Regulagem de Faróis

Os faróis é mais um dos itens fundamentais para segurança dos ocupantes do veículo, principalmente para o motorista que depende dos mesmos para enxergar não só os outros carros, mas, as pessoas atravessando as ruas, enxergar a tempo para desviar de buracos, obstáculos, depressões no solo, até mesmo de animais que atravessam a rua rapidamente.

Importância da Regulagem de Faróis

Para a boa visão principalmente a noite, a regulagem dos faróis começa pela manutenção das lâmpadas que devem estar sempre cristalinas, e quando os faróis estão desregulados, iluminam sempre o local errado, estando muito altos, iluminarão os olhos dos outros motoristas no sentido contrário, causando inclusive perda momentânea da visão, se estiver muito baixo, o campo de visão da rodovia fica curto demais, podendo por não iluminar algum veículo parado no acostamento ou no meio fio, além de não ver as placas ou sinais de trânsito.

Prazo para fazer a regulagem de Faróis

A regulagem dos faróis deve ser feita a cada 6 meses de acordo com as informações do fabricante, ou sempre que for percebido que os faróis não estão mais iluminando o suficiente.

Com é feito a Regulagem de Faróis

A regulagem de Faróis deve ser feita através de um equipamento chamado Alinhador de Faróis, e executada por profissionais especializados e treinados, para lidar principalmente com os faróis Xenon e Halógenos, pelo fato que esses faróis possuem uma iluminação 2,5 maior que qualquer outro farol, requerendo uma regulagem exata, afim de não prejudicar principalmente os motoristas que vem em sentido oposto.

Por que os Faróis perdem a Regulagem?

Alguns fatores são responsáveis pelos faróis que foram alinhados a pouco tempo, e agora é fácil perceber que estão desregulados. Por quais motivos? A resposta é simples, os faróis podem ficar desregulados após uma pequena colisão, ou, se o motorista costuma trafegar em estradas ou ruas desniveladas, ou ainda, se o motorista viaja constantemente para lugares muito úmidos ou trafega muito em estradas de terra.

Qual a multa para a Falta de Regular os Faróis

O importante é sempre prevenir, fazendo a manutenção, não só dos faróis, como das lanternas, dos piscas, das luzes de freio e de ré, lembre-se, não é só a questão da segurança dos passageiros, existem também as multas e pontuações na carteira, e nesse caso, o valor da multa para faróis desregulados é de R$ 127,69, além de 5 pontos na carteira. Pense nisso.

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Pin It on Pinterest

Share This