Um dos problemas mais comuns nas oficinas são barulhos no motor, barulhos no motor da moto. Assim como ruídos, estralos, batidas de metal com metal. Enfim, um quebra cabeças gigante para o mecânico resolver!

Apesar de ser um veículo pequeno se comparado a um carro, muitas vezes necessita de uma atenção minuciosa. Isso para descobrir de onde provem os barulhos. Portanto, as oficinas especializadas em conserto de motos tem um estetoscópio próprio para essas ocasiões.

Claro que algumas vezes um piloto novato pode não diferenciar o ronco natural do motor de um problema real. Assim mesmo, somente com o tempo o ouvido passa a ser mais sensível a barulhos diferentes. Leve a um profissional para então, a oficina identificar o barulho!

É bom esclarecer para os novatos, que durante os primeiros 10 minutos após ter ligado a moto, o motor está frio. É natural que seja mais barulhento, pois, o óleo ainda não está quente, nem circulando.

Contudo, passados 20 minutos e os barulhos no motor da moto continuam, é preciso levar na oficina para um diagnóstico completo. Além disso, algumas peças podem estar desgastadas e quanto mais tempo espera, mais o problema aumenta!

Existem vários tipos de sons ouvidos no motor da moto que podem ser facilmente identificados por especialistas e afirmar de onde vem cada ruído. Assim, como pilotos mais experientes também tem uma boa noção, mesmo assim, o diagnóstico final fica a cargo do mecânico.

Veja alguns dos prováveis barulhos no motor, e onde é originado:

 

oBarulhos fortes

 

• Como peças de metal batendo em metal, na maioria das vezes vem do rolamento, ou, da árvore de manivelas;

 

Estralos

 

• Quando percebe que a moto está fazendo alguns estralos no motor. E as vezes aumentam outras diminuem o problema pode estar no rolamento.

 

Sons de metais arranhando

 

• Quando ouvir barulhos no motor da moto como um arranhar de metais, cuidado! Logo, provavelmente a corrente de comando do motor está desgastada ou folgada.

 

Sons como tec-tec

 

• Barulhos no motor como tec-tec provavelmente vem das válvulas com folga que podem estar batendo. Isso se dá principalmente quando é notado consumo de combustível mais elevado e aumento da vibração da moto nas pedaleiras.

 

Sons como tiros

 

• Ouvir sons como tiros que saem do escapamento da moto, pode significar que está com vazamento de ar. Procure em algum ponto do sistema de escape e/ou do sistema de admissão.

 

Sons como tic-tic-tic

 

• Quando ouvir sons no motor da moto igual a estralidos finos, é bem provável que o problema esteja nas válvulas;

• Este sintoma também pode indicar desgaste na corrente de comando, ou, no tensionador. Portanto, ele é responsável em manter a corrente na tensão correta;

 

Sons como crac-crac-crac

 

• Este som vem da corrente de transmissão final responsável pela ligação do eixo do câmbio a roda traseira;

• Quando está esticada demais, folgada ou torta, emite o ruído como se estivesse sendo mastigada;

• Importante dizer que a corrente merece atenção especial para manter a segurança do piloto. Pois, não pode estar esticada demais, folgada ou torta. Portanto, já que pode se romper ou saltar fora dos encaixes e causar acidentes fatais;

 

Freio assobiando

 

• Este é um dos barulhos mais comuns em motos e também em carros, significa que o contato da pastilha de freio. Logo o disco está desgastado emitindo um assobio sempre que usar o freio;

• Quando as pastilhas não são trocadas de imediato, o som será como assobio metálico, que aumenta em dias de chuva. Isso se dá devido a base da pastilha entrar em contato direto com o disco;

• É bom frisar que o assobio significa que uma frenagem mais intensa pode não ser alcançada. Assim, devido ao desgaste das partes que envolvem os freios. Entretanto, o mesmo vale para as lonas de freios quando usadas além do limite;

 

Sons como bizzzzzz

 

• Quando ouvir sons como bizzzz depois que o motor já estiver em funcionamento, pode significar que está com problemas no injetor de combustível. Ou seja, está abastecendo com combustível adulterado;

 

Sons como nhec-nhec-nhec

 

• Sons como nhec-nhec ouvidos sempre que sobe, desce da moto, rodar em terrenos irregulares e vem da traseira da moto. Isso significa que a suspensão está com problemas;

• As vezes esses barulhos na moto podem ser causados pelo contato direto entre os links. Ou rolamentos de agulhas que estão ressecados e precisam de lubrificação;

 

Sons como tec-tec-tec

 

• Entre os barulhos no motor da moto, quando ouvir sons como tec-tec, pode significar que o supressor de ruído, cachimbo da vela, está ressecado ou quebrado;

• Dessa maneira a vela não passa energia na forma que deveria, começa a apresentar falhas. Logo, o consumo do combustível é cada vez mais elevado, e a moto pode parar de vez;

Os barulhos no motor da moto, vão surgindo com o passar dos anos mesmo com manutenções preventivas. As peças vão folgando, desgastam e podem até travar. Por isso, é importante levar na oficina assim que perceber sintomas diferentes, senão os problemas complicam cada vez mais!

Nota

Imagens meramente ilustrativas.

Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página.

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