Moto pode ter eliminador de rabeta?



Instalar um eliminador de rabeta na moto pode fazer toda a diferença no visual tradicional tornando-a mais despojada e esportiva, isso é até comum de se ver, mas, essa transformação é permitida por lei?

O que exatamente é eliminador de rabeta



Muita gente pode estar achando o nome estranho, talvez por conhecer o eliminador de rabeta por outro nome como eliminador de para-lama ou eliminador de placa.

Seja qual nome recebe, o objetivo de ter o eliminador de rabeta na moto, é para substituir por completo o para-lama de pneu original da moto, especificamente onde fica a placa da moto, e como informamos acima, serve para deixar a moto mais bonita com ar mais esportivo!


Afinal, a moto pode ter eliminador de rabeta, sim, ou não?


Há muitas discussões sobre esse acessório que mesmo sendo de fácil instalação sem necessidade de furos na carenagem para o perfeito encaixe, ainda, gera polêmica, se pode fazer o piloto ganhar uma multa e perder pontos na CNH, ou, se pode até apreender a moto!


Tudo é mais uma questão de interpretar a lei! Acompanhe:


  • Na verdade não existe uma lei específica que proíba o uso do eliminador de rabeta, ou, informe como o piloto deva proceder para a instalação ficar dentro da lei!

No caso, a lei para embasamento teórico está contida no artigo 98, da CTB, Código Nacional de Trânsito, Lei 9503/97 que diz o seguinte:

 

“Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.”

 

  • Ao pé da letra, quer dizer que não pode ser feito nenhum tipo de alteração na estrutura de qualquer veículo seja moto, ou, carro, sem que antes seja solicitada uma autorização!


Como ter certeza de não ser multado


  • Quaisquer alterações feitas na estrutura original do veículo ou moto, mesmo que fiquem mais bonitos e modernos, devem ser informados e autorizados pela autoridade responsável pelo registro e licenciamento do veículo, neste caso, o DETRAN, ou o órgão referente em cada Estado.


Como é feita essa autorização pelo Detran


  • Primeiro, o piloto precisa solicitar a autorização antes de proceder com a alteração das características originais do veículo, nesse caso, da moto;
  • Assim, que estiver devidamente autorizado, deve solicitar a inspeção de segurança veicular, desta vez através no INMETRO;
  • Este por sua vez, expedirá o Certificado de Segurança Veicular – CSV, que garantirá as alterações feitas estão dentro dos requisitos de segurança;
  • Por último, o piloto em posse do certificado, precisa levar o documento novamente ao DETRAN, o qual providenciará as mudanças necessárias na documentação da moto, das alterações feitas!


Como é feita a instalação do eliminador de rabeta


  • O acessório deve se encaixar perfeitamente no quadro;
  • Os componentes eletrônicos do para-lama original devem ser mantidos para dentro;
  • Os parafusos originais se possível também devem permanecer;


Por que estar dentro da Lei?


Apesar da mão de obra que vai ter, vale a pena ter a moto ficar com novo visual sem ter sido trocada, já que as vezes trocar o seis pela meia dúzia pode não ser uma boa opção, no caso de usada x usada, é claro!


Sem falar também que trafegar por aí, sabendo que está dentro da lei, não tem preço, mesmo assim fique atento a outros detalhes na moto, passíveis de multa.

Confira:

  • O lacre da placa de identificação não pode estar frouxo ou rompido;
  • A placa deve estar bem visível e iluminada;
  • Mantenha firme instalada na posição correta;
  • Fique atento as luzes e setas, basta uma queimada para multar;


O eliminador de rabeta quando instalado deve ser do mesmo modelo da moto, portanto, não aceite adaptações, senão corre o risco de não passar na vistoria!

Saiba na hora que um novo vídeo foi postado. Com novidades em equipamentos automotivos, segurança e entretenimento da área mecânica, informação e lazer.
Carro Elétrico

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  0800 642 2327   FIXO (47) 3522-3274    (47) 98872-0320   (47) 99978-1266 Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador...

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Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.

Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato).

O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.

Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários.

Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.

Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.

Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Moto pode ter eliminador de rabeta?



Instalar um eliminador de rabeta na moto pode fazer toda a diferença no visual tradicional tornando-a mais despojada e esportiva, isso é até comum de se ver, mas, essa transformação é permitida por lei?

O que exatamente é eliminador de rabeta



Muita gente pode estar achando o nome estranho, talvez por conhecer o eliminador de rabeta por outro nome como eliminador de para-lama ou eliminador de placa.

Seja qual nome recebe, o objetivo de ter o eliminador de rabeta na moto, é para substituir por completo o para-lama de pneu original da moto, especificamente onde fica a placa da moto, e como informamos acima, serve para deixar a moto mais bonita com ar mais esportivo!


Afinal, a moto pode ter eliminador de rabeta, sim, ou não?


Há muitas discussões sobre esse acessório que mesmo sendo de fácil instalação sem necessidade de furos na carenagem para o perfeito encaixe, ainda, gera polêmica, se pode fazer o piloto ganhar uma multa e perder pontos na CNH, ou, se pode até apreender a moto!


Tudo é mais uma questão de interpretar a lei! Acompanhe:


  • Na verdade não existe uma lei específica que proíba o uso do eliminador de rabeta, ou, informe como o piloto deva proceder para a instalação ficar dentro da lei!

No caso, a lei para embasamento teórico está contida no artigo 98, da CTB, Código Nacional de Trânsito, Lei 9503/97 que diz o seguinte:

 

“Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.”

 

  • Ao pé da letra, quer dizer que não pode ser feito nenhum tipo de alteração na estrutura de qualquer veículo seja moto, ou, carro, sem que antes seja solicitada uma autorização!


Como ter certeza de não ser multado


  • Quaisquer alterações feitas na estrutura original do veículo ou moto, mesmo que fiquem mais bonitos e modernos, devem ser informados e autorizados pela autoridade responsável pelo registro e licenciamento do veículo, neste caso, o DETRAN, ou o órgão referente em cada Estado.


Como é feita essa autorização pelo Detran


  • Primeiro, o piloto precisa solicitar a autorização antes de proceder com a alteração das características originais do veículo, nesse caso, da moto;
  • Assim, que estiver devidamente autorizado, deve solicitar a inspeção de segurança veicular, desta vez através no INMETRO;
  • Este por sua vez, expedirá o Certificado de Segurança Veicular – CSV, que garantirá as alterações feitas estão dentro dos requisitos de segurança;
  • Por último, o piloto em posse do certificado, precisa levar o documento novamente ao DETRAN, o qual providenciará as mudanças necessárias na documentação da moto, das alterações feitas!


Como é feita a instalação do eliminador de rabeta


  • O acessório deve se encaixar perfeitamente no quadro;
  • Os componentes eletrônicos do para-lama original devem ser mantidos para dentro;
  • Os parafusos originais se possível também devem permanecer;


Por que estar dentro da Lei?


Apesar da mão de obra que vai ter, vale a pena ter a moto ficar com novo visual sem ter sido trocada, já que as vezes trocar o seis pela meia dúzia pode não ser uma boa opção, no caso de usada x usada, é claro!


Sem falar também que trafegar por aí, sabendo que está dentro da lei, não tem preço, mesmo assim fique atento a outros detalhes na moto, passíveis de multa.

Confira:

  • O lacre da placa de identificação não pode estar frouxo ou rompido;
  • A placa deve estar bem visível e iluminada;
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