Catalisador

 

Para saber se o Catalisador prejudica o consumo da moto, primeiramente, vamos entender qual é a função desta peça:

• O objetivo do catalisador é transformar os gases tóxicos expelidos após a queima do combustível, em compostos não prejudiciais ao meio ambiente. Significa que transforma Monóxido de carbono (CO), Dióxido de enxofre (SO2), Óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos, em água, gás carbônico e hidrogênio. O catalisador fica localizado entre o coletor, que é a saída do motor e, o silenciador intermediário do sistema de escapamento.

 

Entenda mais sobre a importância do catalisador da moto

 

• A função principal do catalisador, é justamente minimizar o impacto na atmosfera, caso contrário, a poluição criada pela combustão seria muito mais elevada! Trata-se de uma peça formada por um núcleo metálico que conforme contato com os gases de exaustão do veículo, cria reações químicas, alterando as características dos poluentes.

• Esses poluentes são classificados como monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (Nox). E todos são transformados em gases inofensivos + vapor de água, processo químico conhecido como Catálise.

BASF

 

• A empresa líder no setor químico, BASF, foi a inventora do catalisador de três vias, importante inovação no segmento, responsável em reduzir mais de 90% dos poluentes produzidos pelos motores a combustão!

• A empresa fornece catalisadores para fabricantes de motocicletas na América do Sul. Além de fornecer para a indústria OEM, Original Equipament Manufacturer, fabricante do equipamento original. Este termo é utilizado quando a empresa faz uma parte ou subsistema que é utilizado no produto final de outra empresa. Devido a avançada e exclusiva tecnologia, os catalisadores encaixam se perfeitamente nas motos, sem interferir no design.

 

Não prejudica o consumo

 

• A empresa tem como objetivo amenizar o efeito estufa, visto que, a fumaça expelida pelo escapamento da moto, fica livre de gases tóxicos. Além disso, a BASF garante que a tecnologia utilizada não prejudica o consumo nem o desempenho da moto!

 

Item obrigatório desde 2003

 

• O catalisador passou a ser um item obrigatório na maioria das motos desde 2003, quando os fabricantes de motocicletas passaram a atender as normas internacionais para fabricação de motores. O objetivo era que emitissem gradualmente menos gazes poluentes na atmosfera, de acordo com o PROMOT, Programa de Controle de Poluição do Ar por Motocicletas.

Conheça o PROCONVE

 

• Desde 1989, o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, conhecido como PROCONVE que já estava em vigor, serviu de incentivo para o PROMOT deslanchar. Sendo assim, a indústria empenhou-se para que os níveis de poluentes emitidos pela queima de combustível nos motores das motos fosse reduzido cada vez mais. Vale lembrar que atualmente ambos atingem os mesmos níveis.

• Hoje a fabricação de motos obedece as normas PROMOT, mas, sem um catalisador para reter os gazes poluentes resultantes da queima de combustível fóssil. Mesmo porque, não trata-se mais de catalisador e, sim de um filtro, sendo o nome técnico, Conversor Catalítico.

 

Quando afeta o consumo da moto

 

• Alguns afirmam que o catalisador aumenta o consumo de combustível, isso pode realmente acontecer caso não esteja em perfeito funcionamento conforme explicado abaixo. Portanto, o catalisador da moto, não prejudica o consumo nem o desempenho da moto.

• Na verdade, o consumo da moto pode ser prejudicado devido a falta de manutenção preventiva sempre que não for seguida as recomendações do fabricante conforme consta no manual do proprietário. Por isso, as vezes, diagnósticos podem estar equivocados, quando apontam problemas no catalisador!

Somente para frisar, catalisador é uma peça de passagem de gases nocivos, mesmo assim, não é um filtro que cria barreiras, já que tem passagem livre. No entanto, não gera nenhuma perda de pressão, por isso não prejudica o consumo da moto nem o desempenho, apenas favorece ao ar que respiramos!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Share This