Tempos difíceis, movimento caindo, e lentamente, o empresário começa a enxergar uma luz no fim do túnel, só que 30 dias passam voando e rapidamente as contas estão de aí de novo. Logo pensando nisso, e sem milagres, separamos dicas que podem ser aplicadas em diversos setores, em especial no automotivo. Por isso, é interessante que Aprenda a vender mais no Auto Center.

Conforme dissemos, não tem milagre para falta de grana. O que pode e deve ser feito, é reaprender a trabalhar nesse momento onde quem tem dinheiro, segura, e quem não tem, não compra. Então, é hora de rever talvez, alguns conceitos antigos, mas, acredite que dão certo.

Confira:

 

Aprenda a atrair clientes

 

Não tem nada pior para espantar clientes, quando ele deixa o carro no Auto Center para algum reparo, e sai sem imaginar se quer quanto vai gastar. O cliente deve estar sempre bem informado e a vontade em deixar seu patrimônio com o especialista.

Sem mencionar quando dão prazo de 24 horas para um orçamento mais exato. Assim, no dia esperado, informam que ainda não tiveram tempo de olhar o carro. Promessa é dívida, deve-se sempre manter a palavra ou arcar com as consequências.

Claro, que um orçamento logo de cara, muito vezes é inviável, já que um barulho que o carro apresente pode significar uma grana preta. Portanto, mesmo assim, o Auto Center, você como especialista, precisa transmitir segurança ao cliente. Principalmente quando pisa na loja pela 1ª vez. É aí que você ganha a chance de aumentar seu faturamento.

 

E como essa segurança pode ser transmitida?

 

O cliente nesse momento tem a necessidade de saber quanto gastará aproximadamente. Logo, basta informar o valor da mão de obra (quando for igual em qualquer serviço). Assim como o valor aproximado de algumas das prováveis peças que devem ser checadas. Deixe-o bem informado de que esse é a primeira impressão. Portanto, uma superficial e que se algo aparecer ele será informado antes de se realizar o serviço.

A garantia que o serviço será feito somente após a aprovação do orçamento. Logo é outra maneira do Auto Center transmitir confiança, inclusive o cliente deve ficar ciente que poderá haverá necessidade de substituir peças, e ficar tranquilo que o conserto será de imediato. Assim, que o serviço for aprovado.

 

Como está o visual de seu Auto Center?

 

Pode parecer exagero, mas, até mesmo um Auto Center, embora, seja um local na maioria com homens trabalhando, lotado de carros e motos, não precisa e nem deve ter aquele aspecto de sujeira, como graxa pelo chão, manchas de óleo, caixas de papelão jogadas pelos cantos, sem falar do banheiro também utilizado pelos clientes.

Todo mundo gosta de ser bem tratado, o local deve ser limpo diariamente, sem sujeira, banheiro higienizado, local para sentar, cafezinho, água, copos descartáveis. Portanto, são investimentos baratos, mas que agregam valor se o cliente voltar e ainda, indicar.

* Uma dica fácil e barata: Peça para uma mulher, seja funcionária/balconista ou para sua esposa/filha, dar algumas ideias de como deixar o ambiente com um “ar” mais leve e atrativa. Não precisa enfeitar nada, uma simples arrumação do jeito delas e você notará que até as esposas de seus clientes irão te indicar. E mais, irão levar sempre o carro para você quando o marido não puder pois se sentirão a vontade e segura com seus serviços.

Ao entrar num local como esse descrito, o cliente sabe que vai ser bem atendido, pois está vendo o zelo com a oficina. É como se fosse uma garantia que o serviço no seu carro será bem-feito e uma única vez, sem reclamações posteriores. Logo já imagina que talvez gaste um pouco mais, mas, sabe que no final, o custo-benefício será bem pago.

O atendimento ao cliente deve começar assim que entra pela porta. Por isso, é bom ter uma pessoa simpático(a) e sorridente para recebê-lo, que será o(a) intermediário(a) entre ele e o mecânico. Mesmo porque, se cada cliente que chega deseja falar com o mecânico para explicar o problema. Ele simplesmente não trabalha e o serviço atrasa!

 

Os produtos e serviços estão em dia?

 

Periodicamente é interessante que faça uma verificação na lista de serviços e no estoque de peças, é uma maneira que pode gerar mais lucro. Assim, já que não tem porque investir em mais peças, caso o estoque esteja alto demais, inclusive, pode ser o momento, de fazer uma promoção relâmpago com ofertas imperdíveis.

Criando mensalmente uma promoção de peças, é um bom caminho para ganhar espaço no almoxarifado. Já que, principalmente porque não é o momento de fazer ampliações na loja, e as vezes pode precisar de espaço para armazenar materiais novos.

De qualquer forma, o estoque também não pode ficar baixo demais, já que depende de uma nova entrega. Então o melhor, é verificar com as empresas quanto tempo demora para entregar uma remessa, caso venha necessitar com urgência.

As vendas de serviços casados são ótimas oportunidades para gerar mais serviço e aumentar o lucro para o Auto Center. Logo, todo cliente adora, a palavra “promoção”, principalmente quando acontece em lojas de Auto Center conceituadas. Portanto, é arregaçar as mangas e pôr a cabeça para funcionar.

Boas parcerias podem garantir um bom lucro todos os meses. Por isso, ofereça serviços com condições especiais de pagamento e preços mais em conta para taxistas, Uber, Van escolar, Empresas de ônibus de turismo, enfim, é só procurar.

De 100% dos clientes que são atendidos pela 1 ª vez no seu Auto Center, aproximadamente 25% retornam. Eles dependem apenas do carro apresentar outro problema é claro. Portanto, mais 10% serão novos clientes que vem por indicação, e o restante precisa ser atraído pelas promoções, e fidelização.

 

Como manter a clientela com fidelizações

 

O jeito é criar promoções de vários tipos. Como por exemplo, fez um serviço hoje, próximo mês ganha desconto de 15% na troca de óleo, ou, trocou os pneus. Assim como, fez alinhamento e balanceamento, tem direito a um novo alinhamento depois de 90 dias, e assim, por diante.

A ideia é de trazer o cliente novamente para sua loja, seja daqui 30 dias, 60 ou 90 dias. Assim que entrar e verificar as ofertas ou promoções, não vai deixar de aproveitar, pois, já está no local.

A internet é uma arma poderosa onde o cliente pode ficar por dentro de todas as promoções e serviços oferecidos, peças, formas especiais de pagamento. Além disso, o WhatsApp é muito mais que uma ferramenta poderosa de comunicação, que pode unir seu cliente ao seu Auto Center, pense nisso e mãos a obra.

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

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