Celular e direção não combinam

Conforme pesquisa feita pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Abramet, a 3ª maior causa de morte no trânsito no Brasil, é pelo uso do celular ao dirigir! Esta é uma causa e feito do celular no trânsito. Uma das causas de acidentes no trânsito.

Lei Federal de 1997

• A causa e efeito do celular ao dirigir é tão perigosa, que até Lei Federal foi criada, a fim de aumentar a segurança ao volante! Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir o veículo usando fones nos ouvidos seja curtindo um som, ou, falando ao celular, é infração média, dá multa de R$ 85,13, perde 4 pontos na CNH. O interessante é que essa lei foi criada em 1997, mas, até hoje, muitos ainda, ignoram.

Não é difícil observar motoristas dirigindo com a cara no celular. Infelizmente, a causa e efeito do celular ao dirigir, pode apresentar riscos. Quer dizer que, tanto falar ao celular, como, se atualizar das redes sociais, ou enviar mensagens, tem causado acidentes e atropelamentos fatais!

 

Instituto de Tecnologia dos Transportes

 

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia dos Transportes da Universidade de Virgínia revelou que bastam segundos para acontecer fatalidades. Estes dados servem de alerta para motoristas de qualquer país. Confiram:

• Um toque do celular, é o suficiente para o motorista olhar para o celular. Essa ação leva em média, míseros 23 segundos. Tempo suficiente para perder o controle. Já que se estiver na velocidade de 60 km/h, durante 23 segundos o motorista percorreu 380 metros sem olhar! Imagine na pista, com o veículo a 100 km/h, serão 640 metros sem olhar para frente. No caso dos veículos pesados, como caminhões e ônibus, representa um risco 23 vezes maior!

 

400% a mais

 

• O Departamento de Trânsito dos Estados Unidos, informa que usar dispositivos móveis ao volante, aumenta em 400% riscos de acidente mesmo sóbrio!

 

Ação e reação

 

• Quando o celular toca, o motorista demora 4,5 segundos para ver quem é. Caso surja um imprevisto, vai levar 2,5 segundos para perceber o obstáculo e ter uma reação.

 

Mensagens ao volante

 

• Digitar mensagens no celular enquanto dirige, é pior ainda, já que a cada 2 teclas apertadas, são 2 segundos sem olhar para nada!

 

Levantamento feito pela operadora AT&T, constatou que:

 

• 61% dos motoristas enviam mensagens na hora em que estão dirigindo;
• 28% procuram informações na Internet;
• 12% dirigem e gravam vídeos simultaneamente;
• 27% acessam o Facebook;
• 14% dos motoristas usam o Instagram e o Twitter;
• 17% fazem selfies enquanto dirigem;

 

Permitido Bluetooth

 

• Conforme o Código Nacional de Trânsito, o motorista só pode ser multado quando estiver usando fones, celular ao ouvido ou dispositivos visíveis. Entretanto, recursos como Bluetooth e comandos de voz não podem ser considerados infrações, ou sejam, no caso de multa, pode recorrer.

 

Hands free

 

• A tecnologia felizmente está permitindo realizar e atender chamadas telefônicas, procurar endereços no navegador e ouvir mensagens de texto, sem usar as mãos. Trata-se do sistema hands free, ou seja, as mãos não saem do volante, nem deixa de ver o tráfego em volta, pois, o áudio é projetado nos alto-falantes do carro.

• Dessa maneira, tarefas simples podem ser realizadas facilmente, e o melhor, com segurança, não só para o motorista, como para todos ao redor.

 

APP de ajuda-Direção Sem Distração

 

• Para quem não resiste a tentação de olhar quem está ligando, o site de classificados de automóveis Webmotors lançou um aplicativo que esconde as notificações recebidas no celular enquanto o motorista está dirigindo. Um aplicativo que pode ser baixado no celular, chamado de Direção Sem Distração.

 

Confira no vídeo

 

• Para quem não acredita que celular ao dirigir tem sido causa de acidentes fatais, pode conferir no site da Webmotors. Além de dados estatísticos, tem vídeo de relatos de sobreviventes em acidentes envolvendo celular ao volante. Caso você seja um desses fanáticos por celular até dirigindo, é tempo de rever seus conceitos!

 

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Pin It on Pinterest

Share This