Pneus remold em moto

 

Para quem tem dúvidas sobre o que é pneu remold, são conhecidos mais como recauchutados, ou remodelados. A primeira vista ao usar pneu remold em moto, parece ser uma alternativa interessante para o bolso. Visto que pode custar até 50% menos que os novos. No entanto, esse tipo de pneu é visto somente em carros. Então surge a pergunta, pode usar pneu remold em moto?

Quem está pensando em trocar os pneus da moto é bom não ficar muito animado com a ideia dessa economia. Visto que usar pneu remold é proibido por lei. A explicação é simples conforme mostrado a seguir:

 

• Pneu remold é proibido desde 2004

 

Quando se trata de uma motocicleta, tudo deve girar em torno da segurança do piloto e carona. Mesmo porque, qualquer tipo de trajeto representa sempre uma atividade duvidosa. Por isso mesmo, é necessário que o veículo, no caso a moto, esteja sempre em perfeitas condições. Isso quer dizer com todas as manutenções preventivas feitas no tempo hábil. É essencial que todos os componentes estejam em ordem, especialmente os pneus. Este são os únicos pontos de contato do veículo com o solo. Este sem dúvida, é um dos melhores motivos que levou a legislação brasileira a proibir o uso de pneu remold. Ou seja, recauchutado, em motos, desde 2004, pneu remold é proibido!

 

• Importância dos pneus da moto

 

Para entender melhor do porque moto, não pode usar pneu remold, é só entender a função deles. O objetivo do pneu nas motos, é fundamental para a segurança do motociclista, já que em caso de falha, pode causar acidente fatal, com a perda total de controle. Afinal, os pneus da moto devem estar sempre em bom estado, é o mínimo para garantir a segurança do piloto. O pneu precisa rodar confortavelmente, além de ter aderência nas acelerações e frenagens conseguidas quando os sulcos não novos, e não remodelados. O equilíbrio assim, como a facilidade para inclinar a moto nas curvas sem derrapagens, é outro fator importante obtido somente com pneus novos, ou, em bom estado.

 

• Uso e fabricação do remold proibido para motos

 

A ANIP, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, tem entre seus associados Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Levorin, Maggion, Michelin, Pirelli, Rinaldi, Titan, Tortuga e NeoTec. E esclarece que a Resolução 158/2004 do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, proíbe o uso de pneu remold. Enquanto isso, a Portaria 554/2015 do INMETRO proíbe a fabricação do remold, ou seja, o serviço de reforma em pneus de moto em todo o Brasil.

 

• Órgãos fiscalizadores

 

Do mesmo modo, fazer a recapagem de pneus para motos é ilegal, sendo que, a fiscalização tanto sobre a utilização, assim como, o serviço de reforma cabe ao INMETRO, além do IPEM, Instituto Estadual de Pesos e Medidas, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e pelo Detran, Departamento Estadual de Trânsito.

 

• Principais causas de acidentes com motos

 

Em 2013 foi realizado um estudo no qual ficou claro que 8% dos acidentes com motos apontaram alguns pontos principais. Isso é, teve como causas principais a falta de manutenções em vários itens da motocicleta. Sendo que as principais seriam 11% os pneus, no caso contribuição na fabricação do remold, e 7% os freios.

A pesquisa foi realizada pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. Esta pesquisa contou com a FMUSP e HCFMUSP (Faculdade de Medicina da USP e Hospital das Clínicas da USP) como parceiras.

 

• O que dizem os fabricantes

 

Claro que além da segurança do motociclista, os próprios fabricantes afirmam que pneu de motocicleta não foi projetado para ter uma segunda vida, ou seja, não tem como ter a estrutura remodelada. Justamente porque a carcaça é a própria estrutura do pneu, que sofre um grande desgaste ao fim da vida útil normal, impactando o pneu como um todo. Inclusive, remodelar o pneu da moto, é praticamente impossível, visto que as espessuras dos materiais são reduzidas. Dessa maneira dificultam o serviço de raspagem, por isso, é bem provável que fiquem enrugados, com bolhas e consequentemente, terão uma péssima adesão ao solo, que poderia levar facilmente a derrapagens até em simples frenagens!

 

• Quando o pneu gasta mais rápido

 

E o problema não seria somente a falta de aderência ao solo! Quando um pneu apresenta tensões e deformações na área de contato do pneu com o solo, acaba interferindo na geometria e assimetria, ou seja, pode favorecer o descolamento da estrutura reconstruída! Outro ponto importante que agrava as características até de pneus novos, é o estado das ruas e estradas por onde se trafega. Certamente acelera o desgaste dos pneus devido aos impactos diários que muitas vezes causam danos estruturais.

 

• Geometria em dia

 

A dirigibilidade e a segurança dependem da geometria da suspensão da motocicleta. Alguns ângulos são fundamentais como o camber, que é o ângulo criado quando a motocicleta se inclina durante uma curva, sendo que o traseiro é diferente do dianteiro. A dinâmica da realização de uma curva sem que o motociclista derrape, depende da curvatura do pneu, e pode ser prejudicada caso seja reformado.

São motivos suficientes para entender porque não pode usar pneu remold em moto! Já que torna a pilotagem insegura e perigosa! É o tipo de economia que não vale a pena arriscar!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

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