Sempre tem alguém pensando em montar um Auto Center, afinal, pode ser um negócio lucrativo. Mesmo assim, as vezes não tem ideia de quais são as ferramentas fundamentais para um Auto Center, por isso, separamos algumas dicas que certamente vão ajudar.

 

Importância de ter as ferramentas certas

 

• Sempre que um Auto Center tiver as ferramentas adequadas, o serviço fica mais fácil para os profissionais. Essa facilidade é notada na execução das tarefas difíceis, diminuindo o tempo que os veículos dos clientes ficam parados para conserto. O serviço executado além de mais rápido, é feito com muito mais eficácia.

 

Veja quais as ferramentas fundamentais para ter no Auto Center

 

Conjunto de chaves

• É essencial que a oficina tenha uma caixa de ferramentas completa com todos os tipos de chaves em diversos diâmetros e tamanhos.

• A qualidade dos produtos devem ser levadas em consideração. Não adianta economizar porque preço e qualidade nem sempre combinam. Prefira produtos de marca e qualidade, assim, a durabilidade é garantida. Peças fracas podem quebrar e, ferir mecânicos.

Kit de alicates

• Assim, como as chaves, os alicates são ferramentas fundamentais. O ideal é ter alicates específicos para cada função a que se destinam. As ferramentas multifuncionais podem ser bastante eficazes no dia a dia, mas a utilização profissional exige uma precisão maior no trabalho a ser feito.

 

Torquímetros

• O Torquímetro pode ser encontrado em diversos tipos de apresentação. Entre as opções estão o Torquímetro de estalo, que indica o torque correto com um estampido seco que ressoa da ferramenta; o Torquímetro dinâmico, no qual a indicação é feita por um ponteiro; e os modelos eletrônicos, que apontam o aperto ideal por meio de um indicador digital.

 

Elevadores automotivos

• É ferramenta ideal para agilizar o serviço do mecânico em várias situações, visto que é possível acessar a parte debaixo do veículo sem esforços. Além disso, aumenta o espaço físico do Auto Center, pois, quando a oficina está fechada, um carro pode ficar suspenso, enquanto outro fica debaixo.

• Elevadores automotivos no Auto Center demonstram que o local investe em infraestrutura, diferenciando de outras mecânicas. A praticidade e a limpeza que deixa o local é outro chamariz.

Macacos

• São importantes para suspender determinada parte do veículo sem a necessidade que o carro fique no ar. São equipamentos práticos por terem sistemas hidráulicos que facilitam a tarefa de levantar e abaixar o veículo. Podem suportar até três toneladas.

 

Guincho hidráulico

• Também facilita a tarefa de pegar algo pesado do veículo de cima para baixo. Existem modelos de guinchos hidráulicos fixos, que proporcionam maior segurança na execução dos serviços, além de alguns tipos de ferramentas que se movimentam por meio de rodinhas.

 

Manômetro

• Manômetro é usado para verificar anomalias ou irregularidades nos itens do carro que precisam de pressão para trabalhar, como os sistemas de freios, motor, arrefecimento e combustível .

• Por isso, é essencial para ter um diagnóstico preciso sobre esses itens.

Alinhador de direção

• Alinhamento é um serviço muito solicitado nas oficinas. Além de alinhar a direção, ajusta os ângulos das rodas do veículo, como caster, cambagem e divergência ajustando na forma adequada.

 

Balanceamento de rodas

• Este serviço geralmente é solicitado junto com o balanceamento de rodas. Por isso, é interessante ter ambos equipamentos para realizar os dois serviços na oficina. É bom esclarecer, que será um diferencial a mais no seu Auto Center, visto que nem todas oficinas têm.

 

Scanner automotivo

• Ter um scanner automotivo é fundamental para o sucesso de seu Auto Center. Justamente porque este equipamento é utilizado em veículos que tem tecnologia embarcada. Com o scanner é possível analisar problemas em diversos módulos instalados nos carros. Podendo ser feito diversos ajustes no veículo detalhadamente, além de diagnósticos preciso das falhas e desempenho.

• Este equipamento trabalha comparando uma série de parâmetros preestabelecidos, em sistemas como a injeção eletrônica e os demais sensores de funcionamento do carro. Pode também prever determinados problemas, apontando melhores opções de configurações.

 

Mão de obra

• É preciso também ter uma equipe treinada para atender os clientes no menor tempo possível. Além disso, procure adotar um preço competitivo na mão de obra, cerca de 10 a 15% abaixo dos principais concorrentes até conseguir sua clientela!

Afinal, além de trabalhar com os equipamentos adequados, é preciso conhecer as técnicas para manusear tudo com segurança, a fim de garantir o sucesso do negócio!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Share This