Pode fazer o carro pegar no tranco?

 

Existe experiência pior, do que dar a partida e o carro não pegar? Dificilmente alguém não passou por isso pelo menos, uma vez na vida! E o que fazer então? Para os entendidos de motores, é fácil resolver! Abre o capô, mexe aqui e ali, e pronto! Tá resolvido! Para quem tem direito a guincho, também é fácil! Basta ligar para o guincho buscar o carro e levar até a mecânica!

No entanto, existe outra solução utilizada até hoje! É que grande parte dos problemas mecânicos, dependendo do modelo do carro, podem ser resolvidos só com um empurrão para pegar! O suficiente para levar ao centro automotivo mais próximo. Mas, será que pode fazer o carro pegar no tranco? Existe alguma restrição? Todo carro pode tentar pegar no tranco?

São perguntas que não acabam mais, mesmo assim, geram mesmo muitas dúvidas, se pode ou não!

 

Bateria descarregada

 

• Para o motorista ter a certeza que foi a bateria que arriou, é só checar se as luzes, faróis, ou, rádio se estão funcionado. Caso negativo, achou o problema. Menos mal, já que é só fazer a conhecida chupeta, que consiste em ligar a bateria do carro a outro. Por outro lado, é preciso primeiro ter um outro carro funcionando, e fios próprios com terminais para ligar as duas baterias.

 

Pegar no tranco

 

• Outra estratégia é fazer o carro pegar no tranco! Basta ter uma pessoa para empurrar, enquanto o motorista engata a segunda marcha, e tenta fazer o carro pegar, mesmo sendo com transmissão automática! Outra solução é colocar o carro numa ladeira, descer com a segunda engatada, e soltar o pé da embreagem de vez até o carro pegar! Em seguida, é só continuar acelerando, sem afogar, para não deixar mais morrer, pois, o problema real continua!

• Essa medida é meio desesperada, porque não é nada fácil fazer o carro pegar no tranco, e se estiver descendo ladeira abaixo, enquanto não pega o carro fica fora de controle!

• Ademais, essa prática não é recomendada para vários modelos de carros. Por isso, a dica, antes de tentar esse desespero de causa, consulte antes o manual do proprietário!

De qualquer maneira, gostaríamos de esclarecer que fazer o carro pegar no tranco pode prejudicar o veículo. Por isso, dissemos que é uma medida desesperada. Na realidade, deve ser a última coisa a fazer, antes de ser obrigado a chamar um guincho ou um mecânico.

 

Por que não pode pegar no tranco

 

• Quando um carro pega no tranco, uma força muito grande é exercida nos componentes do motor e peças. Podendo causar danos graves e caros na correia dentada, válvulas e pistões, comprometendo a segurança do motorista e dos passageiros. Por isso, só deve ser feita em casos de emergência, onde não tem como fazer o carro funcionar mesmo!

• Se o carro parou de funcionar, mas, tem certeza que não é bateria, uma ou mais peças podem ter sido danificadas dentro do motor. Caso continue dirigindo pode piorar o problema, além de colocar em risco a segurança dos ocupantes. E se tentar pegar no tranco, pior ainda!

 

Como pegar no tranco se o carro tiver transmissão manual

 

• Deixe o carro em ponto morto e, solte o freio de mão. Empurre o carro na reta com ajuda de alguém, ou, leve para uma ladeira. Então, engate o freio de estacionamento, gire a chave, empurre a embreagem e coloque a transmissão na segunda marcha. Se mesmo assim, não funcionar, o jeito, é o guincho.

 

Antigamente

 

• Trinta anos atrás, fazer o carro pegar no tranco, era tão comum quanto calibrar um pneu. Não afetava a mecânica dos veículos que era bem mais simples. Nos dias de hoje, isto não é nada aconselhável, devido a tecnologia de ponta utilizada pelas montadoras, que poderia causar danos sérios e bem caros!

Na dúvida, consulte antes o manual do proprietário!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Pin It on Pinterest

Share This