Para continuar na liderança em seu segmento, a Toyota lançou há alguns meses no mercado brasileiro a linha 2018 do Corolla, seu carro de maior sucesso não só no Brasil como em todo o mundo, que chega com design renovado e moderno, mais itens de conforto, conveniência e segurança.

Com as vendas iniciadas em março, o novo Corolla completa cinco décadas em 2017. No Brasil, chegou no início dos anos 1990, por meio de importações. Já a partir de 1998, o sedã passou a ser produzido na planta da Toyota de Indaiatuba (SP).

Desempenho

 O Corolla 2018 tem dois tipos de motorização: 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 144 cv a 6.000 rpm, com etanol, e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina, e torque de 18,6 kgfm (E) e 17,7 kgfm (G), a 4.800 rpm. E a 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 154 cv a 5.800 rpm, com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina, e torque de 20,7 kgfm a 4.800 rpm (E) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (G). Ambos são construídos com bloco e cabeçote de alumínio.

As transmissões que equipam a linha 2018 são: manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a automática Multi-Drive, disponível nas outras versões. A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT. Seu diferencial é um software de gerenciamento, que reproduz sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece, em todas as versões, a possibilidade de trocas manuais sequenciais. Na GLi, exclusivamente na alavanca de câmbio. Nas versões XEi, XRS e Altis, as trocas sequenciais também podem ser feitas por meio das borboletas localizadas atrás do volante. Estas três versões do sedã possuem a tecla “Sport Mode”, que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporciona ao Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.

Valor

 Os preços do Corolla começam em R$ 69.690,00 na versão 1.8 L GLi manual e variam de acordo com o modelo, chegando a R$ 114.990,00 na versão 2.0L Altis Multi-Drive. O modelo 2018 está disponível na rede de concessionárias Toyota nas cores: branco perolizado, prata supernova, cinza granito, preto eclipse, vermelho granada e na nova cor marrom urban. O Corolla XRS, apenas nas cores branco polar e preto eclipse.

Análise

Na análise do reparador Marcos Ferraresso Junior (foto ao lado), da JL Andrade, na zona sul de São Paulo, o Novo Corolla é referência quando se trata de conforto. “O veículo tem ótima dirigibilidade, apresenta uma troca de marchas fácil e sutil, o painel está mais bonito e ainda tem características esportivas através dos faróis de led nas entradas laterais do parachoque dianteiro. Eu com certeza compraria o automóvel”, afirma.

Em relação à reparabilidade, ele destaca que o veículo não oferece dificuldades na manutenção, e muitos dos sistemas são iguais aos da versão a anterior. “Os sistemas de suspensão, freios e arrefecimento são os mesmos do modelo anterior. Uma das únicas diferenças é a tampa da válvula, que agora é de alumínio, assim como o cabeçote e bloco. Os parafusos de fixação dos amortecedores são maiores do que os da versão anterior, estão mais reforçados. Acredito que é porque a roda do novo aro do automóvel aumentou uma polegada”, finaliza.

Fonte: www.reparacaoautomotiva.com.br

Share This