Escolha uma Página

Sempre comentam que o deficiente físico, precisa ter um carro especial para dirigir. E, talvez, assim, como eu, algumas pessoas gostariam de saber quais adaptações são feitas no carro para deficiente físico? A princípio, o carro tem transmissão automática, ou seja, não há marchas para trocar, por isso, nem pedal tem. Mas, na verdade, quais os diferencias que podem ser encontrados no carro para deficiente físico? E quantas pessoas no mundo tem algum tipo de deficiência física?

 

• Deficientes pelo mundo

 

Bom, no geral cerca de 12% da população mundial têm alguma deficiência física. Resumindo, aproximadamente 700 milhões de pessoas! Assustador não acha? Deste montante, cerca de 90% tem a sorte de residir nos chamados países em desenvolvimento. Esses mesmos 90%, também estão em idade produtiva, embora, desempregados. Afinal, este problema não é apenas do Brasil, ou da Venezuela!

 

• Acesso para quem tem mobilidade reduzida

 

Já que o número de deficientes é significativo, a mobilidade para eles passou a ser prioridade de todos os países, inclusive no Brasil. Mesmo assim, não é difícil encontrar lugares em que não possuem rampas ou, elevadores para que as pessoas possam se locomover livremente. Na cidade de São Paulo, na Câmara Municipal, foram construídas rampas de acesso para mobilidade reduzida, depois que uma vereadora se acidentou e, ficou paraplégica há 2 ou 3 anos atrás!

Por isso, qualquer questão referente a inclusão social dos menos favorecidos deve ser tratada com responsabilidade, respeito e, sem discriminação! Aliás, a possibilidade de se comprar um carro adaptado para pessoa com deficiência é uma das questões mais importantes relacionadas ao trânsito. Visto que anualmente milhares de pessoas se acidentam, muitas morrem, outras ficam paraplégicas ou tetra!

• Adaptações feitas no carro para deficiente físico

 

Quanto aos automóveis, algumas adaptações são feitas no carro para deficiente físico para que tenham acesso e, possam dirigir sem depender de ninguém. Veja mais abaixo, as principais mudanças nos carros para que dirijam com segurança e, com boa dirigibilidade.

Entretanto, quem acha que carro adaptado para o deficiente não tem os mesmos itens dos carros normais, Está enganado! Acima de tudo, são os mesmos carros fabricados nas montadoras que sofrem pequenas alterações a fim de facilitar para que os deficientes físicos dirijam de maneira mais fácil, mas, com segurança. Na verdade, os deficientes físicos podem dirigir qualquer carro, desde que as adaptações necessárias sejam feitas. Acompanhe agora quais são essas adaptações:

 

• Importância do câmbio automático

 

Conforme dissemos no começo do artigo, a chave principal no carro adaptado para deficiente é o câmbio automático. Que nada mais é, que um facilitador nos carros adaptados, já que permite a aceleração sem a necessidade da mudança de marcha.

A necessidade do câmbio automático, é pelo fato que muitas pessoas deficientes não tem força suficiente, ou, pode ser que tenham movimentação limitada nos membros superiores, sendo assim, nada melhor do que possuir um carro com câmbio automático, que auxilia muito na direção.

 

• Pomo giratório, para que serve

 

Já para pessoas que tem a movimentação dos membros superiores limitadas, ou, possui somente um braço, o pomo giratório é o melhor aliado para manobras no volante. O interessante é que pode ser colocado em qualquer carro. A função do pomo giratório, é permitir que o volante seja girado em sua totalidade sem esforço e, usando apenas uma mão.

 

• Acelerador adaptado

 

Outra adaptação que pode ser feita, é a colocação do acelerador a esquerda do freio, próprio para quem tem a movimentação na perna direita debilitada. Outrossim, para quem tem deficiências em ambas as pernas, como os paraplégicos, existe uma espécie de alavanca. Conforme o modelo, quando se puxa, o carro acelera, e quando empurrada, o carro freia.

 

• Vantagens para o deficiente ter seu próprio carro

 

Todas as pessoas portadoras de deficiência que desejam adquirir um veículo adaptado podem solicitar a isenção de impostos na compra de um veículo.

 

• Somente podem requerer isenção:

 

Pessoas com deficiência condutora que ficam isentas de IPI, IOF, ICMS, IPVA e rodízio municipal (deficiência física);

Pessoas com deficiência não condutora que ficam isentas de IPI e rodízio municipal (deficiência física, visual, intelectual e autismo);

 

• Isenção também para crianças

 

Vale esclarecer que a isenção pode ser aplicada em qualquer pessoa com deficiência, até mesmo em crianças. A diferença para casos como esses, é que será necessário obter o laudo da Receita Federal assinado por um médico credenciado ao SUS (Sistema Único de Saúde).

 

• Cartão para estacionar em vagas especiais

 

Na cidade de São Paulo, quem estaciona em vagas para idosos, gestantes, ou deficiente físico e não tiver a retirado a autorização para usufruir do benefício, é multado, e perde pontos na CNH.

Para estacionar nas vagas demarcadas espalhadas pela cidade nas ruas, ou shoppings, precisa solicitar o Cartão DeFis-DSV, ao DSV, Departamento de Operação do Sistema Viário. Quanta as outras cidades, é interessante que verifiquem a legislação vigente junto aos órgãos de trânsito locais.

Na cidade de São Paulo estacionar na vaga de deficiente físico sem a autorização, gera multa gravíssima, R$ 293,47, e 7 pontos na carteira!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Pin It on Pinterest

Share This