A luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho, pelo direito ao voto e pela emancipação, inspirou a criação do Dia Internacional da Igualdade da Mulher, celebrado no dia 26 de agosto.

A atuação das mulheres no processo de transformação social garantiu a ampliação do direito ao voto, a participação e a formalização no mercado de trabalho, acesso à renda, direitos e participação na vida pública. E as mulheres, que começaram brigando por trabalho decente, hoje presidem países como o Brasil de Dilma Rousseff e o Chile de Michelle Bachelet, ocupam cargos importantes em empresas e nos parlamentos mundo afora. São respeitadas.

A discriminação e a desigualdade entre homens e mulheres, no entanto, ainda atinge milhões de mulheres em todos os continentes. As mulheres conquistaram mais anos de estudo do que os homens, porém, a taxa de desemprego entre as mulheres é maior e a desigualdade salarial continua. Sem falar que a maioria sobrevive da economia informal. Evidentemente, as maiores vítimas são as mais pobres e as negras, com baixa escolaridade e sem muita qualificação profissional.

Em alguns países, dívidas históricas começam, mesmo que timidamente, a ser corrigidas, mas a reação das elites econômica e política reduz o ritmo das mudanças. Esse é o caso do Brasil, onde depois de muito debate e pressão das trabalhadoras domésticas, dos movimentos sindical e social, começou a ser corrigida uma injustiça histórica com um dos maiores grupos de trabalhadoras do País: o das domésticas. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o maior empregador de domésticas do mundo. São 7,2 milhões de trabalhadoras. Nesse universo, 59,6% são negras.

Em 2013, no governo da presidenta Dilma, a legislação trabalhista igualou os direitos das empregadas domésticas ao dos demais assalariados. 25 anos depois da promulgação da nossa Carta Magna e 126 após o fim da escravidão no Brasil, o emprego doméstico foi finalmente incorporado ao artigo 7º da Constituição Federal.

Agora, essas trabalhadoras têm os mesmos direitos que os demais trabalhadores. Além disso, o trabalho doméstico é considerado insalubre e perigoso, vedado a menores de 18 anos. Mas a luta não terminou. Sempre atento aos humores da elite, que reagiu negativamente, o Congresso Nacional ainda não regulamentou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 224, de 2013, que define aspectos do emprego doméstico, como a multa do FGTS, a definição da jornada de trabalho e multa no caso de demissão.

Em 2014, os desafios para o governo, para o Congresso Nacional e para toda a sociedade são a regulamentação do trabalho doméstico, igualdade de remuneração e de oportunidades no mercado e a repartição desigual entre homens e mulheres nas atividades do lar.

A luta por igualdade entre homens e mulheres é um desafio não apenas da CUT, mas de toda a sociedade brasileira.

Nossa homenagem a todas as mulheres do Brasil.

Fonte: www.redebrasilatual.com.br acessado em  25/08/2017

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Número *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

 

Como organizar uma oficina

Organização de sua oficina Uma empresa se torna muita mais atrativa quando se apresenta limpa e organizada, não é diferente com oficinas mecânica ou uma garagem de ferramentas, medidas de segurança são mais que necessário para uma boa gestão, não apenas previnem...

ler mais

Feliz Dia das Mães

Mãe você é uma grande amiga e companheira para todas as horas. Hoje, no seu dia expressamos não só gratidão, mas também vai o nosso coração repleto de alegria e orgulho de ser a pessoa que nos  ajudou sempre que precisamos.  Mãe você é muito especial, você é a pessoa que devemos tudo o que somos e tudo que temos

ler mais

1º de Maio, Dia do Trabalho

História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização.  A História do Dia do Trabalho remonta

ler mais

Elevador Automotivo Hidráulico de 4000 kg

Elevador Hidráulico de 4000kg é utilizado para erguer qualquer tipo de  carros pequenos, esportivos, blindados e até  mesmo Vans. Totalmente indicado para quem trabalha na restauração automotiva. O Equipamento foi desenvolvido com a mais alta tecnologia. Que  É exigidos na Europa, América do Norte e na China.Com sistema

ler mais

Como será os postos de abastecimento de carros elétricos COPEL – PR

A BR-277, que liga Paranaguá à Foz do Iguaçu, se tornou a primeira estrada com eletropostos pararecarga carros elétricos ao longo do percurso. Gerenciada pela concessionária de energia elétrica Copel. A rede de eletropostos tem oito unidades distribuídos pela rodovia para abastecimento de veículos movidos por energia

ler mais

Balanceadora de Roda DEQ70

LIGUE GRÁTIS 0800 642 2327 A Balanceadora de Roda é um equipamento que tem como objetivo proporcionar maior equilíbrio para o automóvel. Trazendo mais segurança para o motorista e passageiros. A Balanceadora de Rodas DEQ 70  é monofásica. Atende diâmetros do aro 10″ a...

ler mais

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em março. Porém não é considerado um feriado nacional. O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Sendo adotado pela Organização das Nações Unidas. consequentemente, por diversos…

ler mais
Share This