Alinhamento de direção, rodas, ou a Cambagem ou o Caster
Alinhamento da direção é um dos itens prioritários para a segurança dos ocupantes do veículo, mas, é importante que os ajustes necessários, sejam feitos através de dispositivos específicos para o serviço, afim de não prejudicar a estrutura do carro, como a Cambagem e o Caster.
Qual a importância do Alinhamento de Direção
O alinhamento de direção é feito para posicionar as rodas na suspensão do veículo, transmitindo segurança ao motorista para dirigir, com isso, é possível o veículo andar em linha reta, sem puxar para nenhum dos lados, o que significaria, além da insegurança, que poderia provocar desgastes excessivos somente em um dos lados dos pneus.
O que é Cambagem? E por que fazer?
Cambagem é o nome atribuído ao grau de inclinação da parte superior da roda, esse grau pode ser negativo, que significaria que roda está posicionada para dentro do veículo, ou ainda positivo, quando a roda se encontra posicionada para fora.
A Cambagem está ligada diretamente ao desgaste irregular dos pneus, pois ao ocorrer desgaste na parte interna do pneu, a cambagem acusará negativa, e quando o desgaste for na parte externa, será positiva. O ideal é aproximar ao máximo o grau negativo do positivo, para haver desgaste iguais nos pneus.
Cambagem vem do inglês CAMBER que significa curvatura, inclinação, arqueamento Durante muitos anos, a tendência tem sido para definir a curvatura de zero a ligeiramente positivo para compensar carga do veículo, no entanto, a tendência atual é a de configurações ligeiramente negativas para aumentar a estabilidade do veículo e melhorar a dirigibilidade.
O que é Caster? E por que fazer?
Além da Cambagem importante no alinhamento, o Caster também é essencial, pois determina o melhor ângulo de inclinação do braço de suporte do eixo, localizado na parte superior da roda, podendo ser para trás ou para frente, sendo que nesse caso, os ângulos devem ficar iguais, afim de evitar que a direção também puxe para um dos lados ou haja desgaste nos pneus de forma irregular.
Quando fazer Alinhamento de direção, a Cambagem e o Caster
1 – Sempre que perceber que a direção está puxando para um lado.
2 – Ao fazer rodízio dos pneus e balanceamento.
3 – Quando perceber que o pneu está com um lado mais gasto que o outro.
4 – Logo após a troca de alguma parte da suspensão.
5 – A cada 10000 km rodados.
Quando fazer Alinhamento de direção
Estabilidade do veículo
Melhorar a dirigibilidade
Quando fazer a Cambagem
Quando fazer Alinhamento de rodas
Porque fazer Alinhamento de rodas
Quando fazer o Caster
Vala para alinhamento
Plataforma de Alinhamento
Garra flex
Garra de deformação
Alinhador a Laser
Alinhador Optico
Alinhador Computadorizado
Macaco Pneumático
Filtro de Ar – lubrifil
Geometria Analítica
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.
Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.
Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.
Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.
Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.