Utilizar a embreagem

 

Você sabe utilizar a embreagem do carro, troca de marchar, freio de mão? Veja como prolongar a vida da embreagem do veículo com pequenas atitudes enquanto motorista.

Embreagem é o pedal que fica a esquerda do motorista que serve para ajudar na troca de marchas. Isto é o que os novatos de CNH aprendem na autoescola.

Pela falta de experiência ao volante são os que mais sofrem na troca de marchas. Principalmente para tirar o carro de subidas. Mesmo assim, tem muita gente que dirige há anos e ainda, não sabe utilizar a embreagem!

 

Embreagem, sabe utilizar?

 

Quando a embreagem não é utilizada na forma correta, gera desgaste. Por isso, a importância de ficar atento ao modo de dirigir, afim de evitar trocas antecipadas. Embora as peças tenham um prazo de durabilidade, quando usadas corretamente, prolonga a vida.

Por isso, é interessante saber algumas dicas de como utilizar a embreagem, para prolongar a vida útil da peça.

• Só o fato da embreagem ser acionada, várias vezes durante um único trajeto, dá para imaginar o quanto pode estar desgastada. No caso esteja sendo utilizada de forma incorreta o tempo todo, isso prejudica a peça!

 

Mecânica 100%

 

• Sem dúvida, quem sabe utilizar a embreagem corretamente, pode ser considerado um bom motorista. De certa maneira, está contribuindo para que a mecânica do carro esteja sempre 100% saudável. Ou seja, nada de gastos inesperados por falta de manutenção ou mau uso do veículo!

• As vezes até um motorista que dirige bem, num descuido, ou na pressa, pode dar uma arranhada na troca de marcha. Isso acontece porque não pisou fundo suficiente, mas, se continuar arranhando, é bom levar na mecânica.

 

Vícios que desgastam a embreagem do veículo

 

• Ao parar o carro numa subida, o procedimento correto é puxar o freio de mão e deixar a marcha desengatada. Na hora de sair com o carro, é engatar a 1ª, acelerar e soltar devagar o freio de mão. Entretanto, nem todos agem dessa maneira ao utiliza a embreagem do veículo.

• Muitos acreditam que a parada é rápida, então seguram o carro controlando a embreagem do veículo e o acelerador juntos!

• Este é um dos vícios que pode sair caro, pois certamente vai causar desgastes excessivos nas áreas de atrito entre embreagem do veículo, platô e volante do motor.

 

Descansar o pé na embreagem

 

• Tem motoristas de todos os tipos, enquanto a maioria é mais cuidadosa, alguns para sairem mais rápidos, mantem o pé na embreagem com o carro parado com marcha engatada aguardando o farol abrir!

• Não é preciso dizer que a vida útil desta embreagem tem prazo de validade reduzido, mesmo porque, nenhum pedal foi feito para descanso do pé!

• As trocas de marchas devem ser feitas sempre no momento exato, esticar, ou reduzir sem necessidade também pode afetar a embreagem.

• Quem gosta literalmente de pisar fundo, ou seja, acelerar com força excessiva, com o tempo pode danificar outras partes da mecânica, como os coxins do motor, por exemplo.

Principais sintomas de problemas com a embreagem

 

• A falta de cuidado com a troca de marchas, e mais os vícios acima, pode levar o desgaste não apenas ao utilizar a embreagem. O problema pode se agravar ao danificar também as engrenagens da caixa de câmbio.

• Caso perceba que o carro está a trepidar sempre que tira o pé da embreagem ao utilizar, como soquinhos. É aconselhável levar ao mecânico, já que provavelmente está desgastada, ou com molas do conjunto danificadas.

 

Como prevenir mau uso

 

• Sempre que o carro estiver em rotações altas do motor, evite a troca de marchas de forma lenta. Isso causa atrito no conjunto levando a troca prematura da peça e outros componentes.

• Sempre que estiver parado no trânsito, não deixe o carro engatado, evite utiliza a embreagem para este fim. O certo é manter o pé sobre o freio, ou, com o freio de mão puxado.

• Dessa maneira caso o carro detráz venha a bater no seu, tem como segurar para não bater no que está a frente. Portanto, como não está engatado, a caixa de câmbio não sofrerá pane alguma!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Share This