A mobilidade urbana sustentável no mundo está sempre em discussão, e a cada ano mais medidas novas são colocadas em prática para melhorar o ir e vir das pessoas, mesmo porque todo progresso as vezes pode apresentar consequências negativas!

É o caso do automóvel que veio para substituir as carroças e bondes puxados a tração animal, em contrapartida, deixamos de alimentar os bois com capim que soltavam dejetos pelas ruas de terra, para abastecer carros com produtos extraídos na natureza como a gasolina e o álcool, combustíveis fósseis que tem prazo para acabar, e como se não bastasse, houve aumento na emissão de gás carbônico causado principalmente pelos congestionamentos em várias partes do mundo!

Somente aqui no Brasil, o índice aponta que nos últimos 10 anos a frota de motos e carros teve um aumento em torno de 395%, isto, explicaria o trânsito caótico observado nas principais cidades brasileiras, que além de aumentar o tempo de locomoção diário, o cidadão ainda tem que conviver com elevada poluição!

Felizmente assim como outros problemas são de certa forma contornáveis, e precisam apenas de atitudes corretas para a reversão causada pelo progresso, por isso, algumas merecem destaque e estão para serem copiadas pelos países que estão atentos a mobilidade urbana sustentável no mundo.

Veja quais são tais atitudes e a qual país pertence:

 

Mobilidade urbana sustentável no mundo, Brasil

 

Em algumas cidades no Brasil a mobilidade urbana sustentável está sendo levada a sério, é o caso da implantação de ciclovias que ajudam a integração entre terminais de ônibus, trem e metrô, mesmo assim, devido a pouca divulgação, grande parte do dia as ciclovias ficam para as moscas, infelizmente!

E existem vantagens quando se troca o carro, ou o transporte público, pela magrela, o bem que faz a saúde é uma recompensa sem fim, fortalece coração, acaba com sedentarismo, emagrece, fortalece os músculos, além do mais, poluição zero, o corpo, a mente e o planeta agradecem!

Talvez muitos brasileiros não saibam, mas, em São Paulo até uma ponte móvel para ciclistas foi construída, localizada entre o Canal da Represa Guarapiranga e o Canal do Rio Pinheiros, o interessante é que foi construída através de investimento privado, mesmo assim, é muito bem utilizada pelos ciclistas e pedestres que precisam ir de uma margem a outra.

 

Esse tipo de ponte poderia ser copiada para beneficiar várias outras localidades!

Mobilidade urbana sustentável no mundo, Alemanha

Na Alemanha desde 2016 trabalhadores podem se locomover pelas ciclovias de 60 km exclusivas, que ligam Dortmund a Duisburg cidades que tem os principais polos industriais.

 

Mobilidade urbana sustentável no mundo, Catalunha

 

Na Catalunha a novidade é a frota de ônibus refrigerados como acontece inclusive no Brasil, a diferença é que não tem ar-condicionado, é devido a criação de um teto especial na cor verde que ajuda a reduzir a temperatura interna para o conforto dos passageiros, além de purificar o ar na cidade.

Mobilidade urbana sustentável no mundo, China

Uma ótima maneira de evitar que as garrafas PET sejam descartadas de maneira incorreta, é copiar a ideia implantada em Pequim:

Para os passageiros de metrô e ônibus utilizarem os transportes de graça, basta que levem garrafas PET para serem liberados nas catracas, outra ideia sustentável que merece ser aplicada!

Mobilidade urbana sustentável no mundo, Londres

Em Londres para diminuir o congestionamento no centro da cidade, além de levantar fundos para investir no transporte público, desde 2003, é proibida a circulação de automóveis entre o horário das 7: 00 hs até as 18: 00 hs, de segunda a sexta-feira, a não ser que pague pedágio no valor de 11,50 libras.

Esta atitude que também poderia ser copiada, além de diminuir o trânsito, e a poluição, ainda, gera milhões na arrecadação que são repassados ao transporte público!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Share This