Embora o diesel seja um dos combustíveis que está com os dias contados. Pois está sendo proibido em várias partes do mundo. Vale esclarecer por que motos a diesel não são fabricadas. Já que sempre foi utilizado por boa parte de ônibus e caminhões como acontece até hoje.

Peso do motor

Uma das explicações de terem sido fabricadas poucas motos a diesel é devido as limitações mecânicas. Diferentes quando movidas a gasolina. Como por exemplo o peso do motor.

Os carros fabricados ao longo dos anos movidos a diesel geralmente são no modelo de pickups. Ou caminhonetes como preferir. O peso do motor é compatível ao combustível utilizado. Mas, quando se trata de motos pode representar um grande problema.

Na verdade somente os modelos de motos potentes e grandes é que suportariam esse tipo de motor. Visto que algumas motos a diesel podem pesar mais de 300 kg. O dobro e mais um pouco de uma moto 125cc. Não compensaria produzir em larga escala já que é apreciada por poucos.

Problemas com motos a diesel

As motos a diesel podem apresentar outros problemas como o superaquecimento do motor. Devido à proximidade do motor ao corpo do piloto pode causar acidentes sérios durante o trajeto. Como a vibração excessiva que pode causar instabilidade na moto. Fazendo que o piloto exerça muita força para manter o controle na pista.

Fabricante holandesa de motos a diesel

Poucos fabricantes se arriscam a produzir modelos de motos a diesel como a holandesa Track Diesel Motorcycles. Dona da Track T-800 que pesa 225 kg. Tem um tanque com capacidade para 19L, e mesmo sendo potente é econômica, faz 30 km/L.

Claro, que embora uma moto como esta seja promissora no quesito economia. Pelo fato de ser a diesel não é produzida em larga escala mesmo no país de origem. E muito menos é permitida aqui no Brasil devido a legislação vigente.

Diesel proibido no Brasil

Aliás, no Brasil para quem não sabe, desde 1970 é proibido a circulação de motos e veículos de passeio movidos a diesel. Não devido ser um dos combustíveis mais poluentes de todos. E sim pelo preço alto do petróleo na época. Já que para produzir o diesel era necessário uma quantidade de petróleo maior do que utilizada para a produção da gasolina.

Por essas razões, no Brasil o diesel acabou sendo utilizado somente para alimentar a frota de ônibus e veículos de cargas.

Diesel x Álcool

Como houve proibição na circulação e fabricação de carros e motos a diesel, a questão alavancou o programa do governo chamado Pro Álcool. Que estimulava a utilização de álcool como combustível a preço baixo. Além de não emitir a mesma poluição que o diesel.

Menos poluentes

Com o avanço da tecnologia as emissões de poluentes caíram muito em relação há 20 anos quando o enxofre encontrado no diesel era de 13.000 partes por milhão. Hoje passou para 10, significa que os veículos estão menos poluentes devido a tecnologia na fabricação destes e também pela qualidade dos combustíveis.

Fique sempre atento ao desempenho da moto ou carro, e apresentando engasgos, abasteça em outros postos de serviços e de bandeiras confiáveis.

Why are diesel bikes not manufactured?

Although diesel is one of the fuels that has the days counted. For it is being forbidden in various parts of the world. It is worth clarifying why diesel bikes are not manufactured. Since it has always been used by good part of buses and trucks as it happens until today.

Engine weight

One of the explanations that few diesel bikes have been made is due to mechanical limitations. Different when driven by gasoline. As for example the weight of the engine.

The cars manufactured over the years powered by diesel are usually in the pickup model. Or pickup trucks as you wish. The weight of the engine is compatible with the fuel used. But when it comes to motorbikes it can pose a big problem.

In fact only the models of powerful and big bikes are that would support this type of motor. Since some diesel bikes can weigh more than 300 kg. Double and a bit more of a 125cc bike. It would not compensate to produce in large scale since it is appreciated by few.

Problems with diesel motorcycles

Diesel motorcycles may present other problems such as motor overheating. Due to the proximity of the engine to the pilot’s body it can cause serious accidents during the journey. Such as excessive vibration that can cause instability on the bike. Making the rider use a lot of force to keep track of the track.

Dutch manufacturer of diesel motorcycles

Few manufacturers risk producing models of diesel motorcycles such as the Dutch Track Diesel Motorcycles. Owner of Track T-800 weighing 225 kg. It has a tank with capacity for 19L, and even being potent it is economical, it does 30 km / L.

Of course, although a motorcycle like this is promising in the economy. Because diesel is not produced on a large scale even in the country of origin. And much less is allowed here in Brazil due to current legislation.

Diesel motorcycles forbidden in Brazil

Incidentally, in Brazil for those who do not know, since 1970 it is prohibited the circulation of motorcycles and diesel-powered passenger cars. Not due to be one of the most polluting fuels of all. It was the high oil price at the time. Since more diesel was needed to produce diesel than was used for gasoline production.

For these reasons, in Brazil the diesel was only used to feed the fleet of buses and cargo vehicles.

Diesel x Alcohol

As there was a ban on the circulation and manufacture of diesel cars and motorcycles, the issue leveraged the government program called Pro Alcohol. That stimulated the use of alcohol as fuel at low prices. In addition to not emitting the same pollution as diesel.

Less pollution

With the advancement of technology, pollutant emissions fell sharply compared 20 years ago when the sulfur found in diesel was 13,000 parts per million. Today has passed to 10, it means that the vehicles are less polluting due to the technology in the manufacture of these and also by the quality of the fuels.

Always be aware of the performance of the bike or car, and presenting gagging, fuel in other service stations and reliable flags.

Publicações Recentes

Como organizar uma oficina

Organização de sua oficina Uma empresa se torna muita mais atrativa quando se apresenta limpa e organizada, não é diferente com oficinas mecânica ou uma garagem de ferramentas, medidas de segurança são mais que necessário para uma boa gestão, não apenas previnem...

ler mais

Feliz Dia das Mães

Mãe você é uma grande amiga e companheira para todas as horas. Hoje, no seu dia expressamos não só gratidão, mas também vai o nosso coração repleto de alegria e orgulho de ser a pessoa que nos  ajudou sempre que precisamos.  Mãe você é muito especial, você é a pessoa que devemos tudo o que somos e tudo que temos

ler mais

1º de Maio, Dia do Trabalho

História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização.  A História do Dia do Trabalho remonta

ler mais

Elevador Automotivo Hidráulico de 4000 kg

Elevador Hidráulico de 4000kg é utilizado para erguer qualquer tipo de  carros pequenos, esportivos, blindados e até  mesmo Vans. Totalmente indicado para quem trabalha na restauração automotiva. O Equipamento foi desenvolvido com a mais alta tecnologia. Que  É exigidos na Europa, América do Norte e na China.Com sistema

ler mais

Como será os postos de abastecimento de carros elétricos COPEL – PR

A BR-277, que liga Paranaguá à Foz do Iguaçu, se tornou a primeira estrada com eletropostos pararecarga carros elétricos ao longo do percurso. Gerenciada pela concessionária de energia elétrica Copel. A rede de eletropostos tem oito unidades distribuídos pela rodovia para abastecimento de veículos movidos por energia

ler mais

Balanceadora de Roda DEQ70

LIGUE GRÁTIS 0800 642 2327 A Balanceadora de Roda é um equipamento que tem como objetivo proporcionar maior equilíbrio para o automóvel. Trazendo mais segurança para o motorista e passageiros. A Balanceadora de Rodas DEQ 70  é monofásica. Atende diâmetros do aro 10″ a...

ler mais

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em março. Porém não é considerado um feriado nacional. O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Sendo adotado pela Organização das Nações Unidas. consequentemente, por diversos…

ler mais

Nota Imagens meramente ilustrativas.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público.
Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito.
Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados.
Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade.
Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.
FRETE por conta do comprador(cliente).
Prazo de entrega depende do produto, mínimo de 15 dias uteis após a aprovação do pedido pela fabrica.
Condições de Pagamento sujeita a aprovação pela Instituição Financeira.

Share This