Quem gosta de andar de moto, sabe que a segurança é a parte mais importante em qualquer trajeto, passar calor a maioria está acostumada, agora, quanto as temperaturas mais baixas, precisa saber de uns truques para não passar frio na moto!

A sorte de nós brasileiros é que o frio quando chega, dura poucos dias, e nunca é congelante como em outros países, salvo o sul do país que chega a cair neve mesmo que por horas, já na maioria das cidades de 8º a 10º é o máximo de frio, enquanto nas cidades mais quentes o frio é de 22º.

Contudo, mesmo em temperaturas beirando 15º, o motociclista deve estar preparado para enfrentar o frio, afinal, a velocidade da moto traz uma sensação térmica de 5 ou 10 graus a menos, e isso, pode causar problemas de saúde, mesmo porque a temperatura de uma pessoa varia entre 36 e 37,4º C.

Quando a temperatura corporal cai abaixo do limite normal, causa um desconforto imediato no motociclista   causando insegurança, e com o corpo frio, os músculos se contraem, os movimentos ficam mais lentos e afeta inclusive os reflexos.

Quem já passou por uma situação como essa, sabe que não é nada agradável, e mesmo que esteja bem agasalhado, o frio parece que atinge as mãos embora com luvas e os pés dentro de sapatos ou botas, passando a sensação de estarem endurecidos, e isso, pode ser fatal caso se depare por situações inesperadas!

Na época de temperaturas baixas, ou, com neblina e garoa, além do frio na moto, o motociclista também enfrenta a má visibilidade que dificulta ver de fato as condições das pistas, e para amenizar todo o stress causado num dia como esse, nada melhor que estar agasalhado e aquecido para sentir-se seguro.

E são as mãos e o rosto, as primeiras partes do corpo que perdem calor rapidamente mesmo que esteja usando luvas de couro, pois, este tipo de artigo não consegue manter as mãos aquecidas por muito tempo devido ao ar gelado que está recebendo intensamente.

Na verdade, as luvas de couro são ótimas, mas, não para dias gelados, por isso, precisam ter forros de lã por dentro para não permitir a entrada do ar frio, além, de manter as mãos sempre aquecidas, inclusive, existem algum modelos que tem membranas internas especiais, ideais para deixar as mãos aquecidas e secas.

O interessante nesse tipo de luvas chamadas Gore-Tex e H2Out, é que a tecnologia utilizada em sua confecção é de uma empresa que confecciona trajes espaciais, por isso, são tão bem planejadas que permite a saída do suor, além de impedir que o ar frio ou umidade entre e congele as mãos!

E essa tecnologia é encontrada também na fabricação de botas e trajes completos para motociclistas, claro que um traje como esse, não tem como passar frio na moto, embora, o preço, não seja nada incentivador, mas, como tudo que é bom vale a pena pagar, a dica é comprar uma peça de cada vez para não ficar no vermelho.

Enquanto não tiver grana para um traje como esse, para não passar frio na moto, nada como a boa e conhecida balaclava, ou seja, o gorro de lã indicado para manter o calor no rosto e pescoço, além de prevenir a sensação desconfortável do suor escorrendo pelo rosto que em contato com o vento, aumenta a sensação de frio, ainda evita pegar uma sinusite ou rinite.

Alguns truques antigos para não passar frio na moto, ainda, valem, como para aquele dia em que o sol sumiu sem dar avisos, e está na estrada com roupas leves, sem ter levado na mochila o agasalho quente.

Nada de desespero, esfriou demais, é bom apelar para jornais, claro, que precisa ter algumas folhas reservadas, ou, conseguir em algum canto. Basta usar para forrar o peito sob a camisa, ou, sob o blusão, assim, evita o ar frio direto no tórax, e pode fazer como bolinhas de papel e ir colocando nas mangas, e onde achar necessário para aquecer.

As luvas também podem receber alguns pedaços de jornal, ou, até colocar uma luva de borracha debaixo da sua luva, já os pés, podem ficar aquecidos dentro de jornais, e também de sacos plásticos.

O importante é terminar o trajeto sem frio para não pegar gripes, ou pneumonia, e assim, que puder, agasalhe-se vestindo roupas quentes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Número *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

 

Como organizar uma oficina

Organização de sua oficina Uma empresa se torna muita mais atrativa quando se apresenta limpa e organizada, não é diferente com oficinas mecânica ou uma garagem de ferramentas, medidas de segurança são mais que necessário para uma boa gestão, não apenas previnem...

ler mais

Feliz Dia das Mães

Mãe você é uma grande amiga e companheira para todas as horas. Hoje, no seu dia expressamos não só gratidão, mas também vai o nosso coração repleto de alegria e orgulho de ser a pessoa que nos  ajudou sempre que precisamos.  Mãe você é muito especial, você é a pessoa que devemos tudo o que somos e tudo que temos

ler mais

1º de Maio, Dia do Trabalho

História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização.  A História do Dia do Trabalho remonta

ler mais

Elevador Automotivo Hidráulico de 4000 kg

Elevador Hidráulico de 4000kg é utilizado para erguer qualquer tipo de  carros pequenos, esportivos, blindados e até  mesmo Vans. Totalmente indicado para quem trabalha na restauração automotiva. O Equipamento foi desenvolvido com a mais alta tecnologia. Que  É exigidos na Europa, América do Norte e na China.Com sistema

ler mais

Como será os postos de abastecimento de carros elétricos COPEL – PR

A BR-277, que liga Paranaguá à Foz do Iguaçu, se tornou a primeira estrada com eletropostos pararecarga carros elétricos ao longo do percurso. Gerenciada pela concessionária de energia elétrica Copel. A rede de eletropostos tem oito unidades distribuídos pela rodovia para abastecimento de veículos movidos por energia

ler mais

Balanceadora de Roda DEQ70

LIGUE GRÁTIS 0800 642 2327 A Balanceadora de Roda é um equipamento que tem como objetivo proporcionar maior equilíbrio para o automóvel. Trazendo mais segurança para o motorista e passageiros. A Balanceadora de Rodas DEQ 70  é monofásica. Atende diâmetros do aro 10″ a...

ler mais

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em março. Porém não é considerado um feriado nacional. O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Sendo adotado pela Organização das Nações Unidas. consequentemente, por diversos…

ler mais
Share This