link as = "script" href = "https://cdn.ampproject.org/v0.js" rel= "preload"
phone-icon0800 642 2327          phone-iconFIXO (47) 3522-3274              whatsapp-logo-icone(47) 99978-1266          whatsapp-logo-icone(47) 98872-0320 (PEÇAS)

Alinhamento de direção, rodas,  ou a Cambagem ou o Caster

Alinhamento  da direção é um dos itens prioritários para a segurança dos ocupantes do veículo, mas, é importante que os ajustes necessários, sejam feitos através de dispositivos específicos para o serviço, afim de não prejudicar a estrutura do carro, como a Cambagem  e o Caster.

alinhamento

Qual a importância do Alinhamento de Direção

O alinhamento de direção é feito para posicionar as rodas na suspensão do veículo, transmitindo segurança ao motorista para dirigir, com  isso, é possível o veículo andar em linha reta, sem puxar para nenhum dos lados, o que significaria, além da insegurança, que poderia  provocar desgastes excessivos somente em um dos lados dos pneus.

vala de alinhamento

O que é Cambagem? E por que fazer?

Cambagem é o nome atribuído ao grau de inclinação da parte superior da roda, esse grau pode ser negativo, que significaria que roda está posicionada para dentro do veículo, ou ainda positivo, quando a roda se encontra posicionada para fora.

cambagem

A Cambagem está ligada diretamente ao desgaste irregular dos pneus, pois ao ocorrer desgaste na parte interna do pneu, a cambagem acusará negativa, e quando o desgaste for na parte externa, será positiva. O ideal é aproximar ao máximo o grau negativo do positivo, para  haver desgaste iguais nos pneus.

cambagem

Cambagem vem do inglês CAMBER que significa  curvatura, inclinação, arqueamento Durante muitos anos, a tendência tem sido para definir a curvatura de zero a ligeiramente positivo para compensar carga do veículo, no entanto, a tendência atual é a de configurações ligeiramente negativas para aumentar a estabilidade do veículo e melhorar a dirigibilidade.

O que é Caster? E por que fazer?

Além da Cambagem importante no alinhamento, o Caster também é essencial, pois determina o melhor ângulo de inclinação do braço de  suporte do eixo, localizado na parte superior da roda, podendo ser para trás ou para frente, sendo que nesse caso, os ângulos devem ficar  iguais, afim de evitar que a direção também puxe para um dos lados ou haja desgaste nos pneus de forma irregular.

caster

Quando fazer Alinhamento de direção, a Cambagem e o Caster

1 – Sempre que perceber que a direção está puxando para um lado.

2 – Ao fazer rodízio dos pneus e balanceamento.

3 – Quando perceber que o pneu está com um lado mais gasto que o outro.

4 – Logo após a troca de alguma parte da suspensão.

5 – A  cada 10000 km rodados.

alinhador
Quando fazer Alinhamento de direção    Estabilidade do veículo Melhorar a dirigibilidade
Quando fazer a Cambagem Quando fazer Alinhamento de rodas    Porque fazer Alinhamento de rodas   
Quando fazer o Caster Vala para alinhamento Plataforma de Alinhamento
Garra flex Garra de deformação Alinhador a Laser
Alinhador Optico Alinhador Computadorizado Macaco Pneumático
Filtro de Ar – lubrifil Geometria Analítica  
canhão laser
cambagem

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO.

Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.