Pilotar usando o capacete com viseira de forma adequada é essencial a segurança do piloto, desde que tenha a etiqueta de certificação do INMETRO.

O que o Código de Trânsito Brasileiro diz

Conforme disposto no inciso I dos artigos 54 e 55, e os incisos I e II do artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, disposto na Resolução 203 de 29 de Setembro de 2006, no Brasil é obrigatório o uso do capacete com viseira para trafegar nas vias públicas piloto e carona, não apenas de motocicletas, como também motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados;

Qual a maneira certa de usar o capacete?

Para não receber multas, o piloto precisa estar sempre com o capacete na cabeça devidamente afivelado pela cinta jugular e preso embaixo do maxilar inferior.
É importante estar atento na hora da compra, pois é necessário que seja certificado pelo INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, ou seja, tenha um selo de identificação, ou uma etiqueta interna, caso contrário será multado.

Capacete e viseira, qual sua importância?

O piloto e o carona em quaisquer dos veículos mencionados acima, precisam utilizar um capacete que tenha viseira, ou, óculos de proteção;
Não são aceitos óculos de grau ou de sol como substitutos a viseira. Para trafegar a noite a viseira deve ser de cristal transparente, sem película escura, senão, dá multa. A viseira só pode estar levantada enquanto a moto estiver parada no semáforo, e deve ser baixada novamente antes de sair;

Qual o jeito certo de usar o capacete com viseira

Existem capacetes de todos os tipos, desde comuns até mais sofisticados, de qualquer maneira é preciso que seja experimentado antes de comprar. Veja como encontrar o ideal:
Coloque o capacete escolhido na cabeça e afivele. Não pode estar dançando, nem tão pouco apertando a cabeça. Vire a cabeça para os lados, para cima e para baixo, ele não pode se mexer.  Empurre a queixeira em direção ao seu rosto com a ponta dos dedos em um movimento rápido e com força.
Caso a queixeira tocar a ponta do seu queixo, este capacete pode vir a machucar seu maxilar facilmente, por isso, escolha outro e faça os testes novamente.
Fazer estes testes antes de adquirir o capacete é superimportante, visto que um estudo feito na Europa comprovou que 12% dos capacetes saem da cabeça durante as quedas, justamente por não se ajustarem perfeitamente nos pilotos envolvidos.

Mantenha o Capacete limpo

Lavar o capacete a cada 30 dias no verão, e cada 2 meses no inverno, faz parte da higiene pessoal sem perder a durabilidade de até 5 anos, basta ter outro de reserva, além de alguns cuidados. Confira:

Material necessário e passo a passo

3 baldes, água, sabão líquido de preferência com tira manchas
Encha um balde com água e sabão e coloque o capacete com a parte de traz no fundo do balde e a queixeira para cima;
Deixe de molho por 1 hora;
Caso tenha alguma mancha limpe com uma escova de dentes delicadamente;
Lave em água corrente;
Em outro balde coloque amaciante e água;
Deixe o capacete dentro por 15 minutos;
Escorra a água e apoie o capacete num local alto bem ventilado na sombra, com a queixeira apontada para o chão e a viseira aberta;
Deixe secar por completo por 3 ou 4 dias, por isso, é preciso ter outro capacete de reserva;
Depois de seco passe cera de carnaúba, espere secar para dar brilho com flanela;
Viseira ou óculos de proteção limpos
A viseira também merece atenção, principalmente quando insetos grudam nela, não passe pano seco, não lave só com água, nem passe papel para não riscar;
É preciso que seja lavada com uma esponja macia e detergente neutro;
Seque com pano de microfibra, em seguida passe uma camada fina de cera para proteger;
O mesmo pode ser feito com os óculos de proteção;
Com esses cuidados, óculos e viseira ficam impermeabilizados;

Quando trocar de capacete

O objetivo básico de um capacete é proteger a cabeça do piloto mesmo em quedas no asfalto, e quando for de excelente qualidade recebe o selo do INMETRO e pode suportar o peso da roda de um veículo passando por cima.
Portanto, quando o piloto já caiu da moto mesmo que não tenha sido nada sério, é hora de aposentar o capacete, pois, já cumpriu sua missão.

How important is wearing helmet with visor?

Piloting using the helmet with visor properly is essential to the safety of the pilot, as long as it has the INMETRO certification label.

What the Brazilian Traffic Code says

As provided in item I of articles 54 and 55, and items I and II of article 244 of the Brazilian Traffic Code, set forth in Resolution 203 of September 29, 2006, in Brazil it is mandatory to wear a helmet with visor to public pilot and ride roads, not only motorcycles, but also scooters, mopeds, motorized tricycles and motorized quadricycles;

What is the right way to wear the helmet?

In order not to receive fines, the rider must always have the helmet on his head properly buckled by the jugular band and attached under the lower jaw.

It is important to be aware when buying, as it is necessary that it be certified by INMETRO, National Institute of Metrology, that is, have an identification seal, or an internal label, otherwise it will be fined.

Helmet and visor, how important is it?

The rider and the rider in any of the vehicles mentioned above, must wear a helmet that has a visor, or goggles;

Glasses or sunglasses are not acceptable as a substitute for the visor. To travel at night the visor must be transparent crystal, without dark film, otherwise, give fine.

The visor can only be raised while the bike is stopped at the stoplight, and must be lowered again before leaving;

What is the right way to wear the visor helmet?

There are helmets of all kinds, from ordinary to more sophisticated, anyway you need to be experienced before you buy. Here’s how to find the ideal one:

Put the chosen helmet on the head and agitate. He can not be dancing, not even shaking his head. Turn your head sideways, up and down, it can not move. Push the bottle into your face with your fingertips in a fast and forceful motion.

If the chisel touches the tip of your chin, this helmet can easily hurt your jaw, so choose another and do the tests again.

Doing these tests before purchasing a helmet is very important, since a study done in Europe has shown that 12% of helmets leave the head during falls, precisely because they do not fit perfectly in the drivers involved.

Helmet with visor always clean

Washing the helmet every 30 days in the summer, and every 2 months in the winter, is part of the personal hygiene without losing the durability of up to 5 years, just have another reserve and some care. Check out:

 Material needed  and step-by-step

  • 3 buckets, water, liquid soap preferably with strip stains
  • Fill a bucket with soap and water and put the helmet with the back part on the bottom of the bucket and the bucket up;
  • Soak for 1 hour;
  • If you have a spot clean with a toothbrush gently;
  • Wash in running water;
  • In another bucket put softener and water;
  • Leave the helmet inside for 15 minutes;
  • Drain the water and support the helmet in a high well-ventilated place in the shade, with the stick pointed to the ground and the visor open;
  • Let dry completely for 3 or 4 days, so you need to have another spare helmet;
  • After drying pass carnauba wax, expect to dry to shine with flannel;
  • Visor or goggles cleaned
  • The visor also deserves attention, especially when insects stick to it, do not dry cloth, do not wash only with water, nor pass paper to not scratch;
  • It has to be washed with a soft sponge and neutral detergent;
  • Dry with microfiber cloth, then wipe a thin layer of wax to protect;
  • The same can be done with the goggles;
  • With this care, glasses and visor are waterproofed;

When to change helmets

The basic purpose of a helmet is to protect the head of the rider even in falls on the asphalt, and when it is of excellent quality receives the seal of the INMETRO and can support the weight of the wheel of a vehicle passing over.
Therefore, when the driver has already fallen off the bike even though it has not been anything serious, it is time to retire the helmet, because, already fulfilled its mission.

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

Pilotar usando o capacete com viseira de forma adequada é essencial a segurança do piloto, desde que tenha a etiqueta de certificação do INMETRO.

O que o Código de Trânsito Brasileiro diz

Conforme disposto no inciso I dos artigos 54 e 55, e os incisos I e II do artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, disposto na Resolução 203 de 29 de Setembro de 2006, no Brasil é obrigatório o uso do capacete com viseira para trafegar nas vias públicas piloto e carona, não apenas de motocicletas, como também motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados;

Qual a maneira certa de usar o capacete?

Para não receber multas, o piloto precisa estar sempre com o capacete na cabeça devidamente afivelado pela cinta jugular e preso embaixo do maxilar inferior.
É importante estar atento na hora da compra, pois é necessário que seja certificado pelo INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, ou seja, tenha um selo de identificação, ou uma etiqueta interna, caso contrário será multado.

Capacete e viseira, qual sua importância?

O piloto e o carona em quaisquer dos veículos mencionados acima, precisam utilizar um capacete que tenha viseira, ou, óculos de proteção;
Não são aceitos óculos de grau ou de sol como substitutos a viseira. Para trafegar a noite a viseira deve ser de cristal transparente, sem película escura, senão, dá multa. A viseira só pode estar levantada enquanto a moto estiver parada no semáforo, e deve ser baixada novamente antes de sair;

Qual o jeito certo de usar o capacete com viseira

Existem capacetes de todos os tipos, desde comuns até mais sofisticados, de qualquer maneira é preciso que seja experimentado antes de comprar. Veja como encontrar o ideal:
Coloque o capacete escolhido na cabeça e afivele. Não pode estar dançando, nem tão pouco apertando a cabeça. Vire a cabeça para os lados, para cima e para baixo, ele não pode se mexer.  Empurre a queixeira em direção ao seu rosto com a ponta dos dedos em um movimento rápido e com força.
Caso a queixeira tocar a ponta do seu queixo, este capacete pode vir a machucar seu maxilar facilmente, por isso, escolha outro e faça os testes novamente.
Fazer estes testes antes de adquirir o capacete é superimportante, visto que um estudo feito na Europa comprovou que 12% dos capacetes saem da cabeça durante as quedas, justamente por não se ajustarem perfeitamente nos pilotos envolvidos.

Mantenha o Capacete limpo

Lavar o capacete a cada 30 dias no verão, e cada 2 meses no inverno, faz parte da higiene pessoal sem perder a durabilidade de até 5 anos, basta ter outro de reserva, além de alguns cuidados. Confira:

Material necessário e passo a passo

3 baldes, água, sabão líquido de preferência com tira manchas
Encha um balde com água e sabão e coloque o capacete com a parte de traz no fundo do balde e a queixeira para cima;
Deixe de molho por 1 hora;
Caso tenha alguma mancha limpe com uma escova de dentes delicadamente;
Lave em água corrente;
Em outro balde coloque amaciante e água;
Deixe o capacete dentro por 15 minutos;
Escorra a água e apoie o capacete num local alto bem ventilado na sombra, com a queixeira apontada para o chão e a viseira aberta;
Deixe secar por completo por 3 ou 4 dias, por isso, é preciso ter outro capacete de reserva;
Depois de seco passe cera de carnaúba, espere secar para dar brilho com flanela;
Viseira ou óculos de proteção limpos
A viseira também merece atenção, principalmente quando insetos grudam nela, não passe pano seco, não lave só com água, nem passe papel para não riscar;
É preciso que seja lavada com uma esponja macia e detergente neutro;
Seque com pano de microfibra, em seguida passe uma camada fina de cera para proteger;
O mesmo pode ser feito com os óculos de proteção;
Com esses cuidados, óculos e viseira ficam impermeabilizados;

Quando trocar de capacete

O objetivo básico de um capacete é proteger a cabeça do piloto mesmo em quedas no asfalto, e quando for de excelente qualidade recebe o selo do INMETRO e pode suportar o peso da roda de um veículo passando por cima.
Portanto, quando o piloto já caiu da moto mesmo que não tenha sido nada sério, é hora de aposentar o capacete, pois, já cumpriu sua missão.

Moto Antiga x Placa Preta

A sua moto é antiga? Tem pelo menos 30 anos de uso? Sabia que pode solicitar a placa preta e, assim, valorizar na hora da revenda? Isso mesmo

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How important is wearing helmet with visor?

Piloting using the helmet with visor properly is essential to the safety of the pilot, as long as it has the INMETRO certification label.

What the Brazilian Traffic Code says

As provided in item I of articles 54 and 55, and items I and II of article 244 of the Brazilian Traffic Code, set forth in Resolution 203 of September 29, 2006, in Brazil it is mandatory to wear a helmet with visor to public pilot and ride roads, not only motorcycles, but also scooters, mopeds, motorized tricycles and motorized quadricycles;

What is the right way to wear the helmet?

In order not to receive fines, the rider must always have the helmet on his head properly buckled by the jugular band and attached under the lower jaw.

It is important to be aware when buying, as it is necessary that it be certified by INMETRO, National Institute of Metrology, that is, have an identification seal, or an internal label, otherwise it will be fined.

Helmet and visor, how important is it?

The rider and the rider in any of the vehicles mentioned above, must wear a helmet that has a visor, or goggles;

Glasses or sunglasses are not acceptable as a substitute for the visor. To travel at night the visor must be transparent crystal, without dark film, otherwise, give fine.

The visor can only be raised while the bike is stopped at the stoplight, and must be lowered again before leaving;

What is the right way to wear the visor helmet?

There are helmets of all kinds, from ordinary to more sophisticated, anyway you need to be experienced before you buy. Here’s how to find the ideal one:

Put the chosen helmet on the head and agitate. He can not be dancing, not even shaking his head. Turn your head sideways, up and down, it can not move. Push the bottle into your face with your fingertips in a fast and forceful motion.

If the chisel touches the tip of your chin, this helmet can easily hurt your jaw, so choose another and do the tests again.

Doing these tests before purchasing a helmet is very important, since a study done in Europe has shown that 12% of helmets leave the head during falls, precisely because they do not fit perfectly in the drivers involved.

Helmet with visor always clean

Washing the helmet every 30 days in the summer, and every 2 months in the winter, is part of the personal hygiene without losing the durability of up to 5 years, just have another reserve and some care. Check out:

 Material needed  and step-by-step

  • 3 buckets, water, liquid soap preferably with strip stains
  • Fill a bucket with soap and water and put the helmet with the back part on the bottom of the bucket and the bucket up;
  • Soak for 1 hour;
  • If you have a spot clean with a toothbrush gently;
  • Wash in running water;
  • In another bucket put softener and water;
  • Leave the helmet inside for 15 minutes;
  • Drain the water and support the helmet in a high well-ventilated place in the shade, with the stick pointed to the ground and the visor open;
  • Let dry completely for 3 or 4 days, so you need to have another spare helmet;
  • After drying pass carnauba wax, expect to dry to shine with flannel;
  • Visor or goggles cleaned
  • The visor also deserves attention, especially when insects stick to it, do not dry cloth, do not wash only with water, nor pass paper to not scratch;
  • It has to be washed with a soft sponge and neutral detergent;
  • Dry with microfiber cloth, then wipe a thin layer of wax to protect;
  • The same can be done with the goggles;
  • With this care, glasses and visor are waterproofed;

When to change helmets

The basic purpose of a helmet is to protect the head of the rider even in falls on the asphalt, and when it is of excellent quality receives the seal of the INMETRO and can support the weight of the wheel of a vehicle passing over.
Therefore, when the driver has already fallen off the bike even though it has not been anything serious, it is time to retire the helmet, because, already fulfilled its mission.

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

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