Motocicleta é um dos meios de transportes mais utilizados. Afinal, não para no trânsito, a não ser no farol! Cabe em qualquer espacinho na rua, além de ser econômica! No entanto, quem vai tirar CNH de moto, pela primeira vez, pode ter medo de enfrentar situações corriqueiras. Aquelas que os pilotos passam diariamente. Portanto, para dar um força, visto que andar de moto é uma atividade perigosa, separamos algumas dicas para pilotos novatos que vale a pena conferir!

 

Como adquirir experiência

 

• Não existem aulas na autoescola, suficientes para deixar pilotos novatos prontos para sair por aí! Quanto mais você pratica, mais aprende. Quanto mais quilômetros rodados com a moto, mais chances em dominar a máquina de forma segura, como se fosse parte de seu corpo.

 

Atenção no guidão

 

• Pilotos novatos geralmente adotam posturas rígidas, devido ao nervosismo. Todavia, tudo o que conseguem é dor nas costas, na coluna melhor dizendo. O ideal é ter uma posição natural ao guidão, assim, a dirigibilidade será menos tensa.

• Além disso, pode não parecer, mas pilotar uma moto requer uma boa dose de energia física para ser conduzida! No entanto, existe uma maneira para que pilotos novatos tenham o relaxamento correto junto com um pouco de força para atuar de maneira simples. Basta manter os joelhos juntos ao tanque enquanto seguram o guidão com firmeza, sem exageros! Esta é a maneira mais fácil para fazer com que moto e condutor formem um conjunto perfeito!

• Assim, tudo fica mais fácil e, fará toda a diferença ao mudar de direção, fazer curvas acentuadas, ou, nas frenagens!

 

Importância nos acessórios

 

• Não existem acessórios que possam ser deixados de lado! Cada um deles, tem a função não só de facilitar a pilotagem, como na segurança do piloto. Por exemplo, capacete, luvas, jaquetas pesadas, assim, como calças grossas ou de couro, são itens essenciais, que em dias de calor, frio ou chuva devem ser trajados!

• É preciso que use de forma adequada, pois além de pilotar com mais segurança, não se machuca, no caso de acidentes. Ou seja, pilotos novatos, tem que comprar todos os acessórios junto com a moto!

 

Travas e cavaletes

 

• A pressa e a distração, as vezes, podem provocar pequenos acidentes, mas, que podem ter consequências sérias. Como por exemplo, esquecer de recolher o cavalete lateral ao sair ou deixar de retirar travas antifurto!

• Em ambas situações, o dano pode ser apenas material, como um arranhão, ou uma entortada em alguma parte. No entanto, um cavalete esquecido aberto pode fazer com que perca o controle da moto em uma curva. Como evitar isso? Esteja sempre atento para não esquecer. Basta que pense nas consequências e, faça tudo com calma!

 

Pilotar nos corredores

 

• Cedo ou tarde, o piloto sabe que não tem como fugir dos corredores, já que é o atalho permitido quando houver trânsito parado apenas, para chegar em um determinado lugar mais rápido. Porém, pilotos novatos para andar no corredor, necessitam de cuidado em dobro, já que ainda, não tem experiência de como proceder.

• Mesmo porque de nada adianta entrar em um corredor estreito sem a mínima ideia do que vai enfrentar. O nervosismo pode ser pior que chegar atrasado ao compromisso. Por isso, muitos pilotos caem e se machucam feio, pela pressa que leva a passar literalmente em cima dos outros! Na dúvida, só trafegue pelos corredores largos, onde motociclistas mais apressados podem ultrapassar você facilmente. Senão, ande na pista atrás de outros veículos até obter mais prática e confiança.

 

Sinalizações

 

• É bom lembrar, que é preciso sinalizar em todos os momentos. Seja para mudar de pista, fazer contorno, ou estacionar. É um passo fundamental quando se trata de moto.

• Como a moto é um transporte menor, muita vezes não pode ser visto. Principalmente porque o impacto de um acidente de moto é muito maior que qualquer veículo. Dessa forma é essencial ter muita atenção, como nunca andar no ponto cego dos automóveis.

• Sempre sinalize para mostrar aos outros motoristas onde está. Assim, evita que passem por você despercebido causando algum tipo de acidente.

 

Freios

 

• Para fechar o assunto, pilotos novatos, atenção na utilização dos freios! Com toda a certeza, as vezes o motociclista acaba utilizando o freio com força demais!

Nesse caso, o melhor é treinar frenagens em ruas tranquilas, antes de enfrentar trânsito pesado. Como resultado, terá mais segurança, pois, aprende a controlar todos os pontos da moto!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Share This