Carro com GNV, é bom? Para motoristas que passaram por maus bocados durante a greve dos caminhoneiros, é uma boa pergunta! Afinal, não é de agora, que o Gás Natural Veicular chamado de GNV, é mais barato que a gasolina, assim, como o etanol. Por isso, pode representar ótima opção para economizar no abastecimento. Entretanto, será que compensa o valor gasto para fazer a conversão do carro de gasolina, ou, álcool, para GNV?

Vamos conhecer as vantagens e, desvantagens, sobre o GNV, comparar com o etanol e a gasolina, para descobrir se vale a pena essa conversão!

 

• Taxistas e motoristas de UBER

 

Carro com GNV, é bom, já que é o tipo de veículo mais encontrado por aqueles que trabalham no transporte de passageiros, como taxistas e motoristas de UBER. Claro, que o motivo fundamental é a economia que aparece no final de cada mês!

 

• Como é a conversão para GNV

 

Antes de mais nada, é aconselhável que o serviço seja feito por oficinas credenciadas e reconhecidas na conversão do veículo para GNV. Então, a conversão é feita com a troca de peças específicas, e instalação de cilindros de gás natural veicular. Vale esclarecer, que não é o mesmo tipo de gás utilizado no fogão.

 

• Quais as características do GNV

 

Apesar de o GNV ser utilizado no Brasil desde 2000, nem todas as cidades brasileiras têm postos para abastecimento. Assim sendo, pode atrapalhar a viagem de motoristas com carro movido a GNV. Por isso, ao fazer o roteiro de viagem, é interessante verificar antes cada ponto de parada.

 

• Tabela de conversão

 

Apenas por curiosidade e, claro, para entender a economia feita. Cada metro cúbico de gás corresponde a 22 litros de gasolina, enquanto ao etanol, 1 m² corresponde a 35 litros.

 

• Diferenças entre GNV, gasolina e álcool

 

Quando o GNV é comparado com a gasolina, apresenta como principal diferença o tempo de queima. Ou seja, quando comparado com a mistura ar/gasolina, a mistura ar/GNV demora mais para entrar em combustão. Por esse motivo, a ignição dos carros movidos a gás geralmente demoram um pouco mais, já que a centelha pode não ser suficiente para gerar a força necessária para a partida.

 

• Segurança na instalação do GNV

 

No entanto, a antecipação da centelha das velas, ameniza o problema através do variador de ponto de ignição. A segurança é algo também que deve se fazer presente. Por isso, o GNV, deve ser instalado somente em oficinas credenciadas. Assim, a instalação do cilindro de gás é totalmente a prova de acidentes. Por outro lado, quando o serviço é feito em oficinas despreparadas, o cilindro pode representar risco de explosão ou causar acidentes devido a escapamento de gás.

 

Quais carros podem ser convertidos para GNV

 

A maioria dos carros de passeio nacionais, aceitam a instalação dos cilindros de gás natural. A única diferença é que pode variar o tamanho dos cilindros. Por exemplo, podem ser de 7,5 m³, 15 m³, 17 m³, 21 m³ e 24,5 m³. O tamanho do cilindro, corresponde a X litros de etanol, assim, como de gasolina quando cheios. Confira:

• 7,5 m³ – 10 litros de gasolina / 13 litros de etanol
• 15 m³ – 21 litros de gasolina / 28 litros de etanol
• 17 m³ – 25 litros de gasolina / 31 litros de etanol (realmente é mais comprido que de 21 m³)
• 21 m³ – 19 litros de gasolina / 25 litros de etanol
• 24,5 m³ – 22 litros de gasolina / 30 litros de etanol

 

• Pode instalar qualquer tamanho de cilindro?

 

Embora, ter um cilindro maior no carro signifique, maior autonomia para rodar, na oficina será verificado o tamanho exato, ou seja, que caiba no porta-malas. A proporção entre os combustíveis pode variar em função do motor ou porte do veículo.

 

• Afinal, carro com GNV, é bom?

 

Certamente. Visto que, o consumo por metro cúbico pode representar uma economia de até 66% em relação a gasolina. Pois, o rendimento em km/m³ é maior do que em km/l. Embora o que deve ser considerado, é o retorno sobre o investimento feito na instalação do kit gás, como é conhecido.

• Qual o tempo para recuperar o valor investido

 

Existe uma boa variação entre os preços cobrados pelas oficinas especializadas na instalação do GNV, que começam a partir de R$ 2.800,00 conforme a cidade. Razão que deve desconfiar de preços abaixo da média. Já o valor gasto na instalação pode ser recuperado de forma rápida ou mais demorada. Depende apenas de quanto o carro roda para analisar a economia obtida no final de 30 dias.

Para ter certeza de um bom investimento com a instalação do GNV, calcule atualmente quanto gasta em combustível. Em seguida, calcule qual será a economia após rodar 30 dias somente com gás. Por fim, terá como saber se o valor a ser investido, trará bom custo beneficio!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Pin It on Pinterest

Share This