Carro antigo, é coisa para colecionador, não acham? Errado! Muita gente tem carro antigo, não por esporte ou lazer, por necessidade. Com as parcelas que não cabem no bolso, a saída, é ficar com o carro antigo, e cuidar muito bem do amigão! Entretanto, mesmo sendo um carro mais velho, nada impede de ser levado por um ladrão! Por isso, a solução razoável e, praticamente impossível, é assegurar o carro!

 

Afinal, porque é difícil fazer seguro para carro antigo?

 

Quem tem carro com mais de 10 anos, diga-se de passagem, boa parte da população tem, sabe o quanto já é difícil fechar um seguro com o corretor! Imagine então, um carro antigo!

Os motivos podem ser vários. O mais provável é que as seguradoras não tem interesse em carros antigos, por não serem mais vantajosos, como os novos.

Na verdade, quem deseja fazer o seguro para um carro antigo, é bom que saiba, que poucas seguradoras aceitam o serviço. Por isso, o problema é justamente o valor cobrado pelo seguro. Na maioria das vezes, é tão alto, que chegam próximo ao valor do veículo, tornando o propósito inviável!

Como este não é um problema raro de acontecer, ou seja, fazer o seguro de um carro antigo, separamos algumas explicações dos motivos dessa dificuldade. E será que vale mesmo a pena pagando valores alto demais? Acompanhe:

Explicação das seguradoras

Muitas empresas não aceitam fazer o seguro de carro antigo devido a análise de risco. A princípio sempre é esperado que todo carro antigo apresente sempre muitos problemas mecânicos. A lataria com o passar dos anos, torna-se mais vulnerável para sofrer corrosões. Nesse caso, uma simples colisão, pode apresentar um ônus considerável, visto que a reposição de peças, pode ser difícil e cara. Por outro lado, carros antigos são visados por ladrões, justamente pelas peças vendidas no mercado paralelo.

Com tantos custos adicionais para a seguradora, acaba se tornando inviável a realização da apólice, pois, ficariam na maior parte do tempo no prejuízo. Outro fato, é que carros com mais de 10 anos de circulação tem um valor reduzido no mercado. Razão que faz o preço da apólice para carro antigo subir demais, por isso, muitas vezes nem compensa!

Resumindo, fazer um seguro para carro, significa investir no serviço cujo pagamento é a longo prazo e em grande escala. Quer dizer que gera mais arrecadação do que gastos para a corretora. No caso do carro antigo, o valor dele já é bem reduzido. Embora faça um seguro com custo proporcional ao valor do veículo, essa margem pode ser tão reduzida, que nem é permitida pela instituição.

 

Algumas fazem seguro para carros antigos

 

Mesmo assim, existem seguradoras que oferecem cobertura para carros de até 20 anos de circulação, no entanto, somente em duas modalidades.

A primeira modalidade é o fornecimento do seguro “não compreensivo”. É aquele seguro voltado exclusivamente para a proteção contra roubos e furtos, ou seja, não cobre acidentes e eventuais problemas de falha. A vantagem, é que geralmente tem um valor mais baixo, mas, também, é um serviço de abrangência bem reduzida.

Da mesma forma, a outra modalidade que existe, é do seguro completo para carro antigo, mas, oferece o serviço padrão. Este seguro geralmente é feito para carros de tempo de circulação comum. E claro, que o valor geralmente é mais alto, por isso, nem sempre compensa para o usuário.

 

Seguro para carro com placa preta

 

E como é difícil fazer o seguro para carro antigo, os carros com placa preta que pertencem aos colecionadores, como ficam? Os colecionadores que tem carros com mais de 30 anos, tem a mesma dificuldade, devido as peças raras, e cuidados especiais!

A melhor saída então, é procurar uma seguradora que aceite a realização de serviços que vão além da questão automobilística. Na verdade, qualquer objeto pode ser assegurado, basta apenas que seja aceito pela instituição escolhida. A dica de ouro, procure identificar o veículo como um item de coleção, assim, a proteção será prevista de maneira diferente a um carro padrão.

Para quem é colecionador, é provável que o veículo de placa preta não seja utilizado diariamente. Portanto, tem como fazer uma boa negociação para resolver seu problema. Por outro lado, esteja certo, que o valor do seguro para carro antigo, será tão caro, quanto a de um carro zero!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Share This