Quando a moto, permanece sem rodar há 6 meses mesmo estando com tanque cheio e, ao sair começa a falhar, pode ser devido a problemas a  gasolina vencida!

E isto, acontece inclusive quando a moto estava sendo ligada pelo menos 3 vezes por semana, e embora a bateria pode não ter arriado, o problema pode estar na gasolina que ficou velha!

E quem já ouviu falar que gasolina tem prazo de validade?

Pelo menos no Brasil, nunca houve comentários, nem matérias abrangendo o assunto, mesmo assim, técnicos no assunto afirmam que após 6 meses o combustível perde a qualidade, exceto quando está num local próprio para armazenar o produto, e infelizmente, não é dentro do tanque de uma moto!

Em vista disso, o máximo que pode considerar que a gasolina não está com a qualidade alterada, é durante os próximos 3 meses, depois de abastecida!

E quais os sintomas da moto com gasolina vencida

  • Demora a dar partida, ou, nem pega;
  • Ao andar, falha durante o percurso o tempo inteiro;
  • Não responde prontamente nas arrancadas, engasga e dá soquinhos.

As motos que tem carburador e estão com a gasolina vencida, será necessário desmontar e limpar o sistema, pois, a gasolina velha vai se deteriorando formando depósitos, é como um grude que fica retido nas pequenas passagens dos giclês, essa moto, dificilmente dará a partida.

Já as motos que tem sistemas de injeção eletrônica, também são afetadas com a gasolina vencida, mesmo assim, conseguem dar partida, mas, falham o tempo todo, a solução nesse caso é mais simples, basta retirar toda a gasolina velha do tanque, e reabastecer com aditivada.

É bom lembrar que a gasolina velha retirada do tanque deve ser armazenada em tambores próprios que existem nos postos de combustíveis, jamais devem ser despejada no esgoto, pois, embora vencida continua inflamável, e ainda, prejudica o meio ambiente.

Já para as motos com carburadores que necessitam de limpeza, é aconselhável que seja levada a uma Centro Automotivo para que o serviço seja feito por um profissional, para não ter mais dor de cabeça!

Como evitar que a moto, fique com gasolina vencida

  • Sabendo que a moto ficará parada mais de 15 dias, encha o tanque até a boca. Dessa maneira entra menos ar houver no reservatório, e também evapora menos combustível, evitando a oxidação e o grude nos giclês;
  • Sempre que abastecer prefira gasolina aditivada, pois, tem aditivos antioxidantes que previnem o envelhecimento do combustível;
  • Quando a moto ficar mais de 2 meses parada, o melhor é nem tentar a partida. Providencie de imediato a retirada da gasolina do tanque e abasteça em seguida com aditivada;
  • A moto que tem a torneira de combustível, antes de parar a moto por um prazo indeterminado, o ideal é colocar na posição fechada e deixar o motor funcionar até apagar, dessa maneira vai secar o carburador.

Dica de Ouro: se a moto vai ficar parada por um longo tempo, prefira estacionar em locais longe do sol e da chuva, sempre coberta com capa própria, e evite estacionamentos de terra, senão o pó acumulado durante a estadia também pode trazer problemas!

E vale repetir esse último tópico:

  •  A moto que tem a torneira de combustível, antes de parar a moto por um prazo indeterminado, o ideal é colocar na posição fechada e deixar o motor funcionar até apagar, dessa maneira vai secar o carburador.

Pin It on Pinterest

Share This