Elevador automotivo é um dos equipamentos mais necessários dentro de uma oficina mecânica. É o responsável em agilizar o serviço do mecânico em várias tarefas feitas debaixo do carro. Por isso, torna-se imprescindível ter um em sua oficina. No entanto, podem aparecer dúvidas quanto ao uso do equipamento, como por exemplo, é preciso chumbar o elevador automotivo ao chão?

Essa é uma das questões mais perguntadas ao vendedor do elevador automotivo mesmo que estejam sendo adquiridos com base. Acontece que os demais tipos de elevadores automotivos como os pórticos e pantográficos, necessitam ser chumbados ao chão, visto que não poderiam ser utilizados com segurança, pois, ficariam instáveis.

 

Conceitos errados

 

• Mesmo porque, muitos clientes acreditam que ao adquirir um elevador automotivo com uma base firme que ficará num piso nivelado e, bem estruturado, não há necessidade de chumba-lo. No entanto, chumbar o elevador automotivo ao chão, não apenas uma questão de querer e, sim de necessidade, pois,como não estão fixados, podem tombar a qualqer momento, colocando em risco a vida do mecânico, além de causar prejuizo ao estabelecimento.

Embora exista razões de sobra sobre a importância em chumbar o elevador, existem N motivos, que levam os proprietários a não fazer. Claro, que nenhuma justificativa é válida. Confira:

• Local não é próprio e, a imobiliária não permite;

• Já vi em outros lugares sem chumbar e, nenhum caiu;

• Ainda não defini qual o melhor lugar para o elevador ficar;

• Está firme, não balança, por isso, não precisa chumbar

 

Pressa no funcionamento

 

• Apesar de estar claro que elevador chumbado é o procedimento correto, muitos proprietários de mecânicas, tem que aguardar a visita dos chumbadores. Este é o procedimento normal para vários fabricantes de elevadores automotivos. Entregam o equipamento primeiro, montam e, depois de alguns dias, vem o chumbador fixar no chão.

• Dessa maneira, como a maioria dos clientes sempre estão com pressa, muitas vezes acaba passando despercebido que a oficina mecânica acabou utilizando o equipamento sem o cuidado necessário com os mecânicos.

 

Por que tem que chumbar?

 

• De qualquer maneira, é preciso chumbar o elevador automotivo ao chão. E que fique bem claro, que embora os elevadores tenham base, é fundamental que sejam chumbados ao chão, para que as colunas tenham maior sustentação sem que seja necessário ter um piso com uma espessura maior.

• Na verdade, é um dos principais motivos que faz os elevadores automotivos com base muito procurados. Principalmente porque não é fácil encontrar oficinas com um piso de espessura superior a 15 cm, e ainda, altamente resistente.

• Somente para salientar, não importa a marca ou modelo de elevador automotivo nem ano de fabricação ou nacionalidade, todos precisam ser chumbados.

 

Alerta

 

• Acreditem, para as oficinas que até hoje, ainda, utilizam algum tipo de elevador automotivo sem chumbar, fica o alerta quanto a falta de segurança e do prejuízo material que pode causar, como a queda de algum veículo ao chão.

• Caso chegue a esse ponto, de lesar, ou matar funcionário, ou somente de danificar carro de cliente, não existem desculpas, nem argumentos suficientes que justifiquem tal imprudência!

• Se for seu caso, providencie o quanto antes a visita de algum chumbador credenciado para regularizar o serviço, mesmo que feito há tempos, principalmente porque aumenta a vida útil do equipamento.

 

Atenção as normas

 

• Para aqueles que ainda, não acreditam na importância de chumbar ao chão, é bom que saibam que se trata de uma norma prevista na NR-12 conforme artigos abaixo:

NORMA NR-12 – SEGURANÇA DO TRABALHO

• 12.2.7- Todas as máquinas estacionárias devem ser dotadas de medidas preventivas relativas à estabilidade de modo que não basculem e que não possam ser deslocadas intempestivamente por vibrações, choques, forças externas previsíveis, forças dinâmicas internas ou por qualquer outro motivo acidental.

• 12.7.1- A instalação das máquinas estacionárias deve respeitar os requisitos necessários fornecidos pelos fabricantes(…), em especial quanto à fundação, fixação, amortecimento, nivelamento, (…)

Trocando em miúdos, para as oficinas pensam em continuar trabalhando com elevador sem que esteja chumbado ao chão, é porque não captaram o risco de acidentes.

Caso sejam surpreendidos pela fiscalização do Ministério do Trabalho, podem fechar a oficina para que o proprietário responsável pelo estabelecimento regularize a falta de segurança dos funcionários.

Claro que junto com o fechamento, vem a multa que vai pesar mais no orçamento, visto os dias fechados da oficina! Portanto, regularize o quanto antes!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Share This