Tipos de Freios

Os freios têm o objetivo principal em diminuir a velocidade até a completa estagnação. Portanto, estando entre os componentes mais importantes no mecanismo de cada carro.
No entanto, os tipos de freios para cada carro são diferentes conforme o fabricante e o modelo. Por isso, se está pensando em trocar de veículo é interessante saber as diferenças na hora de pisar no freio!

Existem 3 tipos de freios:

 

  • Freios a disco;
  • Freios a tambor;
  • Freios ABS
Os freios a disco e a tambor são os tipos mais comuns, embora a tambor seja ultrapassado. Enquanto o sistema ABS, é sem dúvida, o melhor de todos, pois, é anti-travamento.
Os sistemas a tambor e a disco, suportam o peso do veículo, agem em conjunto nas ações de frenagem. Logo, os freios a tambor, nas rodas traseiras e os freios a disco nas dianteiras, tem a mesma função. Ou seja, desacelerar o automóvel, embora com sistemas diferentes.

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Freios a tambor

 

  • Assim, o freio a tambor como o nome diz, é um tambor que fica conectado as rodas que é parado por calços, ou lonas. Logo, ativados hidraulicamente, causando pressão contra o tambor e, consequentemente contra as rodas;
  • Portanto, a fricção causada entre a lona e a superfície do tambor fazem o carro diminuir a velocidade ou parar;
  • Contudo, poucos carros geralmente de preços mais acessíveis ainda, hoje, são equipados com freios a tambor em um dos eixos. Isso se dá com o objetivo de reduzir custos;

 

Como Funciona os tipos de freios a tambor

Ao frear os pistões hidráulicos se expandem com a transmissão do fluido. Esta expansão empurra as sapatas e as placas de fricção contra o tambor que fica na lateral da roda;

Freios a disco

 

  • A maioria dos veículos no Brasil saem da fábrica com freio a disco nas rodas dianteiras;
  • São feitos de cerâmica ou ferro fundido;
  • Vem acompanhado pelas pastilhas de freios, são de baixo custo e simples de trocar, com vida útil de 25 a 35 mil quilômetros;
  • Quando não são trocadas no momento certo, podem danificar o disco de freio;

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Como Funciona tipos de freios a disco

O sistema de frenagem dos freios a disco parecem com os freios a tambor. Portanto, as pastilhas comprimem um disco ligado a roda, fazendo-a parar na medida em que a fricção é realizada. Visto que este sistema é realizado hidraulicamente pelas pastilhas, mas, muito mais eficiente;
Discos de cerâmica são encontrados em carros esportivos ou de alta performance. Isto se deve a suportarem muito mais calor, melhorando o desempenho durante a fricção;

Freios ABS

 

  • Freios ABS em inglês significa Anti-lock Braking System. Ou seja, Sistema de Frenagem Anti-travamento;
  • Este é um dos tipos de freios inteligente. Assim, graças a tecnologia computadorizada que garante mais segurança e eficiência para o carro;

 

Como Funciona tipos de freios ABS

 

  • O sistema ABS detecta a forma como a frenagem é aplicada sobre as quatro rodas. Isso corrige qualquer tipo de descompasso ou travamento, que podem fazer o veículo derrapar ou ter problemas enquanto freia. Assim, parando mais rapidamente;
  • Logo, é ideal especialmente em altas velocidades ou em estradas molhadas e escorregadias;
  • Portanto ao acionar o freio a bomba de recalque empurra o fluído do freio em sentido contrário. De maneira a conseguir equalizar a pressão hidráulica do freio e impedir o travamento das rodas;
  • É importante para as rodas não travarem durante uma frenagem mais brusca que seja mantida a força sobre o pedal do freio;

 

Breque (Freio) de mão

O breque de mão, conhecido como freio de estacionamento ou freio mecânico. Este deve ser acionado sempre na hora de estacionar, e é totalmente independente dos sistemas principais;

Funcionamento

É um sistema de cabos de aço ativados pela alavanca sempre que for acionada. Assim, travando completamente as rodas traseiras, ideal para quando for estacionado em uma inclinação;

Manutenção preventiva

Independente do tipo de freios que tem no carro, precisam ser revisados pelo menos uma vez ao ano. Além de sempre substituir as peças defeituosas por novas, com garantia e procedência, senão, podem falhar do mesmo jeito.
  • Manutenção preventiva evita problemas na frenagem, principalmente quando as pistas estão escorregadias;
  • Sintomas de freios com problemas
  • Nem sempre os freios falham, por isso, é preciso ficar atento a outros sinais que indicam que é hora de revisão como:
  • Pedal do freio baixo;
  • Mais duro;
  • Luz acesa no painel referente aos freios;
  • Barulho forte nas rodas;
  • Carro dança em freadas bruscas;

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Problemas nos Freios

Existem problemas mais sérios que podem deixar o carro sem freios. Isto se dá quando quando são formadas bolhas no interior do sistema hidráulico que pode ser descoberto somente pelo mecânico. No entanto, o sintoma é aparente como gotas de óleo de freios no chão onde estaciona.
Assim, mesmo com a existência de vários tipos de freios, a troca do fluido deve ser conforme orientação do fabricante. Caso contrário pode acumular água, perder as propriedades, e causar o aparecimento de bolhas nas mangueiras conforme explicado acima. Por isso, a melhor maneira de evitar é estar atento a manutenção preventiva.
Saiba na hora que um novo vídeo foi postado. Com novidades em equipamentos automotivos, segurança e entretenimento da área mecânica, informação e lazer.

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Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

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