link as = "script" href = "https://cdn.ampproject.org/v0.js" rel= "preload"
phone-icon0800 642 2327          phone-iconFIXO (47) 3522-3274              whatsapp-logo-icone(47) 99978-1266          whatsapp-logo-icone(47) 98872-0320 (PEÇAS)

A pergunta ar-condicionado ou janela aberta, qual consome mais combustível, até hoje não tem uma resposta 100% convincente, já que cada fabricante tem explicações diferentes para o mesmo problema!

De qualquer maneira alguns motoristas preocupados em economizar devido o preço do combustível acreditam que é melhor deixar as janelas abertas do carro enquanto dirigem, passar um pouco de calor, para fazer economia, mas, será?

E se ligar o ar-condicionado na velocidade 1, gasta menos ou mais que na velocidade 4?

São tantas dúvidas, vamos começar esclarecendo, andar de janela aberta e passar calor, economiza?

Conforme informações da (SEA) Sociedade de Engenharia Automotiva (SEA), pode dirigir com o ar-condicionado ligado e ainda, economizar combustível conforme a forma de funcionamento do compressor de ar do veículo e a quantidade a mais de combustível que o motor precisa para operar.

Arrasto, o que é?

Também depende do arrasto, resistência que o carro e todos os objetos em movimento encontram quando se deslocam pelo ar em qualquer velocidade.

Significa que enquanto dirige com janelas fechadas, a estrutura do veículo é projetada para anular essa força, mas somente em velocidades mais altas, ou seja, o motor trabalha mais para manter a velocidade e também para acelerar.

Janela aberta em alta velocidade gasta mais

Já com o carro a 80 km/hora andando com as janelas abertas, há uma diminuição na eficiência de combustível em até 20%, porcentagem maior de quando o carro está com o ar-condicionado ligado, que tem uma diminuição da eficiência de combustível em até 10%.

Janela aberta em baixa velocidade gasta menos

Então, quem dirige na cidade em velocidades baixas sem ligar o ar-condicionado mantendo a janela aberta gasta menos combustível, pois o atrito do ar quase não afeta o consumo, ou seja, o melhor é ligar o ar-condicionado quando estiver trafegando em rodovias em velocidades mais altas.

Quanto a ligar o ar-condicionado na velocidade 1, ou 4, tem diferença?

O ar quente que vem de fora vai para a cabine após entrar em contato com o motor a combustão, e se transforma no ar frio refrigerado pelo sistema de ar-condicionado;

Isto acontece nos sistemas com controles manuais ou digitais em qualquer das velocidades, de 1 a 4, pois, o compressor responsável pelo aumento do consumo continua funcionando, exigindo a mesma carga de força produzida pelo motor, ou seja, gasta a mesma quantidade de combustível;

Alguns modelos de ar-condicionado digital, tem a opção Auto que faz o compressor desacoplar momentaneamente quando a temperatura ideal é atingida, mesmo assim, a diferença no consumo é mínima;

Ar-condicionado ou janela aberta, qual consome mais combustível?

Manter a janela aberta ao dirigir altera um pouco a quantidade de arrasto do veículo, claro que tudo depende do tamanho, formato e velocidade, ou seja, um SUV grande não vai tem muita alteração na resistência do ar, pois, já tem muito arrasto, enquanto carros menores podem aumentar a resistência por volta de 20%;

O mesmo vale para carros com motores de 4 cilindros pequenos que precisam de mais força quando estão andando com o ar-condicionado ligado, enquanto motores de 8 cilindros grandes, como SUV’s e caminhões trabalham normal;

Para saber se o ar-condicionado ou janela aberta, qual consome mais combustível, estudos foram feitos entre um SUV, motor de 8,1 litros, 8 cilindros e um sedã, motor de 4,6 litros, e 8 cilindros, em condições diferentes em várias velocidades. Acompanhe:

Ar-condicionado desligado x janelas abertas

Os 2 veículos tiveram consumo econômico de combustível enquanto o ar-condicionado estava desligado com as janelas fechadas, mas, quando as janelas foram abertas, a eficiência do combustível caiu, principalmente para o sedã com menor arrasto, visto que o SUV já tinha muita resistência do ar.

Ar-condicionado ligado x janelas fechadas

Os mesmos veículos ao transitarem com o ar-condicionado ligado e janelas fechadas, a eficiência do combustível caiu muito para ambos, embora tenham grandes motores.

Embora a afirmação é que velocidades altas com ar-condicionado ligado consomem pouco combustível, o mesmo não vale para motores de 4 cilindros menores, já que vão desenvolver melhor nas estradas com as janelas abertas e ar-condicionado desligado.

Procure testar a economia de seu veículo andando com janelas fechadas e abertas, com e sem ar-condicionado ligado, assim, terá como programar alguma economia caso tenha interesse.

inscreva-se no youtube

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.

Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.