WhatsApp Business

 
Uma vez que o Whatsapp é um dos meios de comunicação mais populares do mundo, as Oficinas mecânicas de autos, ou motos que trabalham com Whatsapp Business tornam-se mais lucrativas!
 
Este aplicativo foi desenvolvido para revolucionar o sistema de comunicação unindo pessoas de diferentes partes do mundo através de um simples recado escrito ou de voz, e pode ser instalado no celular ou no computador como o Whatsapp Web.

Porque o Whatsapp é uma boa ferramenta?

 
Já que é a ferramenta ideal para se comunicar e substitui a ligação telefônica que precisa ter créditos na linha, no fixo ou celular, porque não deixar as oficinas mecânicas mais lucrativas utilizando esse poderoso aliado?
 
Como sempre, tudo precisa de um plano até mesmo para atender clientes via celular, afinal, organização é tudo dentro de uma oficina mecânica, senão, a perda de tempo também pode causar prejuízo!
 
Pode parecer que só vai atrapalhar ou não vai melhorar nada, por isso, vamos conhecer as vantagens e como proceder.
 
 
 
 

Como implantar o atendimento aos clientes nas oficinas mecânicas

 
• Para começar, é preciso ter um celular exclusivo com número novo para fornecer somente aos clientes, de preferência um aparelho também novo e potente para não dar pau na hora que mais precisa;
 
• Estipule um horário apropriado para ler as mensagens, senão, não vai nem atender os clientes que já estão na oficina;
 

Quem vai ler as mensagens

 
• É importante ter um funcionário exclusivo para atender os clientes das oficinas mecânicas via Whatsapp Business, ou quem sabe criar um revezamento;
 
• No início pode ser algumas horas por dia, e quando notar que o movimento está aumentando muito, a dica é colocar um funcionário exclusivo para ficar o dia todo lendo as mensagens que chegam no celular da oficina;

 

 

 

Atendimento eficiente

 
• As vezes falta mão de obra capacitada nas oficinas mecânicas, mesmo assim, para agilizar o atendimento aos clientes via Whatsapp, é aconselhável colocar pessoas que entendam de assuntos mecânicos para responder prontamente e deixar o cliente satisfeito!
 
• É preciso também que escrevam corretamente o português, e o nome de cada componente ou peça, afinal, está representando o proprietário e a garantia do bom atendimento;
 

Atendimento igual para todos

 
• O funcionário encarregado de atender aos clientes via Whatsapp Business, além de tirar as dúvidas, precisa ter acesso ao agendamento de serviços que deve ser bem planejado para não encavalar mais de 2 ou 3 serviços para o mesmo dia e horário;
 
• O agendamento se possível deve ser online, para todos na oficina mecânica ter acesso e facilitar o atendimento de cada cliente, já que precisam ser tratados da mesma maneira, sem discriminação se foi pelo aplicativo ou pessoalmente;
 

Vantagens do Whatsapp nas oficinas

 
• A era das ligações está ficando no passado, já que não havia nada pior que ligar para alguém e ficar sem retorno, por isso, as mensagens instantâneas agilizam o atendimento ao cliente, tirando as dúvidas, e acertando o melhor dia para encostar o carro, ou moto, na oficina;
 

Responsabilidade no retorno

 
• Sem dúvida, as oficinas mecânicas podem ser mais lucrativas sabendo utilizar o Whatsapp Business, basta ter pessoal responsável e sério para o retorno ao cliente, que procura agilidade e eficiência, itens indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio!
 
• A resposta que o cliente aguarda, caso não seja possível resolver no momento, precisa sempre estar dentro do horário informado para retorno, e nem um minuto a mais para ganhar na pontualidade já que a concorrência é grande!
 
• Estar conectado aos clientes é um passo importante para gerar mais lucros para as oficinas mecânicas de autos e motos, já que acabam passando transparência dos serviços prestados e segurança, pois, sabem que podem contar com o atendimento, esclarecer dúvidas e agendar serviços.
 
• A inovação no atendimento a esse público pode ser estendida oferecendo serviços diferenciados, e descontos aos clientes que entrarem em contato via Whatsapp Business, assim, eles mantêm-se informados das novidades, ao contrário daqueles que vão direto na oficina.
 
 
 

Responsabilidade no retorno

 
• Sem dúvida, as oficinas mecânicas podem ser mais lucrativas sabendo utilizar o Whatsapp, basta ter pessoal responsável e sério para o retorno ao cliente, que procura agilidade e eficiência, itens indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio!
 
• A resposta que o cliente aguarda, caso não seja possível resolver no momento, precisa sempre estar dentro do horário informado para retorno, e nem um minuto a mais para ganhar na pontualidade já que a concorrência é grande!
 
• Estar conectado aos clientes é um passo importante para gerar mais lucros para as oficinas mecânicas de autos e motos, já que acabam passando transparência dos serviços prestados e segurança, pois, sabem que podem contar com o atendimento, esclarecer dúvidas e agendar serviços.
 
• A inovação no atendimento a esse público pode ser estendida oferecendo serviços diferenciados, e descontos aos clientes que entrarem em contato via Whatsapp, assim, eles mantêm-se informados das novidades, ao contrário daqueles que vão direto na oficina.
 
 
 
 

Custo benefício

 
• Além disso, o custo das mensagens é baixíssimo em relação ao ganho faturado na execução dos serviços.
 

Grupos no Whatsapp

 
• Aproveite para criar um grupo exclusivo para sua oficina para enviar mensagens, lembretes de trocas de óleo, informar promoções, sorteios, dar descontos para aniversariantes do mês, tudo para oferecer um atendimento personalizado;
 
Faça uma experiência de 3 meses, e analise quanto aumentou o faturamento, com certeza vai dobrar rapidamente!
 
 

DICA de OURO

Assim como todo estabelecimento segue regras de comércio com horários de abri e fechar, deve-se deixar bem claro o horário de atendimento.

Entretanto, você como cliente, deve estar ciente de que mesmo utilizando esta ferramenta, deve manter a paciência e o respeito junto a oficina mecânica. Não é só porque é uma via rápida de comunicação ou porque a ferramenta WhatsApp iniciou como uma rede social particular que a qualquer momento a empresa tem o dever responder a sua solicitação.

Lembre-se, o que melhorou foi a via rápida de comunicação, facilitando a sua decisão. O trabalho e atendimento diferencial que a empresa presta com todos os clientes permanece o mesmo.

Mantenha o bom senso e observe o horário no qual o estabelecimento trabalha. Assim como você, os funcionários da empresa possuem horários de trabalho e descanso. Portanto, tenha paciência e respeito por aqueles que estão prontos para ajudar você a solucionar o seu problema.

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

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