Quem mora em condomínios mais novos certamente já dispõe de modernidade nos elevadores mais ágeis, silenciosos, e principalmente com designer inovador, agora, em condomínio mais antigo, talvez, seja o momento de conhecer as vantagens em modernizar os elevadores.

O maior incentivo para se modernizar os elevadores, começa pelo visual moderno, arrojado em inox, todo espelhado, com sistemas de botoeiras avançados, e tecnologia de primeira, mesmo porque, sistemas mais antigos funcionam através de relês, enquanto os novos utilizam comandos eletrônicos microprocessados.

E isso, é apenas o começo das vantagens em modernizar os elevadores, a economia de energia é também outro fator relevante na conta de despesas de um prédio, visto que diminuirá com a implantação de sistemas de comandos modernos e avançados, afinal, será tudo novo, sem peças antigas, com defeito, e muitas vezes até recondicionadas.

O valor do imóvel é outro atrativo com a chegada de elevadores mais modernos, aliás, o condomínio propriamente falando é valorizado, e ainda, promove maior agilidade entre os andares e raramente acontecem defeitos, isso já é suficiente para aceitar como um investimento necessário onde todos serão beneficiados.

Conheça melhor as vantagens em modernizar os elevadores

Não tem como negar que um elevador mais antigo, todo mês apresenta algum tipo de defeito, isso, quando não ficam 15 ou 20 dias parados sem ninguém poder utilizar, devido aguardar a chegada de alguma peça que se tornou tão obsoleta, que a solução é tentar recuperar.

O custo mensal de manutenção é outro fator que pesa no orçamento do condomínio, principalmente devido a peças que não são mais fabricadas, entretanto, no caso de modernizar os elevadores, o sistema eletrônico não se desgasta, evitando gastos desnecessários com componentes mecânicos.

Outro benefício importante dentro de um condomínio, é a redução mensal no consumo de energia com a modernização dos elevadores, em razão de representar uma economia de até 40% que significaria um lucro e tanto, ou seja, a grosso modo, caso a conta mensal seja R$ 5 mil, 40% a menos, o valor a pagar seria de R$ 3 mil.

A modernização dos elevadores, melhora a rotina dos condôminos, e também dos empregados que lá trabalham, agilizando as idas e vindas entre os andares, tudo com mais conforto e segurança, representando um excelente investimento. O “famoso degrau” que usualmente se forma na porta do elevador, é outra preocupação a menos visto que é sempre um obstáculo para idosos ou crianças, pois, nos elevadores mais modernos, a tecnologia avançada tem um sistema que impede esse desnível.

Além disso, os elevadores mais novos sobem e descem suavemente, sem trancos, muito menos solavancos, e muitas vezes são tão silenciosos que dá a impressão que ainda, está no andar. Existem vários tipos de elevadores para escolher com preços diferenciados, claro, que quanto mais sofisticado, mais caro, como alguns com comando de voz que avisa em qual andar parou, ideal para o transporte de pessoas com problemas visuais.

A manutenção mensal é, sem dúvida, outro benefício que não pode ser deixado de mencionar, visto que será bem abaixo dos gastos anteriores feitos enquanto os elevadores eram antigos, a propósito, prefira empresas onde o valor da manutenção esteja incluso.

E saibam que o prazo para a modernização de um elevador é muito mais rápida, se comparar a fabricação de um elevador novo, e caso o condomínio não tenha verba em caixa suficiente para a modernização de todos os elevadores juntos, basta que seja feito um planejamento de um a cada 2 anos.

Com tantas vantagens em modernizar os elevadores, quando deve ser feito?

  • Sempre que tiverem interesse em valorizar o patrimônio em até 10%;
  • Quando os elevadores já tiverem 20 anos de uso;
  • Ou, quando já está difícil de encontrar peças para reposição, podendo ocasionar insegurança no transporte diário;
  • Quando o elevador passa a maior parte do tempo parado;
  • Quando o valor gasto mensal com manutenções inúteis, se torna inconcebível;
  • Quando o fabricante do elevador de seu condomínio nem existe mais;

Até o momento, foram analisadas vantagens em modernizar elevadores de um condomínio, mas, não podemos deixar de lado a importância na modernização dos elevadores residenciais, mesmo porque, requerem os mesmos cuidados, e por consequência, podem estar com os mesmos problemas, como na reposição de peças por exemplo, ou manutenções caras, portanto, pode ser o momento certo para serem modernizados também.

Share This