Os freios têm o objetivo principal em diminuir a velocidade até a completa estagnação, estando entre os componentes mais importantes no mecanismo de cada carro.
No entanto, os tipos de freios para cada carro são diferentes conforme o fabricante e o modelo, por isso, se está pensando em trocar de veículo é interessante saber quais as diferenças na hora de pisar no freio!

Existem 3 tipos de freios:

  • Freios a disco;
  • Freios a tambor;
  • Freios ABS
Os freios a disco e a tambor são os tipos mais comuns, embora a tambor seja ultrapassado, enquanto o sistema ABS, é sem dúvida, o melhor de todos, pois, é antitravamento.
Os sistemas a tambor e a disco, suportam o peso do veículo, agem em conjunto nas ações de frenagem, os freios a tambor, nas rodas traseiras e os freios a disco nas dianteiras, ou seja, a função é a mesma, desacelerar o automóvel, embora diferentes.

Freios a tambor

  • O freio a tambor como o nome diz, é um tambor que fica conectado as rodas que é parado por calços, ou lonas, ativados hidraulicamente, causando pressão contra o tambor e, consequentemente contra as rodas;
  • A fricção causada entre a lona e a superfície do tambor fazem o carro diminuir a velocidade ou parar;
  • Poucos carros geralmente de preços mais acessíveis ainda, hoje, são equipados com freios a tambor em um dos eixos, com o objetivo de reduzir custos;

Como Funciona

Ao frear os pistões hidráulicos se expandem com a transmissão do fluido, empurrando as sapatas, as placas de fricção contra o tambor que fica na lateral da roda;

Freios a disco

  • A maioria dos veículos no Brasil saem da fábrica com freio a disco nas rodas dianteiras;
  • São feitos de cerâmica ou ferro fundido;
  • Vem acompanhado pelas pastilhas de freios, são de baixo custo e simples de trocar, com vida útil de 25 a 35 mil quilômetros;
  • Quando não são trocadas no momento certo, podem danificar o disco de freio;

Como Funciona

O sistema de frenagem dos freios a disco parecem com os freios a tambor, pois, as pastilhas comprimem um disco ligado a roda, fazendo-a parar na medida em que a fricção é realizada hidraulicamente pelas pastilhas, mas, muito mais eficiente;
Discos de cerâmica são encontrados em carros esportivos ou de alta performance, devido suportarem muito mais calor, melhorando o desempenho durante a fricção;

Freios ABS

  • Freios ABS em inglês significa Anti-lock Braking System, Sistema de frenagem antitravamento;
  • Este é um dos tipos de freios inteligente, graças a tecnologia computadorizada que garante mais segurança e eficiência para o carro;

Como Funciona

  • O sistema ABS detecta a forma como a frenagem é aplicada sobre as quatro rodas, corrigindo qualquer tipo de descompasso ou travamento, que podem fazer o veículo derrapar ou ter problemas enquanto freia, parando mais rapidamente;
  • Ideal especialmente em altas velocidades ou em estradas molhadas e escorregadias;
  • Ao acionar o freio a bomba de recalque empurra o fluído do freio em sentido contrário para conseguir equalizar a pressão hidráulica do freio e impedir o travamento das rodas;
  • É importante para as rodas não travarem durante uma frenagem mais brusca que seja mantida a força sobre o pedal do freio;

Breque (Freio) de mão

O breque de mão, conhecido como freio de estacionamento ou freio mecânico deve ser acionado sempre na hora de estacionar, e é totalmente independente dos sistemas principais;

Funcionamento

É um sistema de cabos de aço ativados pela alavanca sempre que for acionada, travando completamente as rodas traseiras, ideal para quando for estacionado em uma inclinação;

Manutenção preventiva

Independente do tipo de freios que tem no carro, precisam ser revisados pelo menos uma vez ao ano, e sempre substituir as peças defeituosas por novas, com garantia e procedência, senão, podem falhar do mesmo jeito.
  • Manutenção preventiva evita problemas na frenagem, principalmente quando as pistas estão escorregadias;
  • Sintomas de freios com problemas
  • Nem sempre os freios falham, por isso, é preciso ficar atento a outros sinais que indicam que é hora de revisão como:
  • Pedal do freio baixo;
  • Mais duro;
  • Luz acesa no painel referente aos freios;
  • Barulho forte nas rodas;
  • Carro dança em freadas bruscas;
Existem problemas mais sérios que podem deixar o carro sem freios, é quando são formadas bolhas no interior do sistema hidráulico que pode ser descoberto somente pelo mecânico, no entanto, o sintoma é aparente como gotas de óleo de freios no chão onde estaciona.
Mesmo com a existência de vários tipos de freios, a troca do fluido deve ser conforme orientação do fabricante, caso contrário pode acumular água, perder as propriedades, e causar o aparecimento de bolhas nas mangueiras conforme explicado acima, por isso, a melhor maneira de evitar é estar atento a manutenção preventiva.

What are the 3 types of brakes and how do they work?

The main purpose of the brakes is to slow down to complete stagnation, being among the most important components in the mechanism of each car.
However, the types of brakes for each car are different depending on the manufacturer and the model, so if you are thinking about changing your vehicle it is interesting to know the differences when it comes to stepping on the brake.

There are 3 types of brakes:

  • Disc brakes;
  • Drum brakes;
  • ABS Brakes
Disc brakes and drum are the most common types, although the drum is outdated, while the ABS system is undoubtedly the best of all as it is antilock.
The drum and disc systems support the weight of the vehicle, act together on braking actions, drum brakes, rear wheels and disc brakes on the front, ie the function is the same, decelerate the car , although different.

Drum brakes

  • The drum brake, as the name says, is a drum that gets connected to the wheels that are stopped by shims, or plies, activated hydraulically, causing pressure against the drum and consequently against the wheels;
  • The friction caused between the tarpaulin and the surface of the barrel causes the car to slow down or stop;
  • Few cars, usually of more affordable prices, are now equipped with drum brakes on one of the axles, in order to reduce costs;

Operation

When braking the hydraulic pistons expand with the transmission of fluid, pushing the shoes, the friction plates against the drum that is on the side of the wheel;

Disc brakes

  • Most vehicles in Brazil leave the factory with disc brakes on the front wheels;
  • They are made of ceramic or cast iron;
  • Comes with brake pads, they are inexpensive and simple to change, with a life span of 25 to 35 thousand kilometers;
  • they are not changed at the right time, they can damage the brake disc;

Operation

The braking system of the disc brakes resemble the drum brakes, as the pads compress a disc connected to the wheel, making it stop as the friction is carried out hydraulically by the inserts, but, much more efficiently;
Ceramic discs are found in sports or high performance cars, because they carry much more heat, improving performance during friction;

ABS Brakes

  • ABS Brakes in English means Anti-lock Braking System, Anti-lock Braking System;
  • This is one of the types of intelligent brakes, thanks to computerized technology that ensures more safety and efficiency for the car;

Operation

  • The ABS system detects how braking is applied to all four wheels, correcting any type of misalignment or locking, which can cause the vehicle to skid or have problems while braking, stopping faster;
  • Ideal especially at high speeds or on wet and slippery roads;
  • When the brake is applied, the brake pump pushes the brake fluid counterclockwise to equalize the hydraulic brake pressure and prevent wheel locking;
  • It is important for the wheels not to brake during a more sudden braking that maintains the force on the brake pedal;

Handbrake

The hand brake, known as a parking brake or mechanical brake must always be activated when parking, and is totally independent of the main systems;

Operation

It is a system of lever-activated steel cables whenever it is driven, completely locking the rear wheels, ideal for when parked on a slope;

Preventive maintenance

Regardless of the type of brakes you have in the car, they need to be checked at least once a year, and always replace the defective parts with new, guaranteed and proven, otherwise, they can fail the same way.
  • Preventive maintenance avoids problems in braking, especially when the tracks are slippery;
  • Symptoms of Brakes with Problems
  • Not always the brakes fail, so it is necessary to be attentive to other signs that indicate that it is time for revision like:
  • Low brake pedal;
  • Harder;
  • Light on panel on brakes;
  • Strong noise on wheels;

Car dances in sudden braking;

There are more serious problems that can leave the car without brakes, is when bubbles are formed inside the hydraulic system that can be discovered only by the mechanic, however, the symptom is apparent as drops of brake oil on the ground where it parked.
Even with the existence of several types of brakes, fluid replacement should be according to the manufacturer’s instructions, otherwise it may accumulate water, lose its properties, and cause bubbles to appear on the hoses as explained above, so the best way to avoidance is to be aware of preventive maintenance.

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Os freios têm o objetivo principal em diminuir a velocidade até a completa estagnação, estando entre os componentes mais importantes no mecanismo de cada carro.
No entanto, os tipos de freios para cada carro são diferentes conforme o fabricante e o modelo, por isso, se está pensando em trocar de veículo é interessante saber quais as diferenças na hora de pisar no freio!

Existem 3 tipos de freios:

  • Freios a disco;
  • Freios a tambor;
  • Freios ABS
Os freios a disco e a tambor são os tipos mais comuns, embora a tambor seja ultrapassado, enquanto o sistema ABS, é sem dúvida, o melhor de todos, pois, é antitravamento.
Os sistemas a tambor e a disco, suportam o peso do veículo, agem em conjunto nas ações de frenagem, os freios a tambor, nas rodas traseiras e os freios a disco nas dianteiras, ou seja, a função é a mesma, desacelerar o automóvel, embora diferentes.

Freios a tambor

  • O freio a tambor como o nome diz, é um tambor que fica conectado as rodas que é parado por calços, ou lonas, ativados hidraulicamente, causando pressão contra o tambor e, consequentemente contra as rodas;
  • A fricção causada entre a lona e a superfície do tambor fazem o carro diminuir a velocidade ou parar;
  • Poucos carros geralmente de preços mais acessíveis ainda, hoje, são equipados com freios a tambor em um dos eixos, com o objetivo de reduzir custos;

Funcionamento

Ao frear os pistões hidráulicos se expandem com a transmissão do fluido, empurrando as sapatas, as placas de fricção contra o tambor que fica na lateral da roda;

Freios a disco

  • A maioria dos veículos no Brasil saem da fábrica com freio a disco nas rodas dianteiras;
  • São feitos de cerâmica ou ferro fundido;
  • Vem acompanhado pelas pastilhas de freios, são de baixo custo e simples de trocar, com vida útil de 25 a 35 mil quilômetros;
  • Quando não são trocadas no momento certo, podem danificar o disco de freio;

Funcionamento

O sistema de frenagem dos freios a disco parecem com os freios a tambor, pois, as pastilhas comprimem um disco ligado a roda, fazendo-a parar na medida em que a fricção é realizada hidraulicamente pelas pastilhas, mas, muito mais eficiente;
Discos de cerâmica são encontrados em carros esportivos ou de alta performance, devido suportarem muito mais calor, melhorando o desempenho durante a fricção;

Freios ABS

  • Freios ABS em inglês significa Anti-lock Braking System, Sistema de frenagem antitravamento;
  • Este é um dos tipos de freios inteligente, graças a tecnologia computadorizada que garante mais segurança e eficiência para o carro;

Funcionamento

O sistema ABS detecta a forma como a frenagem é aplicada sobre as quatro rodas, corrigindo qualquer tipo de descompasso ou travamento, que podem fazer o veículo derrapar ou ter problemas enquanto freia, parando mais rapidamente;
Ideal especialmente em altas velocidades ou em estradas molhadas e escorregadias;
Ao acionar o freio a bomba de recalque empurra o fluído do freio em sentido contrário para conseguir equalizar a pressão hidráulica do freio e impedir o travamento das rodas;
É importante para as rodas não travarem durante uma frenagem mais brusca que seja mantida a força sobre o pedal do freio;

Breque (Freio) de mão

O breque de mão, conhecido como freio de estacionamento ou freio mecânico deve ser acionado sempre na hora de estacionar, e é totalmente independente dos sistemas principais;

Funcionamento

É um sistema de cabos de aço ativados pela alavanca sempre que for acionada, travando completamente as rodas traseiras, ideal para quando for estacionado em uma inclinação;

Manutenção preventiva

Independente do tipo de freios que tem no carro, precisam ser revisados pelo menos uma vez ao ano, e sempre substituir as peças defeituosas por novas, com garantia e procedência, senão, podem falhar do mesmo jeito.
  • Manutenção preventiva evita problemas na frenagem, principalmente quando as pistas estão escorregadias;
  • Sintomas de freios com problemas
  • Nem sempre os freios falham, por isso, é preciso ficar atento a outros sinais que indicam que é hora de revisão como:
  • Pedal do freio baixo;
  • Mais duro;
  • Luz acesa no painel referente aos freios;
  • Barulho forte nas rodas;
  • Carro dança em freadas bruscas;
Existem problemas mais sérios que podem deixar o carro sem freios, é quando são formadas bolhas no interior do sistema hidráulico que pode ser descoberto somente pelo mecânico, no entanto, o sintoma é aparente como gotas de óleo de freios no chão onde estaciona.
Mesmo com a existência de vários tipos de freios, a troca do fluido deve ser conforme orientação do fabricante, caso contrário pode acumular água, perder as propriedades, e causar o aparecimento de bolhas nas mangueiras conforme explicado acima, por isso, a melhor maneira de evitar é estar atento a manutenção preventiva.

What are the 3 types of brakes and how do they work?

The main purpose of the brakes is to slow down to complete stagnation, being among the most important components in the mechanism of each car.
However, the types of brakes for each car are different depending on the manufacturer and the model, so if you are thinking about changing your vehicle it is interesting to know the differences when it comes to stepping on the brake.

There are 3 types of brakes:

  • Disc brakes;
  • Drum brakes;
  • ABS Brakes
Disc brakes and drum are the most common types, although the drum is outdated, while the ABS system is undoubtedly the best of all as it is antilock.
The drum and disc systems support the weight of the vehicle, act together on braking actions, drum brakes, rear wheels and disc brakes on the front, ie the function is the same, decelerate the car , although different.

Drum brakes

  • The drum brake, as the name says, is a drum that gets connected to the wheels that are stopped by shims, or plies, activated hydraulically, causing pressure against the drum and consequently against the wheels;
  • The friction caused between the tarpaulin and the surface of the barrel causes the car to slow down or stop;
  • Few cars, usually of more affordable prices, are now equipped with drum brakes on one of the axles, in order to reduce costs;

Operation

When braking the hydraulic pistons expand with the transmission of fluid, pushing the shoes, the friction plates against the drum that is on the side of the wheel;

Disc brakes

  • Most vehicles in Brazil leave the factory with disc brakes on the front wheels;
  • They are made of ceramic or cast iron;
  • Comes with brake pads, they are inexpensive and simple to change, with a life span of 25 to 35 thousand kilometers;
  • they are not changed at the right time, they can damage the brake disc;

Operation

The braking system of the disc brakes resemble the drum brakes, as the pads compress a disc connected to the wheel, making it stop as the friction is carried out hydraulically by the inserts, but, much more efficiently;
Ceramic discs are found in sports or high performance cars, because they carry much more heat, improving performance during friction;

ABS Brakes

  • ABS Brakes in English means Anti-lock Braking System, Anti-lock Braking System;
  • This is one of the types of intelligent brakes, thanks to computerized technology that ensures more safety and efficiency for the car;

Operation

  • The ABS system detects how braking is applied to all four wheels, correcting any type of misalignment or locking, which can cause the vehicle to skid or have problems while braking, stopping faster;
  • Ideal especially at high speeds or on wet and slippery roads;
  • When the brake is applied, the brake pump pushes the brake fluid counterclockwise to equalize the hydraulic brake pressure and prevent wheel locking;
  • It is important for the wheels not to brake during a more sudden braking that maintains the force on the brake pedal;

Handbrake

The hand brake, known as a parking brake or mechanical brake must always be activated when parking, and is totally independent of the main systems;

Operation

It is a system of lever-activated steel cables whenever it is driven, completely locking the rear wheels, ideal for when parked on a slope;

Preventive maintenance

Regardless of the type of brakes you have in the car, they need to be checked at least once a year, and always replace the defective parts with new, guaranteed and proven, otherwise, they can fail the same way.
  • Preventive maintenance avoids problems in braking, especially when the tracks are slippery;
  • Symptoms of Brakes with Problems
  • Not always the brakes fail, so it is necessary to be attentive to other signs that indicate that it is time for revision like:
  • Low brake pedal;
  • Harder;
  • Light on panel on brakes;
  • Strong noise on wheels;

Car dances in sudden braking;

There are more serious problems that can leave the car without brakes, is when bubbles are formed inside the hydraulic system that can be discovered only by the mechanic, however, the symptom is apparent as drops of brake oil on the ground where it parked.
Even with the existence of several types of brakes, fluid replacement should be according to the manufacturer’s instructions, otherwise it may accumulate water, lose its properties, and cause bubbles to appear on the hoses as explained above, so the best way to avoidance is to be aware of preventive maintenance.

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

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