forma adequada é essencial a segurança do piloto, desde que tenha a etiqueta de certificação do INMETRO.
O que o Código de Trânsito Brasileiro diz
Conforme disposto no inciso I dos artigos 54 e 55, e os incisos I e II do artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, disposto na Resolução 203 de 29 de Setembro de 2006, no Brasil é obrigatório o uso do capacete com viseira para trafegar nas vias públicas piloto e carona, não apenas de motocicletas, como também motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados;
Qual a maneira certa de usar o capacete?
Para não receber multas, o piloto precisa estar sempre com o capacete na cabeça devidamente afivelado pela cinta jugular e preso embaixo do maxilar inferior.
É importante estar atento na hora da compra, pois é necessário que seja certificado pelo INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, ou seja, tenha um selo de identificação, ou uma etiqueta interna, caso contrário será multado.
Capacete e viseira, qual sua importância?
O piloto e o carona em quaisquer dos veículos mencionados acima, precisam utilizar um capacete que tenha viseira, ou, óculos de proteção;
Não são aceitos óculos de grau ou de sol como substitutos a viseira. Para trafegar a noite a viseira deve ser de cristal transparente, sem película escura, senão, dá multa. A viseira só pode estar levantada enquanto a moto estiver parada no semáforo, e deve ser baixada novamente antes de sair;
Qual o jeito certo de usar o capacete com viseira
Existem capacetes de todos os tipos, desde comuns até mais sofisticados, de qualquer maneira é preciso que seja experimentado antes de comprar. Veja como encontrar o ideal:
Coloque o capacete escolhido na cabeça e afivele. Não pode estar dançando, nem tão pouco apertando a cabeça. Vire a cabeça para os lados, para cima e para baixo, ele não pode se mexer. Empurre a queixeira em direção ao seu rosto com a ponta dos dedos em um movimento rápido e com força.
Caso a queixeira tocar a ponta do seu queixo, este capacete pode vir a machucar seu maxilar facilmente, por isso, escolha outro e faça os testes novamente.
Fazer estes testes antes de adquirir o capacete é superimportante, visto que um estudo feito na Europa comprovou que 12% dos capacetes saem da cabeça durante as quedas, justamente por não se ajustarem perfeitamente nos pilotos envolvidos.
Mantenha o Capacete limpo
Lavar o capacete a cada 30 dias no verão, e cada 2 meses no inverno, faz parte da higiene pessoal sem perder a durabilidade de até 5 anos, basta ter outro de reserva, além de alguns cuidados. Confira:
Material necessário e passo a passo
3 baldes, água, sabão líquido de preferência com tira manchas
Encha um balde com água e sabão e coloque o capacete com a parte de traz no fundo do balde e a queixeira para cima;
Deixe de molho por 1 hora;
Caso tenha alguma mancha limpe com uma escova de dentes delicadamente;
Lave em água corrente;
Em outro balde coloque amaciante e água;
Deixe o capacete dentro por 15 minutos;
Escorra a água e apoie o capacete num local alto bem ventilado na sombra, com a queixeira apontada para o chão e a viseira aberta;
Deixe secar por completo por 3 ou 4 dias, por isso, é preciso ter outro capacete de reserva;
Depois de seco passe cera de carnaúba, espere secar para dar brilho com flanela;
Viseira ou óculos de proteção limpos
A viseira também merece atenção, principalmente quando insetos grudam nela, não passe pano seco, não lave só com água, nem passe papel para não riscar;
É preciso que seja lavada com uma esponja macia e detergente neutro;
Seque com pano de microfibra, em seguida passe uma camada fina de cera para proteger;
O mesmo pode ser feito com os óculos de proteção;
Com esses cuidados, óculos e viseira ficam impermeabilizados;
Quando trocar de capacete
O objetivo básico de um capacete é proteger a cabeça do piloto mesmo em quedas no asfalto, e quando for de excelente qualidade recebe o selo do INMETRO e pode suportar o peso da roda de um veículo passando por cima.
Portanto, quando o piloto já caiu da moto mesmo que não tenha sido nada sério, é hora de aposentar o capacete, pois, já cumpriu sua missão.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.
Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.
Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.
Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.
Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.