Andar de moto, quem não gosta? Somente pessoas que tem medo de cair, é claro! Mas, que tal ter a mesma sensação de liberdade ao pilotar uma moto, só que muito mais segura? É o caso dos quadriciclos, transportes alternativos encontrados muito em áreas de recreação, matas e litoral! Não há nada mais gostoso que sentir o vento, a brisa no rosto, além de elevar a adrenalina! Certamente no próximo passeio você vai aproveitar para dar umas voltas de quadriciclos. Para isso, é legal que conheça os quadriciclos mais populares, assim, pode curtir muito mais! Vamos conferir?

 

O que são quadriciclos

 

• São pequenos veículos motorizados de estilo aberto feito moto, geralmente com quatro rodas, utilizado em off-road. O piloto dirige como se fosse uma motocicleta, já que em vez de direção tem guidão. Podem ter 3, 4 e até 6 rodas. Aliás, as rodas são o diferencial entre moto e quadriciclo, pela estabilidade e segurança oferecidas, sem possibilidade de cair feito moto.

 

Quadriciclos são versáteis

 

• O interessante, é que apesar de estarmos nos referindo aos quadriciclos encontrados em locais de lazer, não significa que servem exclusivamente para diversão. O mercado oferece vários tipos com vários preços, tanto para comprar como para alugar. Por isso, podem ser utilizados em várias áreas, não só de lazer, como também de trabalho, é só uma questão de adaptação, conforme mostrado a seguir:

 

Conheça os quadriciclos mais populares

 

Modelos Esportivos

 

• Os quadriciclos modelos esportivos são ideais para enfrentar vários tipos de terreno, como trilhas off-roads, andar pelas fazendas, de modo que tudo será uma verdadeira aventura!

• A vantagem desse modelo é que são leves, atingem velocidades mais altas devido à potência do motor, além de ter design arrojado;

• Como tem uma suspensão maior, ajuda na absorção dos impactos em trilhas, até mesmo nos saltos, típico dos quadriciclos. O piloto tem controle total da máquina, já que o câmbio é manual;

 

Modelos utilitários

 

• Para quem precisa dos quadriciclos para usar no trabalho, os modelos utilitários são perfeitos para trabalhos em fazendas, assim, como em indústrias. Podem ser utilizados como reboques para ajudar no transporte de funcionários, devido ao engate que tem. Outra ótima qualidade que vale a pena nesse modelo, é a força de torque maior, ou seja, o motor tem força motriz para girar.

 

Modelos híbridos

 

• Já os modelos de quadriciclos híbridos são perfeitos para quem gosta de agregar velocidade a leveza, mesmo sendo um veículo que além de transportar carga, pode ser transformado em reboque. Sendo assim, são modelos ideais para serem utilizados em terrenos irregulares, como no campo por exemplo.

Estes são os tipos de quadriciclos mais populares, no entanto, cada modelo pode ter características diferentes. Confira:

• De acordo com o modelo ou fabricante, podem ter tração nas 2 ou 4 rodas;
• Alguns modelos têm partida elétrica, outros tem à corda;
• Existem modelos de quadriciclos que podem carregar até 1 pessoa até 4 pessoas;

Por isso, caso esteja querendo comprar um quadriciclo, pesquise antes as vantagens de cada modelo.

 

CNH & emplacamento

 

• Seja como for, andar de triciclo em locais de recreação é gostoso e sem compromisso. No entanto, os quadriciclos que as vezes são vistos circulando nas ruas, o piloto precisa estar devidamente documentado, com CNH na categoria B, além de ser obrigatório que o veículo esteja emplacado. É como um veículo, ou moto que precisa pagar todas as taxas obrigatórias anuais, inclusive o IPVA. Vale lembrar que é obrigatório também uso do capacete para os ocupantes;

• Em casos onde o quadriciclo é utilizado como modelos off-road, ou seja, somente em locais de circuitos fechados como fazendas, estradas dentro de propriedades rurais e trilhas, essa documentação não é exigida. No entanto, andar de quadriciclos nas praias, a documentação é necessária, visto que praias, não fazem parte da categoria off-road;

 

Quadriciclos nos shoppings

 

• Nos shoppings centers é comum encontrar miniquadriciclos para crianças, e muitas vezes, tem adultos experimentando o prazer do veículo. Mas, como esses são considerados brinquedos não existe exigência de documentações.

Como percebeu, o quadriciclo é mais versátil que um carro, visto que pode passar por terrenos íngremes facilmente. Por isso, no momento de comprar um modelo fique atento a ficha técnica como a robustez, cilindradas, assim, como ao sistema de tração, caso necessite de um veículo leve, ou mais resistente e veloz!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Pin It on Pinterest

Share This